Powered by Rock Convert

Manter as contas organizadas do que se tem para receber e pagar é uma tarefa muito difícil para muitas pessoas. E isso traz inúmeros malefícios, pois a vida financeira fica desorganizada.

Fique tranquilo, aqui abordaremos algumas dicas para que você ter um controle maior de suas contas e não ficar mais perdidos em meio delas. Veja como organizar suas contas a pagar e a receber de forma simples e rápida:

1) Evite o parcelamento do cartão de crédito

Se você acabou se enrolando com o cartão de crédito, há um valor alto de fatura para pagar e você não tem o dinheiro, evite o parcelamento da fatura. Informe-se sobre empréstimos pessoais ou empréstimos consignados no seu banco, pois esses tipos de empréstimos acabam tendo juros bem menores do que os que você pagará se parcelar a fatura diretamente com a operadora do cartão de crédito.

2) Faça uma planilha mensal

Não tem como fugir das planilhas para se organizar. Nessa planilha você deve inserir todas as contas que tem a receber e a pagar, portanto tenha duas. Vá preenchendo as planilhas conforme apareçam mais contas a pagar e receber.

Na planilha, anote as datas da conta, o tipo e o valor. Isso facilitará a visualização.

Você pode até mesmo contar com gerenciadores automatizados gratuitos. São muitos que existem na internet e podem te ajudar na tarefa de organizar as contas – depois daremos dicas de quais são esses aplicativos automatizados.

3) Guarde dinheiro para comprar as coisas à vista

O parcelamento de compras, em muitos casos, acaba contribuindo para que a pessoa faça novas dívidas, visto que o pagamento em pequenas parcelas cria a ilusão de facilidade no pagamento, prejudicando você de se livrar das dívidas e organizar a vida financeira.

Em muitos casos, as pessoas não se dão conta de que, se somarem todas as pequenas parcelas, terão um valor bem grande de dívida para pagar por mês. Além disso, o pagamento à vista e em dinheiro possibilita a negociação de descontos.

4) Revise todas as suas contas

Faça uma revisão das contas que tem para receber e pagar. E se o saldo ficar no negativo, procure despesas que possa abrir mão por algum tempo até a conta fechar. Afinal o controle financeiro também serve para você sair do vermelho.

Revise sempre a planilha e faça uma marca na despesa que já foi paga ou no ganho que jjá foi recebido. E caso perceba que deixar escapar algum gasto, faça o pagamento o quanto a antes.

O mesmo vale para ganhos não recebidos. Entre em contato com o credor e faça a cobrança. As planilhas ajudam muito nesse tipo de controle.

5) Negocie para se livrar das dívidas e organizar a vida financeira

Muitas pessoas acabam ficando desanimadas quando estão endividadas e acabam simplesmente deixando as dívidas rolar. Isso é um erro, porque os juros tendem a deixar a dívida cada vez maior.

Além disso, a pessoa receberá restrições em seu nome e ficará registrada como um mau pagador, podendo ter diversos problemas em decorrência disso. Portanto, o quanto antes for possível, negocie para se livrar das dívidas e organizar a sua vida financeira. Em muitos casos é possível conseguir alguns descontos nos juros e parcelamentos mais flexíveis, para que você possa quitar tudo e ficar tranquilo.

6) Priorize algumas contas

A primeira coisa que você deve fazer ao receber os seus rendimentos é priorizar contas indispensáveis como o seu dia a dia, como: aluguel, estudos, conta de água, de luz e outras. E não esqueça de marcar na planilha que elas já estão em dia. Outras contas podem esperar a data de vencimento, como academia, empréstimos, cartões de créditos e outras.

7) Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência consiste em um montante de dinheiro reservado exclusivamente para arcar com despesas emergenciais e imprevistos que possam ocorrer. Procure guardar uma quantia mensal de dinheiro para essa finalidade, e deixá-la guardada somente para casos em que seja realmente necessário usar esse dinheiro.

8) Contas a receber

Essa parte é igualmente importante – tanto quanto as contas para pagar. Se você observou que não recebeu algum crédito que teria de ser depósito, não excite em cobrar. Nunca deixa passar em branco!

Powered by Rock Convert

9) Tenha um controle financeiro efetivo para se livrar das dívidas e organizar a vida financeira

Criar uma planilha para controlar as suas finanças é fundamental para ter uma visão clara das suas receitas e despesas. Além disso, ela é super importante para te ajudar a ver onde você está gastando o seu dinheiro, além de abrir perspectivas sobre possíveis investimentos e oportunidades de aproveitar o seu dinheiro da melhor forma.

10) Entenda a importância de se livrar das dívidas e organizar a vida financeira

Estar ciente da importância de cuidar bem do dinheiro é fundamental para que você fique determinado a controlar seus gastos e apertar o cinto para controlar a situação. Pense na tranquilidade de ter dinheiro quando precisar, dormir tranquilo por não ter contas atrasadas e poder adquirir coisas que precisar sem preocupação. Pense em tudo isso como motivação para reverter a sua situação.

Sites e aplicativos para você gerenciar melhor seus gastos e recebimentos

Se você prefere não fazer planilhas na mão, saiba que já existem diversos sites e apps que permitem controlar melhor as finanças pessoais. Alguns são gratuitos e outros são pagos, mas não costumam ser caros.

Eles contam com ferramentas interessantes, que possibilita que você tenha mais controle ainda das suas contas. Alguns fazem até download do seu extrato bancário e outros enviam mensagens quando há contas próximas de vencer. Conheça alguns deles.

– Tippz;

– Calcular Financiamento;

– Bill Reminder;

– Orçamento Inteligente.;

– Organizze;

– Money Wise;

– Money Care;

– Minhas Economias.

– Mobilis;

– Finance;

– GuiaBolso;

– Toshl Finance.

Powered by Rock Convert

Comentários