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Avaliação de mercado, concorrência, clientes, reunir metas e chegar à conclusão de quais ações a empresa deve tomar para atingi-las são atitudes e análises necessárias para qualquer planejamento de um empreendimento. Claro que para que os resultados sejam eficazes, os gestores e funcionários precisam conhecer e entender com clareza e profundidade todos os pontos fortes e fracos da empresa e, obviamente, o mercado em que atua.

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É aí que entra a chamada análise SWOT. Utilizada em muitas organizações, as pequenas empresas ainda não estão a par da importância da ferramenta. Por isso, preparamos aqui um manual para explicar que é e qual a importância das empresas – inclusive as micro – aplicarem em seu planejamento estratégico.

Afinal, o que é uma Análise SWOT?

Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou em português, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Em inglês SWOT (abreviação das palavras acima) e FOFA na nossa língua, também abreviação. A ferramenta tem a função de avaliar os ambientes externo e interno de um empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande, criando táticas que otimizam o desempenho da empresa no mercado, por isso são analisadas as oportunidades e ameaças.

A análise SWOT pode englobar atividades dentro da própria empresa e considerar todos os processos relacionados a organização. Ou seja, as forças e fraquezas institucionais entram nessa análise, são considerados os fatores mais atuais – pontos fracos, recursos (ou falta deles), experiências, habilidades e por aí vai. Já o externo está relacionado a situações que ocorrem fora da empresa e que, por consequência, não estão em seu total controle: são as oportunidades e ameaças futuras.

Entendendo a análise SWOT

Confira o quadro abaixo:

Vamos entender passo a passo:

Pare e pense:

sua empresa realmente é boa no que faz? Seus clientes estão satisfeitos? O que eles dizem sobre os pontos fortes da sua equipe? Essas respostam irão auxiliar você a encontrar as aptidões mais fortes do seu empreendimento e, assim, analisar as vantagens dos seus serviços sobre os da concorrência.

Se questione e questione sua equipe:

– Quais atividades são as melhores atividades da empresa?

– E os recursos são bons?

– Em relação à concorrência: qual sua vantagem (da empresa)?

– Seus clientes são engajados?

Suas respostas para essas questões devem contar a vantagem que sua empresa tem sobre os concorrentes. Portanto, quanto mais você valorizar seus pontos fortes, mais importantes eles serão.

Fraquezas

O nome já diz: fraquezas serão todas as aptidões, atitudes ou recursos que irão interferir (ou prejudicar) o andamento da sua empresa no mercado. Neste caso, são os pontos fracos dentro da organização.

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Avalie:

– Seus colaboradores são capacitados e engajados?

– Tem algum tipo de falha nos treinamentos das equipes?

– Por que seus concorrentes acabam sendo escolhidos e você não?

Neste caso, observe suas fraquezas no negócio uma a uma para avaliar com precisão e facilidade quais os fatores que levam a elas. Assim, você irá atuar diretamente na causa com ações que irão minimizar e corrigir.

Oportunidades

Elas irão influenciar positivamente sua empresa. Não é possível controla-las porque dependem dos fatores externos e podem vir de formas diferentes. Como identifica-las? Junte sua equipe e realize pesquisas que possam prever acontecimentos positivos que podem impactar seus negócios.

Ameaças

Ao contrário das oportunidades, são negativas, por isso o nome de “ameaças”. O que tem de parecido com a anterior é que não temos controle, pois são acontecimentos externos à empresa, mas que sim, podem impactar o negócio, prejudicando. É necessário cuidado ao analisar para que não sejam tão negativas para o seu momento atual.

A análise SWOT precisa ser desenvolvida de forma que facilite a interpretação e você e sua equipe possam reunir estratégias de acordo com o diagnóstico feito a partir da análise, aumentando oportunidades e fazendo bom uso delas e minimizando as ameaças.

Quais são as etapas da análise SWOT?

Já explicamos os conceitos e agora vamos estudar algumas regras bastantes importantes e que irão proporcionar mais sucesso durante a análise e estratégias. Sabemos que é importante estudar as áreas em que sua empresa atua, de forma bem específica, analisar seus concorrentes e manter tudo isso em um documento para utilizar na análise.

Sabendo disso, você e sua equipe estão preparados para utilizar a análise SWOT como ferramenta para entender e alavancar os negócios. Vamos ver algumas etapas:

  • Defina vantagens e desvantagens da sua empresa para os concorrentes

Nesse caso, é hora de identificar seus pontos fortes e fracos comparados à concorrência. É importante estudar o contexto interno da sua empresa e o externo: clientes e concorrentes. Com isso, você vai entender como melhorar seus pontos mais fracos e investir e melhorar os pontos fortes.

  • Analise o mercado e identifique: oportunidades e ameaças

É o momento de analisar o mercado como um todo e não apenas seus principais concorrentes. Nesse sentido, você irá avaliar as oportunidades e ameaças que o mercado oferece para seu empreendimento, relacionando com o futuro que você quer para ele. Assim, você consegue “prever” algumas situações e facilitar seu planejamento.

  • É hora da análise final!

Reúna as informações dos itens anteriores e faça uma grande análise, assim, você poderá entender seu cenário, o cenário do mercado e escolher as melhores táticas para aplicar em seu negócio.

Mas, e as pequenas empresas? É da mesma forma?

Sim! Só são necessários pequenos ajustes, de acordo com o seu cenário. Se você tem uma empresa pequena, não vá avaliar de cara uma grande empresa como concorrente. Pegue primeiro empresas que possuem o mesmo seguimento e o porte equivalente ao seu. Público e mercado? Analise o que é mais regional, o que está mais próximo da sua realidade. Pequenas empresas geralmente atingem um público bem mais específico e regional.

A análise SWOT (ou FOFA) permite que você veja com clareza seu cenário, mercado, clientes e concorrentes para que possa pensar em um planejamento estratégico mais seguro e compatível com o seu negócio. Que tal começar ainda hoje?

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