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É difícil saber o momento certo para pedir um empréstimo empresarial. Apesar do dinheiro extra ser bem-vindo, ele se torna uma dívida, e adquiri-la pode se tornar um perigo para as finanças.

Os diferentes tipos de empréstimos tem vantagens e desvantagens. É importante conhecer todos para tomar a melhor decisão para você e sua empresa. Quer entender mais sobre o Empréstimo empresarial? Crédito para empresas? Você pode ou não ter? Leia: Empréstimo para empresa: Como funciona? O que é?

Se você anda inseguro sobre o assunto, este é o texto ideal. Nele, você vai encontrar os 3 momentos mais interessantes para obter capital. Acompanhe!

Cuidados antes do empréstimo

De forma prévia ao empréstimo, é fundamental conhecer à fundo as finanças da sua empresa. Por vezes, a organização das contas e corte de gastos supérfluos pode resultar em valores não esperados, e eliminar a necessidade de obtenção de crédito.

Por isso, tenha a certeza de estar fazendo uma excelente gestão financeira do seu negócio.

Em seguida, estabeleça com cuidado o objetivo do empréstimo. Então, verifique a real necessidade de que ele seja realizado no momento. Talvez a projeção de lucro em alguns meses seja suficiente para atingir este objetivo, por exemplo.

Logo, será apenas necessário esperar mais um período para realizá-lo. Assim, você evitará a contração de uma dívida cheia de taxas e juros.

O momento certo para pedir um empréstimo empresarial geralmente é aquele onde não há outra alternativa para obtenção de recursos.

Além disso, estipule um prazo de retorno para o seu investimento. Imagine que a aplicação tem lucro previsto para 20 meses. Contudo, o empréstimo realizado para este investimento tem pagamento previsto para 15 meses. Em situações deste tipo, é bem provável que o crédito não valha a pena.

Em todo caso, porém, é interessante avaliar estes aspectos com um especialista financeiro. Analisando cada aspecto das suas contas e objetivos, ele poderá indicar o melhor modo de manter os lucros em dia.

De qualquer forma, são três os momentos interessantes para obter empréstimo empresarial: para financiamento do capital de giro, para expansão do negócio e para o pagamento de uma dívida.

O momento certo para pedir um empréstimo empresarial

1. Financiamento do capital de giro

O capital de giro é o dinheiro necessário para manter a empresa funcionando. Ou seja, os valores servem tanto para o pagamento dos funcionários, quanto para a compra de uma nova máquina, por exemplo.

Obter este capital é simples, especialmente porque os bancos costumam possuir uma linha de crédito específica para ele. Logo, se os lucros mensais da empresa não forem suficientes para mantê-la funcionando, é interessante obter o empréstimo empresarial.

Adquirir capital de giro só vale a pena se a projeção de lucros permitir o pagamento do empréstimo. Do contrário, o acúmulo de dívidas pode provocar o fechamento do negócio.

2. Expansão do negócio

Seja para expandir um local ou uma produção já existente, seja para a abertura de uma filial. Se os valores em caixa não são suficientes para o investimento, o empréstimo pode ser ótima alternativa.

No entanto, é fundamental estabelecer uma estratégia detalhada de negócio. Do contrário, a expansão da companhia pode resultar em sua derrocada.

3. Pagamento de juros

Existem dívidas que possuem altos juros, e pagá-los pode prejudicar a saúde financeira da empresa. Nesses casos, pode ser bastante vantajoso contrair um empréstimo e quitar a dívida existente.

Isso, é claro, apenas se o novo crédito tiver CET (Custo Efetivo Total) mais barato. Assim, sua empresa poderá economizar no pagamento do débito.

4. Como pedir um empréstimo?

Geralmente, ao conceder um empréstimo empresarial o banco solicita o plano de negócios da companhia. Ao mesmo tempo, requisita sua declaração de imposto de renda e demonstrativos fiscais do negócio.

O consumidor, por outro lado, precisa verificar todas as taxas, condições, prazos e exigências de cada financeira. Assim, poderá escolher a que melhor atende aos seus objetivos, mas sem comprometer o orçamento de seu negócio.

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