Powered by Rock Convert

Se nas finanças pessoais, os empréstimos geralmente significam algo ruim, no caso das empresas, isso é bem diferente. A obtenção de crédito pode alavancar o resultado da firma e aumentar muito os lucros de seu proprietário. Contudo, os empréstimos só são concedidos a empresas que demonstram capacidade de pagamento.

Os diferentes tipos de empréstimos tem vantagens e desvantagens. É importante conhecer todos para tomar a melhor decisão para você e sua empresa. Quer entender mais sobre o Empréstimo empresarial? Crédito para empresas? Você pode ou não ter? Leia: Empréstimo para empresa: Como funciona? O que é?

Daí vem a importância de se organizar a empresa para receber a forma mais nova, mais eficiente e mais barata de crédito, o empréstimo online. Neste artigo, vamos dar algumas dicas práticas sobre como organizar sua empresa para receber um empréstimo online.

Organize sua receita

A primeira coisa que deve ser feita, é organizar as receitas da empresa. Quem empresta dinheiro, quer saber o quanto entra e o quanto sai da organização. É através destes dados que o credor terá uma ideia da viabilidade do negócio. Tenha sempre a mão os valores das margens bruta e líquida, eles são importantes para provar que a empresa é saudável.

A organização da receita através de balancetes de controle servirá como referência para o analista de crédito. É importante que a companhia tenha um histórico de faturamento estável ou crescente, isso favorece e barateia o crédito. Empresas que estão com margens baixas, tendem a ser mais arriscadas, por isso, o crédito é mais caro.

Faça o controle de custos da sua empresa

O controle de custos pode ser obtido através de um rigoroso processo de montagem do fluxo de caixa. Os balancetes não precisam ser sofisticados, feitos por softwares ou especialistas em finanças, basta que sejam claros e verdadeiros. A metodologia de apuração precisa ser de simples identificação e a confrontação com os extratos bancários também deve ser facilitada.

O controle de custos envolve também um inventário de estoques atualizado, bem como uma listagem das despesas não operacionais. Muitas companhias apresentam um forte controle sobre os custos diretos, mas acabam não dando muita atenção aos indiretos. Este tipo de despesa, reduz bastante a margem líquida e deve ser bem registrada, uma vez que não ocorre recorrentemente.

Entenda seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa da empresa é a principal informação a ser apresentada à instituição que fará o empréstimo online. Através dele, o analista de crédito saberá qual é a capacidade de pagamento da empresa.

Um fluxo de caixa pode ser montado de acordo com o seguinte esquema:

Fluxo de Caixa Total do Exercício

(+) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais

(+) Lucro Líquido do Exercício

(+) Depreciação

(-) Receitas Financeiras

(+) Despesas Financeiras

(+) Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento

(+) Operações de Crédito

(+) Venda de Ativos de Capital (máquinas, terrenos, etc.)

(-) Compra de Ativo de Capital (máquinas, terrenos, etc.)

(+) Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento

(+) Integralização de Capital

(+) Depósitos à Vista

(=) Fluxo de Caixa Total do Exercício

No esquema exposto, cada uma das linhas será contabilizada para formar um dos fluxos de caixa, os quais serão somados para formar o fluxo de caixa total do exercício.

Empresas saudáveis, apresentam fluxo de caixa crescente, especialmente o fluxo de caixa operacional (FCO). O FCO corresponde ao caixa gerado apenas pelas operações da empresa, sem a interferência de questões externas. Se o FCO está estável ou crescendo, a empresa está indo bem e pode pagar pelo empréstimo solicitado.

Solicite exatamente o valor que sua empresa precisa

Uma coisa muito importante ao preparar a empresa para receber um empréstimo online é a questão do valor. Ele deve ser exatamente aquilo que a empresa necessita, evite solicitar recursos para vários projetos simultâneos. Não se deve também, solicitar valores excessivos, lembre-se de que os juros são proporcionais à quantidade solicitada.

Organize toda a documentação necessária

Os documentos da empresa são muito importantes na hora da solicitação, tê-los à mão, agiliza e facilita o processo. Além dos dados financeiros citados nos tópicos anteriores, a instituição precisará dos documentos de registro da empresa.

Os principais documentos são a ficha de CNPJ, cadastro estadual, municipal, contrato social, comprovantes de endereço, bancários e etc. Quando o cadastro inicial for realizado no site da instituição, todas as informações sobre documentação serão fornecidas.

Responda a todos os questionamentos com o máximo de transparência possível

Outra questão que pode acelerar muito o processo de liberação de um empréstimo online é a transparência das informações. Caso tudo esteja claro e não haja indícios de obscuridade, o analista poderá liberar tudo mais rapidamente. Contudo, se os dados não forem exatamente o que a instituição procura, pode ser que a burocracia acabe pesando na concessão do crédito.

Como exemplo, é interessante fornecer os extratos bancários que comprovem os dados dos balancetes. Outra coisa que agiliza o processo são as certidões do tipo “nada consta”, elas ajudam muito a instituição financeira na avaliação do pedido.

Algo que todos devem ter em mente, é que hoje em dia, nada está oculto. A internet permite o acesso instantâneo a todo tipo de informação. Os sites dos serviços de proteção ao crédito transmitem dados em tempo real, bem como os sistemas de protesto. Quaisquer informações obscuras, não se sustentarão sob a análise de um bom profissional de finanças. Apenas atrasarão o processo.

Confira se há algum protesto contra sua empresa

Antes de solicitar o empréstimo online, confira se há algum protesto contra a sua empresa. Pode ser que alguma conta não foi paga ou até uma pequena tarifa, o que acabou gerando um protesto. Os cartórios de protesto divulgam a lista das empresas com restrições, os serviços de proteção ao crédito privado também divulgam.

A conferência do protesto antes de solicitar o empréstimo é importante para que o tempo seja poupado. Se todas as informações batem e a empresa está com o “nome limpo”, tudo ocorrerá muito rapidamente.

Conclusão

A obtenção de empréstimos online é um processo simplificado, simples e bastante objetivo. Toda a burocracia dos bancos tradicionais foi substituída por sistemas amigáveis e profissionais velozes. As fintechs tomaram o lugar de muitos bancos e vão continuar fazendo isso nos próximos anos. Por isso, atente-se às muitas vantagens que este tipo de operação pode oferecer.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares