Duas em cada três transações bancárias são realizadas por meio de aplicativos de celular, call centers ou internet banking no Brasil, de acordo com levantamento do Banco Central divulgado em 2018. Entretanto, uma pergunta ainda ocupa a cabeça de muita gente: É seguro buscar e contratar crédito online?

Guilherme Nasser, de 25 anos, economista pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e um dos fundadores da plataforma Juros Baixos, e Garcia Roberto de Souza, cientista da computação, afirmam que sim. Os especialistas explicam o processo de segurança e compartilham dicas para que o consumidor não seja vítima de fraudes.

Focadas na inovação e otimização de serviços e produtos financeiros por meio da tecnologia, as chamadas fintechs se destacam — com ampla vantagem — nesse cenário em que pessoas estão cada vez mais conectadas. Mais ágeis que as instituições financeiras tradicionais, é possível encontrar a melhor solução de crédito apenas com alguns cliques dentro do conforto de casa.

Mas, para que a busca por empréstimo não se torne uma dor de cabeça, é preciso estar atento ao que diz a lei. Nasser, que também é especialista em desenvolvimento dessas empresas, destaca que a cobrança de valores antes da emissão do crédito é ilegal e jamais deve ser realizada. “É contra a lei pagar taxas adiantadas. Esse é um dos primeiros pontos que o tomador de crédito precisa analisar. A empresa pediu depósito antecipado, tem que denunciar. Nós disponibilizamos na Juros Baixos uma lista de marcas que aplicam golpes”, ressalta o jovem executivo.

A segurança, aliás, é uma das maiores preocupações da startup, que, por estar conectada a uma ampla gama de instituições financeiras parceiras, entre elas o Banco CBSS, oferece, por meio de ferramenta inteligente, a possibilidade de simulação e intermediação de contratação de mais de 30 opções de empréstimo online.

Para garantir que as informações pessoais dos usuários permaneçam protegidas, a empresa investe constantemente em tecnologia e no gerenciamento de códigos de acesso. “Quem acessa o nosso site, tem a certeza de que não está sendo observada por nenhuma outra máquina. A probabilidade dessas informações serem roubadas é algo tecnicamente inviável. Para quebrar essa criptografia, o criminoso teria que possuir uma máquina que a gente só encontra, por exemplo, na divisão militar dos Estados Unidos”, explica Garcia, cientista da computação.

Vantagens do crédito online

Soluções financeiras em ambiente virtual são ferramentas indispensáveis hoje em dia. É nessa realidade que a busca inteligente de empréstimo online — como é o caso da Juros Baixos — se coloca como facilitador dessa nova forma de se relacionar com o dinheiro. Confira as vantagens deste tipo de contratação de crédito, segundo Guilherme Nasser: 

  • Comodidade;
  • Possibilidade de comparação de taxas de juros;
  • Taxas de juros a partir de 1,15% (no empréstimo com garantia);
  • Oferta de crédito padronizada ao perfil e necessidades do cliente.

“O conselho para quem está à procura de dinheiro emprestado é analisar a taxa pré-aprovada pelo banco. Feito isso, o indivíduo deve ir para o ambiente online em busca de uma taxa menor. E para facilitar a pesquisa é que a nossa marca nasceu. Nós conectamos as empresas que fazem empréstimo online, assim como os bancos, em um único ambiente para promover aos usuários a melhor taxa”, finaliza o economista formado pela USP.     

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Escrever comentário