O Trabalho Remoto, Teletrabalho ou Home Office não é nenhuma invenção recente, e cada vez mais equipes ao redor do mundo trabalham dessa maneira. Em tempos de crise e necessidade de isolamento social, porém, a adoção desse jeito de trabalhar foi abruptamente acelerada. Do dia para a noite, diversas empresas tiveram que se adaptar à nova realidade.
Aqui na Juros Baixos, alguns dos integrantes da nossa equipe já trabalhavam remotamente, mas desde o dia 16 de março, 100% da empresa está trabalhando de casa.
Assim sendo, pesquisamos com nossa equipe e fizemos uma lista de dicas para turbinar a sua produtividade no home office, para que escritório nenhum lhe faça falta e que você consiga ter felicidade nesse novo desafio imposto para a humanidade.
Ao fim das dicas, mostro ainda uma ferramenta e um método essenciais para a sua produtividade. Confira:
#1 – Defina a lista de atividades do dia
“Todos os dias antes de começar meu trabalho em casa, eu faço uma lista onde coloco todas as atividades que eu preciso concluir naquele dia.” Esse é o ritual da manhã da Bia, do nosso Time de Pessoas.
A ferramenta apresentada ao fim desse texto é perfeita para organizar as listas de atividade do dia ou da semana. A gente fala mais sobre isso depois.
#2 – Ordene essa lista por nível de prioridade
O Garcia, nosso Líder Técnico, traz uma dica semelhante à da Bia, mas dando ênfase à prioridade das tarefas. Afinal de contas, fazer a lista não é certeza de que você conseguirá cumprir tudo ao fim do dia. Então se existe a chance que algo fique de fora, é melhor que seja o que é menos prioritário.
Ainda ele diz para você “estabeleça objetivos a serem alcançados nesse dia. Dessa forma, você poder analisar a performance de trabalho que você teve durante esse dia”. É a sensação de dever cumprido.
#3 – Priorize o que realmente vai gerar mais valor para o seu trabalho
Como saber o que é realmente prioritário? Como não perder tempo em tarefas sem sentido que não dão resultado?
Pense no que as tarefas realmente vão gerar de valor. No que gera receita, no que gera satisfação do cliente, no que gera economia de dinheiro ou de tempo para a empresa.
Se a tarefa não tem uma clara geração de valor, é porque provavelmente você tem algo mais importante para resolver e gerar dinheiro.
#4 – Identifique os momentos mais produtivos do seu dia
Essa é a dica do Vini, designer em nossa equipe de produto: “Reserve seu tempo mais produtivo para você”. Ele é mais produtivo pela manhã, e por isso que ele dedica o tempo das tarefas mais complexas e importantes para a manhã.
#5 – Identifique quais atividades exigem mais foco
“Eu percebo que alterno muito momentos de foco e de dispersão.” Esse é o diagnóstico da Ju, Gestora da Equipe de Produto.
Perceba que tanto esta quanto a dica anterior se complementam: saiba quais são as horas mais produtivas do seu dia para conseguir resolver aqueles problemas que exigem foco! Para as horas menos produtivas, resolva aqueles problemas mais picados, mas que, é claro, tem que ser resolvidos.
“Nos momentos quando consigo focar, são os que resolvo coisas maiores, que geram valor para outras pessoas”, completa.
PS.: PM = Project Manager
#6 – Organize seu local de trabalho
“Transforme o ambiente em que você vai trabalhar […] no seu escritório, realmente. Não atenda nenhum telefone, interfone, não fale com pai, mãe, vizinho, tio que chegar, sobrinho, pense que você está no seu ambiente de trabalho”.
É assim que o Marcone – que está na linha de frente no atendimento ao cliente – consegue separar as coisas em casa: trabalho e casa podem ocupar o mesmo espaço, mas ocupam momentos distintos.
#7 – Combine com sua família para que ninguém te perturbe
Sua família vai entender perfeitamente a situação, desde que você combine como as coisas vão acontecer. Quando que você permite ser chamado, quando você fará intervalos para conviver em casa e qualquer outra regra que combine com eles. O combinado não sai caro, e a comunicação clara e tranquila é ótima não apenas para os negócios como para um convívio familiar saudável.
O home office tem uma série de vantagens, como a aproximação com a família e perder menos tempo em deslocamentos. Assim, essas vantagens tem de ser aproveitadas, mas de modo que você tenha realmente controle sobre o que está fazendo.
#8 – Mantenha contato periódico com sua equipe
“A comunicação será colocada à prova.” E para superar esse desafio, o Guilherme, nosso CEO, dá a dica: “fazer as reuniões diárias, de touchpoints. Se reunir ali pela hora do almoço, 5 minutos, ou então no fim do dia […] para poder passar o que foi feito e o que cada um planeja para o dia seguinte”.
Essa dica é inspirada pelo método que é comentado no fim do post, vale a pena ver.
#9 – Descanse seus olhos (sem o celular)
Isso serve tanto para o escritório quanto para o trabalho em casa: se você trabalha muitas horas em frente a uma tela de computador, é normal ficar com os olhos cansados, quente. E se você não está acostumado com essa rotina, isso pode até mesmo dar dor de cabeça.
Assim, é importante tirar pequenos descansos. E nesses descansos, olhe para a janela, converse com alguém na sua casa, olhe para o horizonte, vá fazer exercício, respire, mas NÃO OLHE O CELULAR.
O motivo é simples: se você olhar o celular, só estará trocando uma tela luminosa por outra. O cansaço vai perdurar. Assim, olhar o whatsapp não é um descanso do trabalho: é apenas uma outra atividade pessoal, que continua a consumir sua disposição. Tudo tirar um tempo para checar as redes sociais, só tenha em mente que não é isso não vai te revigorar para o trabalho.
#10 – Tire o celular da sua frente
Se celular perturba o seu descanso, imagine o trabalho. A dica aqui é simples: se não for estritamente necessário, não coloque o celular na sua mesa. Coloque onde seus olhos não possam ver e onde sua mão não possa alcançar facilmente. Coloque, por exemplo, no seu armário. Assim você vai ouvir se o celular vibrar com uma ligação, mas não será perturbado por novas notificações, e será mais difícil ser vencido pela tentação de checar as redes sociais.
Fique tranquilo, não tem problema se você responder alguém só daqui a 3 horas.
Trello – A ferramenta gratuita que você tem que conhecer
Gostou das dicas que demos sobre fazer listas de atividades? Então você tem que conhecer o trello. Ele é gratuito, e você pode organizar quadros com várias listas. É indispensável para o dia dia de muitas equipes que trabalham digitalmente, e eu inclusive uso para minhas tarefas pessoais.
Quando for criar suas listas, minha recomendação de setup ideal é: Backlog, A fazer nesta semana, Fazendo, Aguardando/Em revisão, Feito e Informações Importantes.
Scrum – O método de gestão que toda empresa de tecnologia usa
Todas as dicas aqui são muito relacionadas com o SCRUM, um método de gestão ágil usado por empresas no mundo todo, incluindo gigantes como Google, Amazon e Facebook (e é claro, também pela Juros Baixos 😉 ).
A ideia é desenvolver produtos que funcionam em curtos espaços de tempo (sprints), fazendo entregas contínuas que possam sempre ser testadas pelos clientes. Assim o produto vai sendo desenvolvido com o feedback constante do cliente, eliminando o risco de desenvolver algo que já nasce obsoleto.
A dica da Bia, por exemplo, se relaciona muito com as técnicas do Scrum de priorizar as atividades e fazer listas. Já a dica do Guilherme é relacionada à reunião diária em pé (também conhecida por aí como a daily).
Recomendo muito ler o livro escrito pelos inventores do método: Scrum – a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. O título é apelativo mas é real.
O método é fácil de ser entendido e aplicado, e você pode também se adiantar e já aprender em alguns sites:
Guia da metodologia ágil e scrum para iniciantes (blog do Trello, em português)
Scrum.org (site oficial, em inglês)
Agradecimentos
Agradecimentos especiais à nossa incrível equipe que colaborou com essas dicas: Bia (Time de Pessoas), Marcone (Suporte ao Cliente), Garcia (Líder Técnico), Vinicius (Designer), Julia (Gestora de Produto) e Guilherme Nasser (CEO).
Quer contribuir com alguma dica? Sua experiência é muito bem vinda: comenta aqui embaixo!