Fazer o seu orçamento pessoal e familiar são atitudes centrais para ter uma vida financeira próspera. Essa simples tarefa exige coragem e compromisso com a realidade, ainda que ela não esteja como o esperado.
Só que nesse processo, algumas falhas da nossa mente nos cegam para a realidade e comprometem o nosso futuro.
E é por isso que você deve conhecer as heurísticas e vieses estudados pelas finanças comportamentais.
As heurísticas são regras de bolso (ou atalhos mentais) que agilizam e simplificam a percepção e a avaliação das informações que recebemos.
Se por um lado elas simplificam nossas decisões, por outro, elas podem nos induzir a erros. Quando esses erros ocorrem de forma sistemática e previsível, nós as chamamos de vieses.
Confira a seguir 3 vieses que atrapalham os seus planos e algumas maneiras de contorná-los.
E ah, o terceiro pode ser usado ao seu favor.
Vamos lá!
Sumário
[toc content=”#vieses” headers=”h2″ anchor-text=” #”]Viés do Crescimento Exponencial
Não é natural pensar no crescimento exponencial gerado pelos juros compostos. É mais natural pensar no crescimento linear.
Traduzindo:
- Crescimento Linear: crescimento constante, ano após ano. Se nesse ano você ganha 100, nos próximos também será assim.
- Crescimento Exponencial: seus ganhos aumentam à medida que o tempo passa. O crescimento cresce. E essa é a realidade do nosso mundo quando usamos juros compostos.
- Juros compostos: o rendimento não é calculado apenas sobre o que você poupou. Ele é calculado sobre o que você poupou e os juros obtidos nos períodos anteriores. Ou seja, quanto mais tempo você guardar o dinheiro, mais ele renderá.
Não precisa saber matemática. A única coisa que você tem que saber é que o tempo é uma força muito poderosa. Nada detém a marcha inexorável do tempo.
Um hábito pequeno praticado por muito tempo produz resultados muito grande. Tanto para o bem quanto para o mal.
Isso serve para qualquer coisa na vida: investimentos, dívidas, alimentação, exercícios, fumar, beber.
Maneiras de Contornar:
- Poupe para o longo prazo. Priorize a formação de reserva para emergências mas, o quanto antes, construa sua reserva para o Longo Prazo (especialmente em Tesouro IPCA e Ações).
- Cuidado com dívidas de longo prazo, como o financiamento imobiliário. Faça as contas. Geralmente é mais vantajoso viver de aluguel e poupar dinheiro para o longo prazo.
- Aliás, cuidado com qualquer compromisso de longo prazo. Como já mencionei, o tempo é poderoso.
Falácia do Planejamento
Tendemos subestimar tempo, esforço, custos e ocorrência de imprevistos no planejamento de uma ação.
Algumas explicações para isso:
- Tendemos (felizmente) a guardar mais memórias boas – esquecemos que coisas semelhantes tiveram imprevistos, e depois de concluído, ficamos felizes e achamos que foi mais rápido.
- Quando planejamos, tendemos a focar no projeto todo, e não nas tarefas.
Sintomas:
- Chegar sempre atrasado
- Estourar prazos de entrega
- Achar que você fez um orçamento perfeito e que neste mês o dinheiro vai dar pra tudo, mas quando chega no fim.. não dá.
Maneiras de Contornar:
- Divida uma meta grande em metas menores, em tarefas específicas a cumprir.
- Se você não está conseguindo cumprir uma meta do seu orçamento (por exemplo: 400 por mês em lazer) não tente achar a resposta olhando o mês inteiro… olhe para os dias específicos que te atrapalharam. Ali estarão as respostas de comportamentos que estão atrapalhando o seu planejamento.
- Não tenha medo de começar pequeno. E comece. (Isso serve para dinheiro, academia, dieta, empresa…)
- Tenha uma margem de segurança: se você subestima o tempo/esforço/risco, lembre que você sofre deste viés, e aumente as suas estimativas, só pra ter uma margem de segurança. Se você cumprir antes do tempo, vai ficar feliz.
- Tenha uma reserva para emergências
Ancoragem
Uma informação recentemente exposta tem grande peso numa decisão, ainda que ela não tenha nada a ver com o que é decidido.
Exemplo:
- Se você ganha R$2.000, você tende – naturalmente – a ter aquele número como um padrão de referência para os seus gastos. Só que você não pode gastar tudo o que você ganha, você tem que gastar menos para conseguir poupar.
Maneira de Contornar:
- Então a solução é: você vai sabotar a sua mente. Coloca na cabeça que você ganha R$1600. Esse é o novo padrão de referência. Sua mente vai se acostumar com esse número, e isso vai te ajudar a gastar menos.
- É aquele famoso pedir 10 pra ganhar 8, só que no caso, você vai estar barganhando com o seu inconsciente.
Resumo do Resumo
- Viés do Crescimento Exponencial – cuidado com compromissos de Longo Prazo! Pequenas ações frequentes produzem resultados gigantescos no longo prazo.
- Falácia do Planejamento – divida grandes planos em metas pequenas, assim elas ficam mais próximas de você. Não tenha medo de começar pequeno e tenha uma margem de segurança (seja de tempo ou de dinheiro).
- Ancoragem – use ao seu favor! Acostume sua mente com outro padrão de referência: bota na cabeça que você ganha menos.
E esses foram alguns vieses que atrapalham o seu orçamento. E agora você sabe como desviar dessas armadilhas!
Você também pode conhecer outros vieses que atrapalham o seu bolso dando uma olhada em nossa playlist de finanças comportamentais. É só clicar aqui!
E se você gostou desta lista, compartilhe com seus amigos e com a sua família!! Pequenos atos (e pequenos hábitos) podem mudar a vida financeira de uma pessoa pra sempre.
E para nossos vídeos chegarem mais fácil até você, se inscreve aqui em nosso canal: youtube.com/jurosbaixos 😀
Um abraço!