Internet banking é uma ferramenta online, que permite acessar a sua conta corrente-corrente pela internet. Com esse recurso você pode verificar seu saldo, fazer transferências, pagar contas, solicitar empréstimos, realizar investimentos e muitas outras transações.

É uma opção bastante útil, já que você não precisa se deslocar até a agência bancária, fazendo suas operações no conforto da sua casa.

Como usar o Internet Banking

Primeiramente é preciso acessar o site do banco onde você tem a sua conta-corrente ou poupança. Já o acesso depende das regras de cada banco.

Geralmente, é preciso fazer um cadastro no site, com seus dados pessoais e os dados da sua conta.

É necessário também que se cadastre uma senha específica para acessar a sua conta. Alguns bancos permitem que essa chave de segurança seja cadastrada na hora, pela internet mesmo. Já outros bancos exigem que o usuário compareça a agência para criar a senha da internet.

Verifique com o seu banco o procedimento para se cadastrar e usar o Internet Banking.

Dicas e cuidados para acessar a Internet Banking

Agora que você já sabe sobre o Internet banking, confira algumas dicas e cuidados para usar acessar a sua conta com segurança e tranquilidade:

Baixe o certificado de segurança da Internet Banking

Muitos bancos enviam um link para que seja baixado um certificado que garantirá a segurança do seu acesso a conta. Não deixe esse procedimento de lado, pois ele evita possíveis invasões ao site.

Atualize o antivírus do seu computador

Além do certificado de segurança enviado pelo banco, procure manter o antivírus do seu PC atualizado. Isso também evita que alguém tente acessar sua conta-corrente por outro computador, causando muitos transtornos.

Acesse o Internet Banking apenas do seu computador

Não acesse sua conta-corrente pela internet por meio de outros computadores. Escolha no máximo dois computadores para ter acesso a conta-corrente.

E-mails suspeitos

Os bancos não enviam e-mail com dados do Internet Banking. Caso você receba mensagens com link, não clique, pois pode ser algum vírus que permite a invasão da sua conta-corrente online.

Se puder, também comunique ao banco o recebimento desta mensagem, para que o fato seja investigado.

Erros na hora de digitar no Internet Banking

Para acessar sua conta-corrente online é preciso digitar diversos dados, como os da conta, login, senha de acesso. Atenção para não digitar dados errados.

Caso as tentativas de acesso sejam ultrapassadas, seu Internet Banking pode ser bloqueado para a sua segurança – o que exigirá o seu comparecimento à agência bancária para regularizar a situação.

Sites fake

Saiba que alguns hackers já conseguiram criar sites falsos, com o endereço muito semelhante aos sites dos bancos. Portanto, certifique-se de que você está no site verdadeiro da instituição para não digitar seus dados e deixar que pessoas más intencionadas acessem a sua conta

Saia sempre do Internet Banking

Nunca deixe a Internet Banking aberto. Sempre que terminar de realizar as suas operações bancárias, saia corretamente do site.

Deixar a página logada facilita a invasão do site por terceiros, mesmo que você tenha seguido todos os passos de segurança.

Escrever comentário

Shares