Powered by Rock Convert

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos documentos básicos do brasileiros, sendo importante por possibilitar as muitas das atividades civis dos indivíduos, como o abertura de conta em banco, solicitação de cartões de crédito, realização da declaração anual de imposto de renda, comprar ou vender imóveis, etc.

É o número do CPF nos identifica no banco de dados da Receita Federal do Brasil, que contém informações cadastrais dos contribuintes. Depois de cadastrados, recebemos uma numeração exclusiva e definitiva que servirá para acompanhamento de toda nossa vida civil.

O CPF costumava ser um cartão plástico que era enviado pelos Correios para o cidadão, mas essa versão foi substituída e agora podemos fazer a solicitação online, e imprimir o documento em casa. Saiba como!

Saiba como tirar online o seu CPF.

Quem pode solicitar o CPF?

Veja abaixo as pessoas que podem se inscrever no CPF de acordo com o perfil:

  • Menores de 16 anos: A inscrição deverá ser solicitada pelos pais, tutores, curadores ou guardiões do menor;
  • Maiores de 16 anos: A inscrição deverá ser solicitada pela própria pessoa física ou seu representante legal;
  • Incapaz ou interditado: Através de seu bastante tutor ou curador;
  • Pessoa falecida com bens a inventariar: Poderá solicitar a inscrição do falecido o inventariante, cônjuge meeiro, convivente ou o sucessor a qualquer título (herdeiro ou legatário);
  • Pessoa falecida sem bens a inventariar: Poderá solicitar a inscrição do falecido algum dos parentes da pessoa falecida (pais, filhos, irmãos);
  • Brasileiro residente no exterior;
  • Estrangeiros.

Onde tirar o CPF?

A solicitação do documento poderá ser feita por três diferentes meios:

Powered by Rock Convert
  • Presencialmente: Para isso você precisa ir até a uma agência dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, agências dos Correios, ou entidade conveniada;
  • Presencialmente: Se o brasileiro estiver no exterior, o serviço deve ser solicitado em uma embaixada ou consulado brasileiro no exterior;
  • Pela internet (obrigatório possuir Título de Eleitor).

Como tirar o CPF Pela internet?

Além da inscrição presencial, o CPF também pode ser feito sem sair de casa, através do endereço eletrônico da Receita Federal, desde que o cidadão já possua Título de Eleitor (isto é, a partir dos 16 anos).

Para fazer a sua solicitação acesse o formulário para inscrição no CPF clicando aqui ou vá até o site da Receita Federal. Preencha o formulário com seus dados pessoais (data de nascimento, nome, nome da mãe, naturalidade, etc) e endereço.

Após verificar se os dados estão corretos, clique em “Enviar”.

Preencha os dados com atenção.

Depois disso, será fornecido um comprovante de inscrição com um número de protocolo, que poderá ser utilizado para acompanhar o processamento da inscrição na Receita Federal. Depois de finalizar a inscrição, basta você imprimir o CPF em sua casa.

Quanto pago para solicitar meu CPF?

Presencialmente, cobra-se uma taxa de R$ 7,00 pela emissão do CPF, mas o serviço é gratuito se a solicitação de inscrição for feita pela internet.

Lembramos que o CPF não é válido como documento de identificação, pois não possui foto nem assinatura do portador. Para ser válido, ele deve ser apresentado em conjunto com um documento de identificação civil como o RG, CNH, etc.

Powered by Rock Convert

Comentários