Powered by Rock Convert

Qual a estimativa de tempo para uma empresa dar lucro? Responder a essa pergunta é algo complicado, especialmente porque é necessário levar em conta uma série de variáveis.

  • Qual o tipo de negócio?
  • Como o mercado se encontra hoje?
  • Qual o investimento inicial?

Dificilmente um negócio dá retorno imediato. É necessário conquistar os clientes, fazer um bom trabalho, investir em divulgação e construir uma reputação.

Assim, as empresas podem levar meses, ou até anos, para alcançar o ponto de equilíbrio entre gastos e ganhos mensais.

De qualquer forma, porém, um investidor deseja saber uma estimativa do seu lucro, e em quanto tempo ele aparecerá. Afinal, quem desejaria investir em algo que não tem certeza do sucesso?

Por isso, os especialistas em finanças e gestão utilizam três métodos para o cálculo. São eles: o Payback, VPL (Valor Presente Líquido) e a TIR (Taxa Interna de Retorno).

É possível apenas fazer estimativas do tempo para uma empresa dar lucro. Em todo o caso, o crescimento costuma ser gradual.

Para conseguir uma estimativa mais fiel, é sempre interessante contratar um profissional especializado no assunto.

Mesmo que o método Payback, por exemplo, seja considerado simples, o cálculo dos gastos iniciais e médias de fluxo podem ser realizados de forma mais precisa por um especialista. Isso vai garantir uma melhor previsão e planejamento da empresa.

Veja a estimativa-tempo para uma empresa dar lucro

Entre as alternativas para estimativa de retorno de um investimento, o método Payback é o mais utilizado. Especialmente porque ele consegue estimar mais fielmente o número de dias, meses ou anos necessários para a empresa dar lucro.

A metodologia do Payback é utilizada tanto por grandes, quanto por pequenas empresas. Além de medir o tempo médio de retorno do investimento, ela permite considerar o risco do plano.

Ao mesmo tempo, dá ao investidor a possibilidade de avaliação das despesas e prováveis receitas necessárias para cobrir os gastos iniciais do projeto.

Para fazer o cálculo por Payback, é necessário avaliar o fluxo de caixa do negócio. Ou seja, o dinheiro disponível para aplicação e reserva de caixa do empreendimento.

Ao mesmo tempo, é preciso calcular todos os custos do investimento, o que inclui valores gastos para compra de equipamentos e insumos; contratação de funcionários; despesas diárias e etc.

Com base nestes valores, é preciso realizar o seguinte cálculo:

PB (payback) = investimento inicial / resultado médio do fluxo de caixa.

Aqui, é importante que o fluxo de caixa seja uma média mensal, calculada com base em determinado intervalo de tempo.

Para controlar seu fluxo de caixa, utilize planilhas e programas de gerenciamento de finanças.

Imagine, então, que seu investimento em um negócio seja de R$ 100 mil, e que seu fluxo médio de caixa fique em R$ 3 mil. Neste caso, o cálculo será feito da seguinte forma: PB = 100 mil / 3 mil = 33,3. Isso significa que o tempo para que a empresa comece a dar lucro, em vez de apenas cobrir seus gastos, será de aproximadamente 33 meses (2 anos e 9 meses).

Já os cálculos de retorno por meio da VPL (Valor Presente Líquido) e a TIR (Taxa Interna de Retorno) têm como resultado valores. Ou seja, quanto a empresa deverá ganhar para que supere os investimentos iniciais e gastos mensais e comece a dar lucro.

As estimativas estão diretamente relacionados às taxas de remuneração e de desconto envolvidas no negócio.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares