O cartão de crédito é a alternativa preferida dos brasileiros para realizar compras no dia a dia, a ferramenta passou a ser ainda mais utilizada após 2020, quando as compras online tiveram um crescimento considerável.

São inúmeras as opções de cartão de crédito disponível atualmente no mercado, o que acaba possibilitando ao consumidor optar pelo que se encaixa melhor as suas necessidades. 

Em meio a essa vasta gama de possibilidades de cartão de crédito, é bastante comum o consumidor acabar atrasando alguma fatura e nesse momento surge sempre uma dúvida em relação ao tempo que demora para o limite ser liberado novamente.

Confira a seguir a resposta para esse e outros questionamentos relacionado ao cartão de crédito.

Funcionamento do limite 

É importante sempre saber como funciona o limite, principalmente para aqueles que estão tendo as primeiras experiências com um cartão de crédito, a informação sempre evita os exageros e ações desnecessárias.

Se seu limite for por exemplo de R$2000 e você realizou uma compra no valor de R$600, esse valor utilizado do limite vai voltar ao normal apenas depois da fatura ser totalmente compensada.

Se a compra for parcelada, o limite será totalmente devolvido após terminar o pagamento total. 

O crescimento do mercado digital realmente aumentou as possibilidades de cartões, uma modalidade interessante que se iniciou nesse meio é o cartão de crédito para negativados, existem várias instituições que não possui muitas restrições, o que acaba facilitando para as pessoas que tem alguma pendencia no nome, mas tem interesse em ter um cartão de crédito. 

Quanto tempo demora para liberar o limite?

Essa é a pergunta que a maioria das pessoas querem saber, quanto tempo o limite demora para voltar ao normal após o pagamento?

Hoje como existe diversas formas de se pagar uma conta essa resposta vai variar bastante, então confira alguns casos a seguir:

Pagamentos realizado pela conta

O mercado financeiro nacional foi invadido pelas fintechs nos últimos anos, essas instituições financeiras digitais revolucionaram o mercado e trouxeram mais facilidades para os usuários.

Se seu cartão de crédito é de algum banco online, como: Nubank, Inter, entre outras fintechs, o seu pagamento pode ser realizado com o saldo da sua conta, por exemplo.

A melhor coisa desse método é que o limite é liberado instantaneamente após o pagamento, então você já pode utilizar ele logo em seguida.

Internet banking 

Os bancos tradicionais também tiveram que se reinventar, nos últimos anos acompanhamos uma crescente considerável no número de bancos populares que ingressaram no mercado digital, além de outros que já forneciam esse suporte e melhoraram consideravelmente a qualidade.

Assim como o exemplo citado anteriormente, o internet banking geralmente libera o limite no mesmo dia do pagamento, então é bom ficar atento se o seu cartão de crédito possui esse suporte.

Pagamento via boleto em outras instituições 

O pagamento mais utilizado quando o assunto é fatura de cartão de crédito ainda é o tradicional boleto bancário.

Esse é o método mais escolhido na maioria dos bancos, mesmo que dependendo da situação é alternativa mais demorada.

Se você optar pelo boleto bancário e pagar ele em outra instituição bancária ou lotérica, o tempo para o limite ser liberado é de 1 até 3 dias úteis.

Essa demora se deve ao fato de ter um período para o boleto ser compensado e a instituição bancária irá identificar o pagamento e repassar ao banco responsável pelo cartão.

Pagamento no próprio banco do cartão

Uma alternativa bastante ágil é pagar a fatura no próprio banco que administra o cartão.

Ao realizar o pagamento na própria agência, o processo de identificação é feito de forma bem mais rápida, devido ao fato de ser pago na própria instituição, sendo assim o limite é liberado instantaneamente ou horas depois do pagamento da fatura.

Como aumentar o limite do cartão de crédito 

A maioria das pessoas estão sempre tentando aumentar o seu limite, raramente alguém está satisfeito com o atual.

Existe algumas dicas que podem te ajudar bastante a alcançar esse objetivo.

Use com frequência o cartão de crédito

Devido as inúmeras possibilidades de cartões, se tornou normal utilizar vários ao mesmo tempo, mas se você está afim de aumentar o limite de um especifico, a melhor dica é usar ele com frequência, pois assim o banco vai perceber a sua necessidade de mais limite.

Cuidado ao pedir aumento

Essa é especialmente para aqueles que tem cartões com a possibilidade de solicitar aumento de limite.

Tome cuidado com essa prática, realizar vários pedidos em sequência pode ser ruim, o ideal é esperar um tempo de alguns meses entre um pedido e outro. 

Tente pagar em dia

É normal atrasar uma parcela ou outra, mas para quem tem interesse em aumentar o limite, tentar pagar em dia é uma boa prática, pois assim o banco vai perceber o seu nível de confiança.

Conclusão 

Existem várias formas de pagar, o que acaba gerando vários prazos para liberar o limite da fatura, o ideal é você observar qual entre os apresentados encaixa com suas necessidades atuais.

Existem diversas alternativas no mercado atual, inclusive de cartão de crédito para negativados.

Comentários