Após semanas de acidentes, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (13), que vai multar quem andar com o veículo elétrico na calçada ou sem capacete. O valor da multa pode variar de 100 a 20 mil reais.

O uso ficará restrito para ciclofaixas, ciclorrotas e ruas com limite de velocidade de até 40 quilômetros por hora, enquanto a velocidade da patinete deverá ser de até 20 quilômetros por hora.

Como funcionará

As novas regras passarão a serem aplicadas nos próximos 15 dias. De acordo com o prefeito, as multas serão aplicadas em cima das empresas portadoras das patinetes, que poderão passar a multa para o usuário.

A CET e a GCM ficarão responsáveis por orientar as pessoas sobre as novas regras.

Papel das empresas

As empresas vão ser obrigadas a promover campanhas educativas sobre o uso correto dos equipamentos, recolher os equipamentos estacionados irregularmente, arcar com os danos decorridos do serviço, manter os dados dos usuários confidencialmente e informar à SMMT sobre o número de acidentes registrados.

Código de trânsito

O patinete deve contar com indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral.

Diferente das regras da Prefeitura, o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), prevê que os patinetes andem somente em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclofaixas, e não nas ruas.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Escrever comentário