Gastos Financeiros
Aqui você tem chance de baratear as coisas! E são principalmente duas categorias:
- Taxas de banco – Se você ainda paga taxa da manutenção de conta, taxa pra transferência ou anuidade de cartão de crédito, você pode zerar isso! É só dar uma olhada em nosso vídeo sobre conta corrente gratuita (clique aqui).
- Dívidas – Aqui é a hora de listar todas as dívidas: familiares, bancos, cartão de crédito, tudo. Se a sua situação estiver muito apertada, você vai ter que escolher quais dívidas pagar, e quais deixar pra depois.
Ao deixar de pagar uma dívida, a consequência é clara: você vai ser negativado, e vai ter dificuldades de conseguir crédito depois.
Já se você estiver pagando tudo em dia, você tem grandes chances de conseguir baratear essas dívidas. E pra te ajudar nessa decisão, eu preparei um vídeo especial sobre como trocar dívidas caras por uma dívida barata, que você confere aqui neste link.
Investimentos
Essa daqui é uma seções mais sensíveis. Poupar para o futuro é naturalmente doloroso: você deixa de consumir hoje para consumir só daqui a alguns anos.
Então a gente tem que dar um jeito desse processo ser menos doloroso.
E pra isso, essa seção tem duas grandes dicas:
- Nunca invista o que sobra – porque dinheiro nunca sobra. É fundamental se comprometer com um valor fixo todo mês. O ideal é guardar uns 20% do que você ganha. Mas se essa não for uma meta realista para o seu orçamento, não tem problema: começa com menos – o importante é começar.
- E a segunda dica é: viva um degrau abaixo. Se você ganha R$1000, então bota na cabeça que ganha R$800. Nem pensa no mil, e já tira a grana pra investir assim que receber o salário. Nem vê a cor do dinheiro pra não ficar tentado.
Essas duas dicas são atalhos mentais que têm a ver com hábito, com estabilidade.
A mesma coisa funciona perfeitamente com atividade física, com alimentação. Você vai construindo de pouquinho em pouquinho, perseverando, pra conseguir cumprir um objetivo que tá lá na frente. Se tiver paciência e persistência, você consegue.
Agora vamos lá pro próximo vídeo, que eu vou te contar sobre os gastos não-essenciais!