Quando se trata de lucros e dividendos, muito se fala sobre como am´pliar os ganhos de forma segura e significativa. Aplicações que oferecem um bom rendimento financeiro enchem os olhos de qualquer investidor. Viver de dividendos, então… mas você sabe realmente o que são dividendos? Entender o que cada termo significa dentro do mundo dos investimentos é fundamental para que você possa tomar decisões conscientes e que não prejudiquem o seu patrimônio.

Pensando em ajudá-lo a entender mais sobre o assunto, desenvolvemos este artigo para contar um pouco mais sobre como os dividendos funcionam. Vamos lá?

O que são dividendos?

Quando falamos em dividendos, nós nos referimos a parte dos lucros de uma empresa. Esses lucros são divididos entre os acionistas como uma maneira de remunerá-los pelos investimentos realizados. Logo, essa é uma ótima estratégia que empresas estáveis usam para atrair mais investidores para o seu negócio.

Quais são os tipos de dividendos?

Entender o conceito de dividendo é algo simples, mas você sabia que existem diferentes tipos de dividendos? O pagamento dessa “divisão de lucros” pode ser feito em dinheiro ou até em forma de propriedade, o que é mais raro de acontecer, porém, é algo possível.

A seguir, listamos alguns tipos de dividendos para você ficar por dentro do assunto.

Dinheiro

De acordo com a quantidade de ações que você possuir, o dinheiro referente aos dividendos pode ser direcionado para a sua conta na corretora. Se preferir, pode usar esses recursos para comprar mais ações da empresa que pagou o provento.

Ações

O pagamento dos dividendos também pode ser feito na forma de ações adicionais. Nesse caso, em vez de receber em dinheiro, você recebe em ações daquela empresa — isso também é conhecido como bonificação em ações.

Dividendo Especial

Também conhecidos como dividendos on-time, nesse caso, a distribuição de dividendos é feita “fora” da agenda de pagamentos. Isso pode acontecer por diferentes motivos, como quando é realizada a venda de parte do negócio e, com isso, há um aumento no caixa da empresa. Quando isso acontece, parte dos ganhos é compartilhado entre os acionistas — mudanças na regulamentação também podem contribuir para o pagamento de dividendo especial.

Juros sobre Capital Próprio (JCP)

No caso dos Juros Sobre Capital |Próprio, o investidor tem 15% de tributação do Imposto de Renda retido na fonte. No entanto, a empresa pagadora do dividendo possui isenção fiscal. Portanto, pode fazer uma maior distribuição dos lucros deste tipo.

Como criar uma carteira com empresas que pagam dividendos?

É bem provável que, ao chegar até aqui, você tenha se interessado em investir em empresas que pagam dividendos, certo? Bom, em um primeiro momento, precisamos aconselhá-lo a adquirir ações de empresas diferentes e que apresentam boas perspectivas de mercado, assim, os riscos de perdas diminuem — essa diversificação de carteira é importante em qualquer tipo de investimento.

Essa carteira de ações reunirá um conjunto de empresas que oferecem ótimas oportunidades de ganhos a médio e longo prazo com pagamentos de dividendos — a premissa “não coloque todos os ovos em uma cesta só” é indispensável no ramo dos investimentos.

Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de montar sua carteira, como:

  • preço da ação;
  • payout;
  • dividend yield;
  • gestão e governança corporativa;
  • saúde financeira da empresa.

Além disso, analise a estabilidade da empresa diante de eventuais crises, a sua atuação em comparação aos concorrentes, a competência do conselho de administração, periodicidade de pagamentos, etc.

A diversificação da sua carteira também pode — e deve — incluir outros tipos de investimentos, como os de renda fixa, a fim de controlar os riscos e dar a você mais tranquilidade nas tomadas de decisões.

Agora que você já sabe o que são dividendos, pode começar a analisar as empresas que oferecem boas chances de ganhos. Assim, é possível aumentar o seu patrimônio a médio e longo prazo, reduzindo os seus ricos com a diversificação.

Escrito por: 

Portal GSTI

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do