Powered by Rock Convert

Compartilhar a administração das finanças é mais uma oportunidade de demonstrar a sintonia e confiança do casal. Antes de dar esse passo, conheça algumas vantagens de ter uma conta conjunta.

Uma conta conjunta pode estimular um relacionamento mais transparente e finanças mais organizadas.

Para uma das pessoas ou ambos num relacionamento, pode ser difícil juntar dinheiro ou ficar indo até o banco, mas quando essas responsabilidades são compartilhadas e há colaboração mútua, economizar com o objetivo de realizar um sonho ou uma necessidade em comum, como comprar uma casa ou um carro, se tornará mais fácil.

Será que a conta conjunta é uma boa escolha para seu relacionamento? Será que compensa? Tire suas dúvidas por meio do nosso artigo e conheça cinco vantagens de ter uma conta conjunta.

Menores custos

Contas bancárias têm burocracias e taxas específicas que podem, eventualmente, causar dores de cabeça. Porém, na conta conjunta, duas pessoas usam os serviços, possuem cartões e dispõem de ferramentas como o Internet Banking, mas as tarifas cobradas correspondem aos valores de uma conta individual, não de duas contas.

Dessa forma, é possível que duas pessoas se beneficiem das variadas opções oferecidas pelo banco, dependendo do pacote escolhido, e economizem uma boa quantia por compartilhar uma conta conjunta.

Melhores condições

Esse aspecto da conta conjunta é particularmente interessante. A renda somada de duas pessoas na conta aumenta as chances de conseguir maiores limites, melhores condições de financiamento, valores mais altos para investimentos ou empréstimos e outros benefícios.

Caso o casal precise de crédito, as movimentações regulares na conta também somam pontos a favor.

Maior movimentação

É de se esperar que uma conta conjunta seja mais movimentada do que uma conta com apenas um titular. Nesse caso, o banco pode se interessar e buscar manter um canal de comunicação com os titulares.

Powered by Rock Convert

A familiaridade dos titulares com transações bancárias e o conhecimento do banco a respeito da ativa movimentação na conta resultará na resolução rápida de problemas, numa melhor postura do banco, na oferta de benefícios e na diminuição da burocracia ao realizar operações.

Melhor planejamento

Para alcançar grandes objetivos, pode ser necessário fazer esforços. Tentar economizar, mudar o modo como gasta dinheiro e guardar quantias de maneira regular pode ser difícil para uma pessoa ou ambas num relacionamento, e isso afeta a questão do planejamento financeiro.

Quando o casal se compromete, por meio da conta conjunta, a mudar sua vida financeira visando realizar um sonho ou suprir alguma necessidade, há mais motivação e maiores chances de bons resultados.

Melhor relacionamento

Para os casais que cultivam honestidade e estão dispostos a ter bons hábitos financeiros juntos, a conta conjunta é a solução ideal. Ver os resultados do trabalho em equipe nas grandes e pequenas conquistas irá trazer alegria e satisfação à vida do casal.

No entanto, caso o casal tenha problemas de comunicação ou incompatibilidade, além de modos contrastantes de lidar com dinheiro, uma conta conjunta pode ser motivo de constantes discussões. Mas e se o casal desejar abrir uma conta visando justamente resolver suas diferenças?

Nesse caso, há algumas dicas a serem postas em prática para melhorar as perspectivas do casal:

  • praticar o diálogo aberto a respeito de assuntos financeiros;
  • elaborar e seguir um planejamento financeiro
  • ter uma postura flexível para resolver desacordos;
  • compartilhar desejos, sonhos e dificuldades.

Certamente, vale a pena considerar os prós e contras de abrir uma conta conjunta. Esse passo envolve comprometimento e responsabilidade, além de maturidade e sinceridade entre o casal para que tudo corra bem tanto com as finanças quanto com o relacionamento.

Uma vez criada a conta, é válido aproveitar e compartilhar dicas úteis e práticas sobre educação financeira visando um uso cada vez melhor dos recursos. Ter uma conta conjunta e gerenciá-la bem é uma grande conquista!

Achou o artigo útil? Tem alguma dica sobre conta conjunta? Fale para nós na seção de comentários!

Powered by Rock Convert

Comentários