Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Existem empresas que se encontram em situação estável e, por isso, cogitam a possibilidade de captar recursos de terceiros para que possam crescer de maneira mais rápida. Entre as alternativas de empréstimo empresarial está a do tipo sem garantia.

Os diferentes tipos de empréstimos tem vantagens e desvantagens. É importante conhecer todos para tomar a melhor decisão para você e sua empresa. Quer entender mais sobre o Empréstimo empresarial? Crédito para empresas? Você pode ou não ter? Leia: Empréstimo para empresa: Como funciona? O que é?

Neste post, vamos explicar como funciona essa linha de crédito e de que maneira você pode ter acesso a esse dinheiro. Confira!

Como funciona um empréstimo empresarial sem garantia?

Um contrato de empréstimo sem que o tomador tenha que dar nenhum tipo de garantia ao banco ou instituição financeira credora é comum no mercado. Afinal, existem outros fatores que passam pela análise de quem concederá o empréstimo.

Um ponto importante para que o seu empréstimo seja aprovado é ter um planejamento financeiro bem estruturado. As instituições financeiras enxergam com bons olhos quando a empresa tem controle adequado dos seus recursos.

Outra razão que explica a relevância de um bom plano financeiro é o estudo que o banco fará de todas as entradas e saídas do seu caixa, bem como do histórico de crédito ou dos bens da organização que já tenham sido utilizados como garantia para tomada de outro empréstimo.

Dessa maneira, mesmo optando por conceder o empréstimo empresarial sem garantia para o seu negócio, o credor poderá calcular de maneira mais acertada o nível de risco que correrá com a operação.

Como é possível obter esse tipo de empréstimo?

Para que você tenha sucesso na aprovação do seu pedido de empréstimo empresarial sem garantia, certifique-se primeiro de que o seu planejamento financeiro está organizado da melhor forma possível.

O próximo passo para obter esse tipo de empréstimo é saber exatamente qual valor a sua empresa precisa para realizar o objetivo traçado com esse dinheiro. Não importa se você pretende investir na expansão do negócio ou se precisa trocar uma dívida mais cara por outra mais barata.

O importante é que você faça o cálculo correto dos recursos necessários para atingir o propósito que o levou a solicitar uma linha de crédito. Afinal, se você captar menos dinheiro do que precisa, não conseguirá resolver seu problema por completo. Se você pegar mais recursos do que realmente é necessário, terá mais gastos com o pagamento dos juros que envolvem esse tipo de operação.

Agora chegou a hora de buscar as instituições financeiras que oferecem empréstimos empresariais sem que você tenha que fornecer algum tipo de garantia. Os especialistas aconselham que seja feita uma pesquisa detalhada, pois as taxas de juros apresentam grandes oscilações de um credor para outro.

Portanto, depois de identificar todas as possibilidades em que você pode realizar a captação dos recursos de que necessita, o momento é de negociação. Negocie com o banco a quantia de que precisa e também tenha foco em conseguir taxas de juros mais acessíveis, pois isso fará toda diferença no seu fluxo de caixa.

Nexoos é líder de mercado nesse tipo de empréstimo, sendo uma fintech que oferece aos seus clientes credibilidade, baixa burocracia e taxas de juros honestas, por meio de um processo rápido e eficiente.

Powered by Rock Convert

Quais as vantagens do empréstimo empresarial sem garantia?

Uma grande vantagem do empréstimo em que você não tenha dado nenhum bem ou ativo como garantia é que o empresário não sentirá a pressão que vem junto com a possibilidade de perder seu automóvel ou sua casa, por exemplo.

Afinal, as linhas de crédito que contam com qualquer tipo de garantia acionam a Justiça para obtenção do que lhe foi garantido, caso o devedor entre para a lista de inadimplentes e não procure realizar nenhum tipo de negociação ou acordo com a instituição financeira.

Listamos, a seguir, outros benefícios que envolvem a tomada de crédito sem garantia:

É mais acessível

Nem todo empreendedor tem garantias para conceder à instituição financeira quando precisa captar recursos para o seu negócio. Por isso, o grande benefício do empréstimo empresarial sem garantia é ser mais acessível para os donos de negócio que precisam injetar recursos no empreendimento, mas que não podem fornecer nenhum ativo em troca desse dinheiro.

Por isso, podemos afirmar que o empréstimo sem garantia é mais aberto aos diferentes perfis de tomadores que buscam uma linha de crédito. Afinal, você não vai precisar ter nenhum imóvel registrado no seu nome, nenhum automóvel para incluir no contrato de aquisição dos recursos e nem mesmo recebíveis da sua empresa para ceder ao banco.

Oferece liberdade na hora de pagar

O empréstimo sem garantia oferece ao tomador mais liberdade na hora de pagar porque, normalmente, existe boa flexibilidade para a negociação das parcelas e datas de vencimento.

Dessa forma, o empresário poderá dispor de autonomia maior para fazer a gestão de suas finanças, evitando perder o controle do caixa em situações que não foram previstas.

Tem taxas mais competitivas

Infelizmente, vivemos em um país que tem uma das taxas de juros mais altas do mundo quando o assunto é o empréstimo com crédito rotativo. Se você já precisou usar o cheque especial ou não pagou o total da fatura do seu cartão de crédito, sabe bem do que estamos falando.

Essas taxas de juros podem superar em mais de 300% os valores oferecidos para captação de recursos por meio do crédito peer to peer ou empréstimo bancário sem garantia.

Conta com processo mais rápido de contratação

O processo de contratação de um empréstimo empresarial sem garantia é mais rápido do que outros tipos de linha de crédito. Essa facilidade é justamente por causa da baixa burocracia que envolve essa operação.

O empresário passará por uma análise de crédito, mas para isso não será preciso o envio de escritura de imóveis, matrículas ou outros dados. Caso a instituição financeira tenha uma plataforma on-line para a tomada de crédito, a contratação será ainda mais fácil e ágil.

Por fim, agora que você já sabe o que é um empréstimo sem garantia e de que maneira pode ter acesso a esse tipo de recursos, temos uma dica muito importante para dar: procure sempre analisar bem se é o momento certo para solicitar um empréstimo. Afinal de contas, esse dinheiro terá um custo para a sua empresa.

Para mais informações sobre empréstimo empresarial e gestão financeira de MPEs, siga as redes sociais da Nexoos, nossa parceira, no FacebookTwitter e LinkedIn!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares