Powered by Rock Convert

Geralmente, realizamos o pagamento de nossas contas sem ler e, muitas vezes, isso acontece por não conseguirmos entender o que significa cada campo presente nelas. Pensando nisso, o Juros Baixos vai te explicar passo a passo de como funciona a fatura do cartão de crédito.

Se você tem dificuldades para entender o que significam os campos presentes na sua fatura do cartão de crédito, não se preocupe! Nós vamos explicar tudo para você.

É importante ter em mente que a distribuição dos campos muda de fatura para fatura. Por isso, os campos mais comuns nas faturas de cartão de crédito estão sendo explicados nesta matéria, sendo que o local onde esses campos se encontram em sua fatura, bem como as palavras que são utilizadas para identificar o mesmo, varia conforme o cartão de crédito que você utiliza.

Entender antes de pagar

Você deve conferir a fatura do cartão de crédito antes de efetuar o pagamento. Há uma série de informações importantes e em caso de dúvida ou divergência, entre em contato com o banco ou a operadora do cartão.

Antes de explicarmos sua fatura, você precisa saber os principais pontos do seu cartão. Para, dessa forma, usa-lo e conhece-lo melhor. Os pontos são os seguintes:

Agora vamos explicar os campos da fatura seguindo o modelo abaixo.

Vencimento da Fatura

A data de vencimento identifica o último dia que você possui para realizar o pagamento da fatura, sem juros. A partir desse dia, fica a cargo da empresa emissora do cartão a cobrança de juros e multa.

Total da Fatura

É o valor total de todas as compras realizadas no cartão de crédito, no período da data de fechamento do cartão. Em suma, é o quanto você tem que pagar à empresa emissora do cartão. O ideal é que esse valor seja pago inteiro, de fatura em fatura. Caso você tenha que pedir a segunda via, entenda como pedir aqui.

Pagamento mínimo da Fatura

É o valor mínimo que deve ser pago por essa fatura. O pagamento desse valor não exime a empresa emissora do cartão de cobrar juros sobre o restante do valor, posteriormente.

Powered by Rock Convert

Por isso, é aconselhável fugir desse tipo de pagamento. Se não tiver condições de pagar sua fatura, tente parcelar a mesma ou opte por pagar a maior parte possível do valor total.

Parcelamento da Fatura

Caso você não tenha condições de quitar sua fatura, a empresa emissora do cartão propõe o parcelamento do valor total. Com o parcelamento, o pagamento da primeira parcela deve ser realizado já no vencimento da fatura enviada, sendo que as próximas parcelas serão pagas nos vencimentos das faturas seguintes, até que todas sejam pagas.

Mas, fique atento! O parcelamento funciona como um financiamento da conta, sendo que o valor total é acrescido de juros, antes de ser dividido em parcelas para você. Ou seja, ao terminar de pagar todas as parcelas, você terá pagado mais do que gastou de fato.

Histórico de despesas da Fatura

É um dos mais importantes campos da sua fatura. Nele, é possível verificar todas as compras realizadas com o cartão de crédito naquele período, bem como em quantas vezes os valores foram parcelados. Ainda, tarifas que podem ser acrescidas no valor total são demonstradas neste campo, tais como anuidade e juros.

Quantidade de Parcelas

Através deste campo, é possível saber quanto está disponível em seu limite de crédito. Isso por estar nele a quantidade de parcelas que serão cobradas nas faturas seguintes, bem como os valores que ainda devem ser pagos. Subtraindo o valor que será pago na fatura seguinte do limite de crédito que é liberado periodicamente, é possível saber qual será o próximo limite a ser liberado.

Encargos

Nele é possível ver o CET (Custo Efetivo Total), que está diretamente proporcional às taxas pagas caso você parcele o pagamento, ou entre no rotativo da empresa fornecedora do cartão de crédito, ou seja, quanto mais alto o CET, mais altas serão essas taxas.

Ainda, neste campo está a multa e a taxa dos juros, caso ocorra atraso ou não pagamento de alguma fatura por você.

Conseguiu entender a fatura do seu cartão de crédito? Então tire outras dúvidas e acompanhe mais matérias aqui no Juros Baixos.

Outras informações

Como dissemos, a data de fechamento da fatura deve ser informada no próprio documento. Mas, além desta, outras informações importantes também devem ser apresentadas: 

  • Os limites de compras e de saque devem constar na fatura.
  • O limite de compras é o valor total que você pode gastar com o cartão. A fatura também informa qual o saldo disponível do seu limite, deduzindo o valor já gasto do limite total.
  • O limite de saque é o valor que você pode sacar em dinheiro com o cartão de crédito. Mas tome cuidado: este saque na verdade é uma forma de empréstimo e você será cobrado na fatura pelo valor sacado acrescido de encargos que costumam ser bem altos.
  • Para quem tem cartões com programas de fidelidade, a fatura traz informações sobre o total de pontos acumulados e os pontos atingidos com as últimas compras.

Outras informações obrigatórias na fatura são os dados do cliente como nome completo e endereço e a bandeira do cartão. Por questões de segurança, só são apresentados os últimos dígitos do número do cartão. Além disso, os números da central de atendimento devem constar na fatura para que o cliente possa entrar em contato em casos de dúvidas, roubos, perdas e extravios.

Powered by Rock Convert

Comentários