consultar score de crédito

Se as contas apertam, ou se você quer expandir sua empresa, um empréstimo empresarial pode ser a solução. Afinal, os valores obtidos poderão funcionar muito bem como capital de giro, ou para o crescimento do negócio. Quando falamos de empréstimos, porém, é comum que sua mente te leve rapidamente ao banco.

Os diferentes tipos de empréstimos tem vantagens e desvantagens. É importante conhecer todos para tomar a melhor decisão para você e sua empresa. Quer entender mais sobre o Empréstimo empresarial? Crédito para empresas? Você pode ou não ter? Leia: Empréstimo para empresa: Como funciona? O que é?

Só que essa não é única alternativa existente. Para te ajudar, listamos 5 tipos de empréstimo empresarial. E depois as melhores empresas que trabalham com Empréstimo Empresarial. Leia!

1) Empréstimo bancário

Sem dúvida, o empréstimo bancário ainda é a alternativa mais comum de crédito no mercado. Os bancos estão autorizados a realizá-los nas mais diferentes circunstâncias e valores. Para obtê-lo, o empreendedor precisa, primeiro procurar pessoalmente a instituição. Lá, vai apresentar sua necessidade e plano de uso dos valores. Então, o banco poderá ou não ceder os montantes.

Busque sempre pesquisar. As condições e taxas variam muito de uma instituição para outra. De qualquer forma, o banco com o qual você já possui relacionamento costuma oferecer condições mais favoráveis.

Listas de bancos:

  1. O Banco Inter trabalha com 4 opções de empréstimos e financiamentos disponíveis para você. Leia sobre o Empréstimo Empresarial (também Online) do Banco Inter: Todos os serviços de Empréstimo Empresarial Banco Inter!
  2. Atento ao cenário atual, o Banco Santander saiu na frente com ofertas de empréstimo corporativo atrativas. Listamos abaixo, as principais linhas de crédito oferecidas pelo banco Santander: Para saber dos serviços, valores e como fazer, leia: Empréstimo Empresarial Banco Santander
  3. Existe uma linha de crédito com a contratação de Empréstimos para Empresas do Banco do Brasil, voltada para micro e pequenas empresas. Saiba sobre pagamento, serviços e como fazer, leia a matéria completa sobre: Empréstimo para Empresas do Banco do Brasil
  4. ”São diversos os tipos de empréstimo que a sua empresa pode solicitar ao Banrisul. Listamos abaixo os principais”. Leia a matéria completa sobre como fazer, serviços e valores: Crédito para Empresas Banrisul
  5. Veja aqui como pegar um empréstimo para sua empresa no Banco Pan! Leia: Crédito empresarial Banco Pan

2) Empréstimo nas financeiras

As financeiras sempre acabam por chamar a atenção das empresas. Afinal, elas oferecem prazos de pagamento bastante longos, especialmente se comparadas aos bancos. A alternativa, porém, costuma ser ainda mais cara! Se os juros bancários são altos, os das financeiras são ainda maiores. Há casos, até, em que as taxas podem alcançar 150% ao ano.

Lista de financeiras:

  1. Se você é um empresário e achou a ideia interessante, o primeiro passo é se registrar na plataforma da Nexoos. Leia a matéria completa ensinando sobre e como pegar o empréstimo na Nexoos: Empréstimo Empresário na Nexoos
  2. Quais os empréstimos o Sicredi oferece? Leia sobre a Sicred e seus serviços: Como pegar Empréstimo empresarial na Sicred?
  3. Veja os tipos de empréstimo a Omni oferece. Conheça a Omni e seus serviços: Crédito para empresas na Omni, como fazer?
  4. Socinal financeira, quais empréstimos posso pegar para o meu negócio? Leia: Empréstimo para empresas na Socinal.
  5. Quais empréstimos o Sicoob oferece? São vários os tipos de empréstimo oferecidos, dependendo da necessidade do seu negócio. Inclusive Financiamento de veículos. Leia a matéria inteira sobre o empréstimo empresarial da financeira Sicoob: Crédito para empresas. Conheça todos os tipos de empréstimo!
  6. Após a aprovação, a assinatura do contrato é feita (também online) e o dinheiro é depositado na sua conta em até 2 dias úteis. Este é o processo na Biz Capital. Leia a matéria completa: Crédito para empresas na Biz Capital, como pegar?
Empréstimo empresarial é interessante para quando economias ou reorganizações no caixa não são suficientes para colocar as contas no lugar.

3) Crédito cooperativo

O chamado crédito cooperativo é o empréstimo oferecido por uma cooperativa. Segundo o Banco Central do Brasil, uma cooperativa de crédito é uma instituição que tem o objetivo de prestar serviços financeiros aos seus associados. O processo realizado é bastante semelhante ao dos bancos, mas restrito a um pequeno número de indivíduos. A atividade não visa o lucro, mas o fomento dos negócios.

Assim, para obter o empréstimo a empresa precisa fazer parte da cooperativa. Para isso, ela deve se associar e contribuir com capital social, ou seja, fazer um pequeno investimento. Depois, terá direito ao crédito oferecido pela instituição.

Peer-to-Peer:

  1. O Iouu é uma plataforma de crédito peer-to-peer online. Veja como funciona a empresa e seus serviços, leia: Crédito para empresas Iouu

4) Factoring

Para quem deseja valores líquidos de forma imediata, há o factoring. A possibilidade funciona por meio da venda de títulos de crédito. Os títulos de crédito correspondem a valores que seriam recebidos pelo empresário em longo prazo.

Expliquemos melhor: você, empresário, faz uma venda à prazo. Ou seja, receberá o pagamento do produto em algumas prestações. No entanto, precisa do montante todo agora, em mãos, para manter sua empresa funcionando. A solução, então, é passar o título de crédito à outra empresa.

Essa nova companhia vai se tornar a beneficiária das parcelas que serão pagas pelo consumidor. Ou seja, vai receber o pagamento. Em troca, a companhia vai pagar a você até 80% do valor total dos títulos, em dinheiro. Imediatamente. Logo, você terá montantes líquidos para continuar sua produção.

5) Crowdfunding

Finalmente, há o crowdfunding. Também chamada de empréstimo coletivo, a opção funciona pelo meio online. Para obter o empréstimo, o empreendedor precisa, primeiro, se inscrever em um site de crowdfunding. Lá, ganhará um perfil para sua empresa, com uma meta de valores a serem arrecadados.

Em seguida, os usuários do portal podem fazer “doações”, que ao fim vão representar o empréstimo necessário. Em troca, sua empresa precisa se comprometer a entregar recompensas, como produtos aos que fizerem o empréstimo. Ou então a quitar os valores de volta, como em empréstimos comuns. As regras ficam estabelecidas no site.

No crowdfunding, várias pessoas contribuem para uma ideia ou empresa. Procedimento é realizado online.

Quando fazer um empréstimo empresarial?

Os momentos para fazer um empréstimo empresarial são diversos. Em qualquer das opções citadas, porém, ele só é interessante caso não haja alternativa. Afinal, um empréstimo geralmente implica em juros, e poderá se tornar uma dívida problemática.

Dentre todas as alternativas, o empréstimo bancário é a mais burocrática. Costuma também ter altas taxas de juros, que acabam por deixar o empréstimo caro. Por isso, é interessante optar pela alternativa apenas quando ela for a única solução.

Já o empréstimo nas financeiras requer menos burocracia. Assim, ele é boa opção quando a demanda pelo dinheiro é urgente.

Na cooperativa de crédito, pagamento dos valores e pequenas taxas de juros ficam pré-estabelecidos em contrato.

Por outro lado, a vantagem do factoring está na liquidez imediata de valores. No entanto, o empresário não recebe tudo que seus títulos valem. Ou seja, acaba por ter considerável perda de valores. Isso faz da alternativa interessante apenas nos casos de necessidade de montantes em mãos.

As obrigações no crowdfunding também existem, e devem ser bem analisadas. Ao prometer recompensas, por exemplo, você precisa ter a certeza de que vai conseguir entregá-las.

Dessa forma, antes de optar pelo empréstimo, é fundamental analisar bem as finanças do seu negócio. Coloque na ponta do lápis seus ganhos e dívidas, e como novos valores poderiam ajudar. Por vezes, uma boa organização do livro caixa pode ser a solução, ao invés de novo crédito. Assim como a economia em algum ponto do cotidiano da empresa.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do