O mercado financeiro está em constante mudança e esse é um dos pontos que assusta até mesmo quem é do setor. Mesmo que você conte com conhecimento na área e faça grandes análises, não consegue garantir, a médio e longo prazo, o resultado de determinadas empresas e isso deixa muita gente em dúvida de como o mercado funciona.

Se você acompanha notícias do mercado financeiro, diariamente se depara com grandes altas e baixas em companhias de diversos setores. Mesmo parecendo estranho, este é o funcionamento comum do setor econômico e existem muitos motivadores que incentivam essas oscilações.

As previsões do mercado

O mercado econômico sempre tenta estar a um passo à frente do que pode ou não ocorrer. Um dos maiores incentivadores dessas altas e baixas de determinadas ações são as previsões de como setores específicos estarão em um futuro próximo.

Resumidamente, os especialistas financeiros têm um olhar amplo para diferentes segmentos de mercado, incluindo até mesmo a aceitação que o público tem de determinadas companhias, além de resultados financeiros concretos – como lucros trimestrais, por exemplo. A partir disso, previsões de queda ou crescimento são obtidas.

Concorrência

Como falamos acima, especialistas sempre levam em consideração o momento de mercado de uma empresa. Contudo, outro ponto de grande interesse é a concorrência dentro deste segmento de atuação.

Empresas com capacidade de se adequar a novidades e de enfrentar novos concorrentes, normalmente, são consideradas fortes e têm expectativa de alta. Enquanto isso, companhias engessadas e muito tradicionais, perante uma competição acirrada, costumam enfrentar momentos de queda.

Questões externas

Além de tudo que ocorre dentro das empresas, como a mudança da presidência da própria companhia ou lançamentos de novos produtos, outro fator que incentiva as variações, são as questões externas.

Nesse ponto, os motivadores são diversos, podendo estar relacionado a mudanças governamentais no país atuante, até aumento de custo de outros produtos, que indiretamente

estão relacionados ao nicho de mercado que a empresa trabalha. Um exemplo atual é a subida do dólar, que encarece a cadeia produtiva de companhias brasileiras.

A junção de todos esses fatores e muitos outros, resultam nas oscilações que vemos em diversos setores, mas ao final, todas essas mudanças carregam uma lógica, mesmo que quem não é do mercado financeiro não compreenda.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Escrever comentário