Powered by Rock Convert

Você sabia que já é possível atualizar os dados do seu CPF pela Web? É um novo serviço oferecido pela Receita Federal para facilitar a vida do cidadão. Então, saiba aqui como atualizar os dados do CPF pela internet!

E o melhor, esse serviço fica disponível 24h por dia, incluindo feriados e finais de semana. O novo serviço pode ser usado por todos os brasileiros ou estrangeiro que moram no país. Além disso, pessoas de todas as idades também podem utilizar esse serviço para atualizar os dados do CPF pela internet.

O serviço é totalmente gratuito e a Receita Federal do Brasil prevê que mais 190 milhões de cidadãos vão utilizar essa facilidade.

Como atualizar os dados do CPF pela internet

Se você está precisando atualizar o seu CPF já pode fazer o procedimento pela internet. É possível, pelo site, atualizar qualquer dado vinculado ao seu CPF, como endereço, telefone ou mesmo nome. Para ter acesso ao sistema de atualização, o cidadão deve acessar o link.

Mas vale ressaltar que o serviço de atualização de dados de CPF presencialmente ainda continua funcionando e é feito em unidades dos Correios ou agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Porém, nesse caso, o serviço cobra uma tarifa de R$ 7 pela atualização dos dados do CPF.

A Receita Federal também passou a disponibilizar, desde o mês de janeiro, novos modelos de Comprovantes de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF.

Um deles é o QR Code – um modelo de cartão composto por vários códigos em formato de barrinhas que se encostado em um dispositivo específico fornece todas as informações contidas neles. No caso do QR Code serão fornecidas informações sobre o número do CPF, nome do cidadão, endereço e telefone. Quem quiser poderá emitir esse comprovante por meio do site da Receita Federal. A instituição prevê que mais de 192 mil cidadãos possam usar esse serviço.

Saiba como atualizar o CPF pela internet

Quais são as vantagens de ter o CPF Com QR CODE?

Umas das vantagens é a simplicidade no processo de verificação de veracidade do comprovante. Isso porque a Receita Federal conta com um sistema de Autenticidade do Comprovante de Inscrição e da Situação cadastral em site, mas no dia a dia ele é muito pouco usado por alguns motivos:

  • exige que os dados do documento (NI CPF, Código de Controle, data da Emissão e Hora da Emissão) sejam informados na íntegra para validação;
  • os cidadãos utilizam cada vez mais a Internet por meio de dispositivos móveis.

Outra vantagem é a melhoria no ambiente de negócios. Por exemplo, em bancos, empresas e instituições públicas, a autenticidade do documento CPF é obrigatória, como previsto no artº 4º da IN RFB 1.548/2015. Melhoria no ambiente de negócios – Em bancos, empresas públicas e privadas, a confirmação da autenticidade do documento CPF apresentado é uma obrigatoriedade prevista no art. 4º da IN RFB 1.548/2015. Porém, isso normalmente não é feito devido ao tempo que se perde para fazer tal conferência.

Porém, com a implantação do QR CODE no CPF esse processo de confirmação do CPF será muito fácil mais de ser feito quando preciso.

O QR CODE reduz também o risco de fraude. Os dados do CPF com o sistema são validados em tempo real, diretamente na base da Receita Federal. Qualquer divergência será prontamente indicada.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares