Powered by Rock Convert

Pegar um empréstimo bancário pode ser uma ótima saída. Seja para quitar uma dívida anterior, seja para realizar um desejo, o dinheiro “extra” facilita o pagamento à vista e garante alguns descontos. Até mesmo para outros débitos: basta negociar direto com a empresa a que se deve, e as condições costumam melhorar.

Obter os valores, entretanto, merece ponderação. Afinal, o consumidor está adquirindo uma nova dívida, e deverá pagá-la em dia. Assim, escolher o melhor banco é um passo importante.

Qual o melhor banco para empréstimo?

A definição de melhor banco varia com o tipo de empréstimo a ser obtido. Se os valores forem obtidos por consignado, por exemplo, o funcionário de uma empresa privada não tem muitas opções: ele só conseguirá valores com a instituição que tiver convênio com sua empresa.

O empréstimo consignado é uma opção de crédito em que as parcelas de pagamento ao banco são debitadas direto da folha de pagamento do trabalhador. Apenas funcionários com carteira assinada, beneficiários do INSS e funcionários públicos podem obter empréstimo deste tipo.

Empréstimo consignado está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada.

Para funcionários públicos e beneficiários do INSS, há inúmeras alternativas de bancos. Os indivíduos podem escolher aqueles que lhes for mais agradável.

Como as prestações são descontadas automaticamente, o banco se sente mais seguro quanto ao pagamento. Assim, ele oferece taxas mais interessantes ao consumidor. Os custos variam de acordo com o público.

Confira as taxas dos principais bancos do país:

BENEFICIÁRIOS INSS

(taxa de juros ao mês)

TAXA FUNCIONÁRIO PÚBLICO

(taxa de juros ao mês)

Banco Santander 2,01% 1,74%
Banco do Brasil 2,03% 1,94%
Itaú 2,16% 2,65%
Banco Bradesco 2,16% 1,91%
Caixa Econômica Federal 2,12% 1,95%

Para o crédito pessoal, em que as prestações do empréstimo são pagas pelo consumidor sem nenhum desconto automático em folha, os juros são os seguintes:

Taxa de juros ao mês
Banco Santander 4,61%
Banco do Brasil 2,03%
Itaú 5,34%
Banco Bradesco 6,17%
Caixa Econômica Federal 4,92%

De forma geral, quem costuma ter as melhores taxas são bancos públicos, seguidos de grandes bancos privados e então de financeiras.

LISTA DOS MELHORES BANCOS PARA EMPRÉSTIMO:

Está interessado no serviço de Empréstimo, mas ainda não sabe qual o melhor banco? Escolher o melhor banco é um detalhe importante para ter um bom empréstimo. Escrevemos matérias sobre cada banco, analisando o empréstimo. Leia mais sobre o banco que te interessa e veja se é o melhor empréstimo para você!

O que mais analisar

Na hora de pegar um empréstimo no banco é preciso avaliar diversos requisitos além dos juros. Qual sua relação com a empresa? Você confia no seu gerente? Qual o prazo para quitação do débito? Quais as sanções e multas em caso de atraso no pagamento? O que outros consumidores dizem sobre o serviço do banco?

Ao procurar crédito, analise sempre o Custo Efetivo Total do negócio, e não apenas as taxas de juros mensais.

Por isso, antes de aderir ao serviço que tem juros menores, avalie todos estes aspecto. Uma boa alternativa é visitar o site do Reclame Aqui, o principal portal de reclamações do país. Lá é possível verificar qual a opinião dos clientes sobre os serviços do banco, e se a financeira busca resolver os problemas dos consumidores.

Veja as notas dos cinco principais bancos no site:

Nota no Reclame Aqui
Banco Santander 5,32
Banco do Brasil 5,16
Itaú 5,77
Banco Bradesco 5,94
Caixa Econômica Federal 5,32

Outro ponto essencial para análise é o chamado Custo Efetivo Total (CET). O CET é a soma de todas as taxas cobradas pela financeira, incluindo juros, seguro e outros valores.

Por vezes, mesmo que o banco tenha juros menores, seu CET pode ser mais alto que o de um banco com juros mais altos. Por isso, ele deve sempre ser avaliado.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares