Na manhã desta segunda-feira (06),  as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido por ENEM, foram abertas no site oficial da prova.

Nesta edição do exame, a taxa de inscrição custa R$85 e deve ser paga entre os dias 06 e 23 de maio. Estudantes com isenção de taxa também devem se inscrever no site e candidatos com deficiência, que necessitem de ajuda durante o processo de inscrição, podem solicitar o serviço até o dia 17 de maio.

Candidatos transexuais poderão ser tratados pelo nome social durante a prova apenas se solicitarem o atendimento entre os dias 20 e 24 de maio.

Mudanças na edição 2019

O INEP atualizou o sistema de inscrição, a inclusão de foto agora é opcional, além de que surdos e deficientes auditivos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo.

Os lanches dos candidatos serão revistados e o novo caderno de questões contará com espaços com linhas para rascunho da redação e espaço para cálculos.

Duração

No primeiro de prova, 03 de novembro, serão aplicados os testes de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30.

No segundo domingo, 10 de novembro, serão aplicadas questões de matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 5h.

Passo a passo para inscrição

  1. Entre no site oficial da prova
  2. Informe seu CPF
  3. Preencha a data de nascimento
  4. Clique em “Iniciar a inscrição”
  5. Confirme a data de nascimento e o nome da sua mãe
  6. Caso queira, informe o nome do seu pai
  7. Preencha os campos de cor, estado civil e nacionalidade
  8. Informe o Estado e a cidade onde nasceu
  9. Digite seu RG e logo depois, seu CEP
  10. Confirme a rua e informe os dados restantes (número e complemento)
  11. Preencha se é necessário o uso de algum recurso de acessibilidade
  12. Escolha o idioma da prova: inglês ou espanhol
  13. Informe onde deseja realizar a prova e até que período estudou
  14. Responda as perguntas do questionário socioeconômico 
  15. Preencha com atenção os dados para contato
  16. E caso não seja isento da taxa, imprima o boleto de pagamento.

O cartão de confirmação contendo o local da prova, número da inscrição e opção de língua estrangeira, será disponibilizado só em outubro.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Escrever comentário