Powered by Rock Convert

O empréstimo com garantia assegura melhores taxas de juros, maior crédito liberado e melhores condições de pagamento

Se você está precisando de dinheiro certamente o empréstimo é a primeira forma de crédito que vem a sua cabeça.

O empréstimo pode de fato ser uma boa opção para que você consiga tirar aqueles sonhos do papel ou possa quitar algumas dívidas, ou quem sabe ainda realizar o sonho de abrir o próprio negócio.

Não importa, solicitar um empréstimo quando feito de forma inteligente pode sim ajudar em momentos de aperto, ou concretizar a realização de um determinado sonho.

O que considerar antes de solicitar um empréstimo?

O primeiro ponto que deve ser analisado antes que você solicite um empréstimo é saber se de fato essa é a sua última opção. Porque embora a nossa meta seja encontrar as melhores taxas de juros e as melhores condições de pagamento ainda assim estamos contraindo uma dúvida. Ela é mesmo necessária?

Definir a importância do empréstimo antes de solicitá-lo pode evitar que você acabe pegando um empréstimo para resolver um problema que poderia esperar ou ainda, que não dependeria de um empréstimo.

Para tanto avalie suas reais necessidades e hábitos de consumo e veja se você efetivamente precisa de um empréstimo e se essa é a hora certa para solicitá-lo.

Você conseguirá pagar pelo empréstimo?

Na pior da hipóteses você conseguirá pagar pelo empréstimo feito?

Normalmente quando vamos solicitar um empréstimo analisamos nossas condições de pagamento apenas na melhor das hipóteses, ou seja, inevitavelmente acabamos endividados se algum imprevisto acontecer.

Claro que estaremos fadados a não fazer absolutamente nada se pensarmos apenas nos imprevistos, contudo, é importante minimizar que eles aconteçam.

Por isso, mais vale nestes casos talvez optar por um maior número de parcelas, o que acaba deixando o valor a ser pago pelo requerente mais baixo para casos de imprevisto. Tente não comprometer mais de 30% de sua renda mensal com a parcela de seu empréstimo.

Quão menor foi o comprometimento de sua renda maior são as chances de que você consiga quitar a dívida mesmo se algum pequeno imprevisto acontecer.

É o melhor momento da economia para pegar dinheiro emprestado?

Saber as taxas do setor econômico garantem que você faça a solicitação do seu empréstimo no melhor momento possível

Antes de decidir pela solicitação do seu empréstimo veja como está a taxa Selic (a taxa Selic é a taxa básica de juros, valor que determina quanto o governo paga por um empréstimo).

Quão mais alta estiver a taxa Selic pior é o momento para solicitar um empréstimo, isso porque o governo estará pagando melhor as instituições financeiras, havendo desta forma poucos recursos para o empréstimo aos consumidores e consequentemente o valor para o empréstimo acaba mais elevado.

Qual melhor modalidade de crédito?

No Brasil há três formas habituais de conseguir crédito frente a uma instituição financeira.

  • O empréstimo consignado,
  • O empréstimo pessoal
  • O empréstimo com garantia, seja de imóvel ou automóvel.

O empréstimo consignado

É de fato a melhor opção de crédito disponível. Contudo, para poder solicitá-lo é preciso atender a alguns requisitos básicos como ser empregado com carteira assinada (uma vez que no empréstimo consignado o empréstimo é descontado diretamente da folha de pagamento de seu requerente) ser aposentado ou pensionista e o valor a ser emprestado não pode ultrapassar 30% do recebido por você.

Ou seja, com essa restrição o valor a ser liberado acaba sendo limitado ao percentual de 30% da sua renda (o valor das parcelas a serem pagas mensalmente não pode exceder a 30% do valor total mensalmente recebido por você).

O empréstimo pessoal

Como uma opção ao empréstimo consignado para quem porventura não se enquadre nos pré-requisitos para sua solicitação temos o empréstimo pessoal.

Menos burocrático e consequentemente mais fácil de se obter aprovação, contudo, os valores costumam ser baixos e as taxas de juros mais altas que em outras modalidades de crédito.

Algumas instituições liberam até R$ 20 mil para empréstimos feitos através do crédito pessoal. Se você precisar de uma liberação de crédito maior é indicado procurar por outras modalidades de crédito.

Crédito com garantia

Por último e um pouco menos utilizado no Brasil nós temos o crédito pessoal com garantia ou crédito com garantia.

É uma modalidade de empréstimo onde o seu solicitante se utiliza de um bem previamente seu, de sua propriedade, para conseguir menores taxas de juros, melhores condições de pagamento e uma liberação de crédito mais alta.

O crédito com garantia é utilizado quando se precisa de uma liberação de crédito mais alta, algumas instituições por exemplo liberam nesta modalidade de crédito valores a partir de R$ 40 mil reais.

Com a garantia o banco tem uma segurança para o caso de inadimplência -isso porque é emprestado ao seu solicitante um percentual sobre o valor do bem utilizado como garantia- e justamente por isso não é a modalidade de crédito mais utilizada no Brasil, isso porque em caso de inadimplência o bem utilizado como garantia pode acabar em posse da instituição responsável pela liberação de crédito.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar das famosas hipotecas, muito mostradas nos filmes norte americanos. A hipoteca da casa é um exemplo de empréstimo com garantia. O seu proprietário coloca a casa como garantia sobre um valor emprestado a ele.

Normalmente o empréstimo com garantia é chamado de refinanciamento uma vez que você volta a pagar pelo bem quitado como se tivesse acabado de comprá-lo novamente.

É possível fazer um empréstimo com garantia assegurando tanto o imóvel, quanto o seu carro e cada instituição apresenta suas próprias exigências para avaliar a liberação de crédito e quanto é possível liberar. Algumas levam em consideração o ano de fabricação, o valor de mercado e o estado de conservação do veículo.

Empréstimo com garantia pelo banco Santander

Com o Santander é possível obter até 70% do valor de mercado do veículo utilizado como garantia. Entretanto é exigido que o veículo tenha no máximo cinco anos de fabricação.

A principal vantagem do crédito com garantia pelo banco Santander é a menor taxa de juros em relação a outras modalidades de crédito e com prazo de cinqüenta e nove dias para o pagamento da primeira parcela.

É preciso que o requerente ao empréstimo seja correntista Santander para poder solicitar o empréstimo com garantia de veículo. Sendo correntista será necessário procurar pelo seu gerente para dar entrada na solicitação.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares