Powered by Rock Convert

O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é um cadastro obrigatório direcionado às empresas ou equivalentes, como os MEIs (microempreendedores individuais), pois quando uma empresa é criada ele ganha personalidade jurídica própria. Da mesma forma que o CPF identifica uma pessoa o cadastro de pessoa jurídica identifica uma empresa perante a Receita Federal.

Como ele é um cadastro de empresas, o CNPJ possui diversas informações referente a elas como, data de abertura, descrição da atividade econômica, natureza jurídica, verificação da situação cadastral e outras informações do interesse da União, dos Estados, do Distrito federal e dos municípios.

Apesar do grande excesso de burocracia do setor público, temos a possibilidade de consultar estas informações online. O que facilita e muito atualmente a realização de centenas de processos que antes da era informacional não eram possíveis de ser feitos tão rapidamente.

Consultando o CNPJ pela internet

A primeira coisa que você precisará fazer é consultar a página do cartão CNPJ, que é justamente um comprovante que demonstra que a empresa está devidamente registrada nos órgão cabíveis e que pode responder financeira e juridicamente por seus atos. Para fazer essa consulta você deve acessar o site da Receita Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.

Confira a imagem abaixo:

Reprodução

No espaço CNPJ, como a imagem sugere você digitará os números referente ao cadastro da empresa que será consultada. Geralmente a configuração dos números têm 14 dígitos, sendo que os dois últimos se referem a empresa que pode ser matriz ou filial. Se o esses últimos números forem 01 a empresa é matriz e se for 02 a empresa será uma filial e assim sucessivamente, conforme a empresa abrir filiais.

Depois de digitar click na caixa de verificação captcha selecione as imagens conforme pedido e o seu acesso será validado. Após isso click em consultar e poderá ver os dados da empresas no cartão. Caso queira também poderá imprimir uma via.

Independente se você irá trabalhar, negociar ou até mesmo abrir uma empresa é importantíssimo que você esteja sempre informado a respeito desses dados, caso elas não estejam em dia a empresa em questão não conseguirá comercializar, participar de licitações, emitir notas fiscais através do seu certificado digital e ainda poderá pagar multas até que regularize a situação. Sem o certificado digital a empresa ficará impossibilitada de acessar diversos sistemas online que necessitam dessa chave de acesso.

Dados da empresa

  • Número do CNPJ
  • Data de abertura
  • Razão social (pode ser igual o nome fantasia, mas geralmente é o mesmo nome do responsável pela empresa)
  • Nome fantasia (Nome comercial atribuído a empresa)
  • Código e descrição da atividade econômica principal e secundária (CNAE) (tipo de ramo realizado pela empresa)
  • Código e a descrição da natureza jurídica (Se é uma MEI, ME, EPP, LTDA ou S.A)
  • Endereço
  • E-mail do responsável
  • Telefone
  • Situação cadastral (se está ativa ou não)
  • Motivo da situação cadastral.

Agora que você está ciente da importância e das informações referente ao cadastro de pessoas jurídicas, já pode acessar as informações das empresas que tiver interesse.

Afinal é essencial que saibamos não apenas para gerenciar um negócio, como também para verificarmos a credibilidade de alguma empresa.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares