Chamei essa parte aqui de “outros gastos” ou “não-essenciais” mas isso não quer dizer que não são importantes! Pelo contrário, são super importantes! É aqui que grande parte do seu estilo de vida está.
O ponto é que agora nós já passamos das coisas mais fixas, das coisas mais travadas, e estamos entrando numa região mais maleável do orçamento.
Nessa parte aqui, os aplicativos de orçamento e o extrato do banco vão te ajudar muito a identificar o que você gasta hoje em dia e a ver nos meses seguintes se você realmente está cumprindo com o seu planejamento.
Essa daqui é a parte que você mais vai poder pensar, e justamente por isso você tem grandes chances de cortar assinaturas desnecessárias, rever hábitos de consumo que não te deixam feliz e priorizar o que realmente te faz bem e que faz sentido com seu padrão de vida.
É aqui que você pode, por exemplo, cortar um gasto por um ou dois meses pra conseguir dar uma ajeitada no orçamento.
Enfim, na prática, as linhas mais comuns nos gastos não essenciais são:
- Plano de Saúde
- Educação
- Assinaturas mensais (Academia, Netflix, Spotify, …)
- Lanches
- Restaurantes
- Bares
- Lazer
- Imprevistos
Seja realista e coloque meta para lazer e imprevistos
Especialmente quanto a esses últimos itens, você tem que ser suuuuper realista. Não adianta colocar um número super bonito sendo que você, na real, não vai conseguir cumprir.
Se você vai falar que vai gastar zero em lazer, zero em lanche, provavelmente vão chegar alguns dias em que você vai gastar “só um pouquinho”. Ou vai falar “foda-se, a vida é muito curta pra não ir pro bar!!” e quando vê “ué, pra onde foi o dinheiro?”.
E aí pronto, seu planejamento vai por água abaixo. Então coloca uma meta pro lazer, coloca uma meta pra cerveja. Coloca uma meta pra “imprevisto”. Não dá pra prever tudo que vai acontecer no mês.
E o grande pulo do gato aqui são as… METAS SEMANAIS.
Metas Semanais
Normalmente um orçamento considera metas mensais. Faz sentido, quem ganha salário ganha mensalmente, conta de luz é mensal, enfim. Mas pros gastos não essenciais… um mês é muita coisa e é fácil de se perder.
Então se você colocou uma meta de 400 no mês pra lazer, divida por semanas. Você pode gastar 100 por semana. Ou decidir não fazer nada por duas semanas e gastar 200 em casa semana. Eu por exemplo prefiro essa última opção.
Você tem alguma dica infalível? Quero te ouvir!
E você, tem alguma outra dica de categoria aqui nos gastos variáveis? Tem alguma receita bizarra que você faz pra gerir melhor essa grana? Algum pulo do gato? Posta aqui nos comentários pra mais gente saber!