Powered by Rock Convert

No dia-a-dia, é muito fácil que não pensemos de forma mais ampla, por isso, acabamos fazendo pequenos gastos que, no final do mês, se transformam num montante assustador. Principalmente quando fazemos essas pequenas compras no cartão de crédito. Por isso, controlar os gastos diários é de extrema importância.

E é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Uma das ferramentas mais usadas para organização da vida financeira é a planilha, a maioria das pessoas costumam fazer planilhas mensais, mas uma tabela de gastos diários também é uma boa ideia, principalmente para aqueles que acabam estourando o orçamento no final do mês se não entendem como isso pode ter acontecido, além de que caso você tenha renda irregular também pode controlar seus gastos.

Saiba também o porque é importante ter uma educação financeira em dia, e bons motivos para se organizar com seu dinheiro.

Por que controlar seus gastos diariamente?

Você já aconteceu de você pegar sua fatura do cartão de crédito e ficar sem entender como aqueles pequenos valores podem ter se transformados num total tão alto? Já quebrou a cabeça tentando descobrir que compra foi aquela que parece debitada na sua conta ou inserida na fatura do seu cartão? Bem, todos esses problemas podem ser resolvidos se você passar a realizar o controle diário dos seus gastos.

Além disso, a realização do controle diário dos seus gastos também permite que você identifique onde estão suas principais despesas. Você vai entender com o que está gastando mais e, a partir disso, determinar se pode realizar determinados cortes e mudanças nos seus hábitos de compra para que consiga equilibrar suas contas e até mesmo começar a poupar algum dinheiro.

Powered by Rock Convert

Como fazer uma tabela de gastos diários do Excel?

Agora que já falamos sobre todas as vantagens que um controle de gastos diários podem trazer, vamos mostrar como fazer uma tabela de gastos diários no excel. Confira o passo-a-passo:

  1.  Para começar você vai precisar de um computador com Excel. Plataformas como smartphones podem ser usadas para acompanhamento, mas na hora de criar a planilha opte pelo computador, ele irá facilitar o uso das fórmulas para deixar tudo automático na sua tabela;
  2.  Crie uma nova planilha em branco no excel. Para fazer isso basta clicar no ícone do programa e na opção “planilha em branco”. Essa será sua base para a tabela de controle diário;
  3. Crie uma primeira coluna com o nome “gastos” ou “despesas”. Nessa coluna serão incluídos os títulos de cada gasto. Explicamos melhor isso no passo 6;
  4. Crie a segunda coluna com o título “segunda-feira” e continue fazendo novas colunas, uma para cada dia da semana. Você pode decidir por manter uma visualização semanal ou mensal (com datas, por exemplo, 19/10, 20/10…);
  5. A última coluna, depois da coluna “Domingo”, deve ser a coluna do total (que pode ser semanal ou mensal, conforme sua escolha);
  6. Volte para a coluna gastos e vá incluindo os gastos diários. Você pode colocar, por exemplo, almoço, gorjetas, estacionamento, gasolina, padaria, etc. O importante é que você anote tudo. É claro que nem todos os dias teremos os mesmos gastos, mas no dia seguinte é só colocar um “0” ou deixar um espaço vazio nos gastos que não se repetem naquele dia;
  7.  Na última linha da coluna gastos, você deve incluir o campo “total diário” e criar a autosoma com base nos gastos do dia, assim, na medida que vá incluindo os gastos em cada dia, verá no final o total de dinheiro gasto naquele dia.

Confira um exemplo bem simplificado:

GASTOS SEG TER QUA QUIN SEX SAB DOM TOTAL

SEMANAL

GASOLINA 20,00 0 20,00 0 20,00 0 20,00 80,00
ALMOÇO 12,00 12,00 12,00 12,00 12,00 12,00 0 72,00
CAFÉ 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 0 30,00
TOTAL DIÁRIO 37,00 19,00 37,00 37,00 37,00 17,00 20,00 182,00

Sendo assim, concluímos destacando que as planilhas financeiras podem ser grandes aliadas no controle financeiro diário e também dos gastos familiares.

Com seus gastos diários em mãos, você pode analisar o que anda comprando e fazer os cortes que julgar necessário para conseguir organizar suas finanças até em tempos de crise.

Além da planilha de gastos diários, é ainda interessante que você tenha uma planilha de gastos mensais e que inclua nesta segunda planilha uma sessão para o total dos gastos diários, que devem ser somados com as suas faturas de cartão, aluguel e outras dívidas maiores.

Como fazer um controle diário de despesas a partir de planilhas?

Para quem está começando a controlar os gastos, uma planilha de gastos diários e/ou gastos domésticos pode ser a melhor opção. Além dos benefícios que já destacamos, você gasta apenas alguns minutos do seu fim de dia para atualizar sua planilha, e fazer isso diariamente permite que você consiga lembrar exatamente o que gastou no decorrer do dia.

Adicione todos os valores gastos, mesmo as menores coisas. Normalmente, são justamente os gastos pequenos que acabam fazendo com que seu orçamento fique no vermelho ou que não consiga juntar dinheiro.

Você pode fazer esse acompanhamento até mesmo numa caderneta qualquer, mas uma planilha vai te ajudar a visualizar melhor as coisas. Além disso, a ferramenta do windows, o Excel, permite que você não precise fazer contas, dando os resultados automaticamente uma vez que a planilha seja configurada.

Separe uma quantia para quitação de dívidas e poupança

Ao criar uma planilha de controle financeiro é bom sempre lembrar dos investimentos e dos valores separados para poder quitar as dívidas. O correto seria separar pelo menos 15% da renda mensal para aplicar em investimento, e caso se você tenha dívidas, aplique essa quantia na quitação delas o mais rápido possível. Se acaso sua conta tiver no azul e suas dívidas em dia, faça uma reserva de emergência ou invista a quantia determinada.

Opte por planilha de controle financeiro

Escolha um modelo de planilha de controle para começar a gerenciar seu dinheiro. Existem na internet modelos exclusivos gratuitos e pagos para controlar suas finanças, que importam até de forma automática as transações de contas e de cartão de crédito, com uma versão completa para aqueles que não gostam de anotar cada gasto. Existem modelos para investidores com áreas exclusivas para Tesouro Direto, Ações de Previdência Privada, entre outras características.

Mas por quê baixar planilhas de controle financeiro prontas? Simples, aqui nós também explicamos.

Escolha uma planilha adequada às suas necessidades

Uma planilha de controle financeiro ideal é aquela que condiz com seu estilo de vida e que atende às suas necessidades. Uma planilha automatizada e online é algo perfeito principalmente para quem não tem tempo para fazer esse gerenciamento. Com um planejamento de atualização automática, ela pode ser verificada até pelo celular.

As planilhas mais simples são melhores para quem não tem muita habilidade com fórmulas do Excel e matemáticas, e as planilhas mais avançada, acabam exigindo mais tempo e dedicação para o controle das finanças.

A planilha diária registra os mesmos consumos, e permite uma identificação maior de despesas pequenas que desequilibram o orçamento. Independentemente do modelo de planilha escolhido por você, ela é a principal aliada para gerenciar seus gastos. Escolha sempre uma adequada a sua necessidade e dê um passo à frente no controle do seu dinheiro. Caso contrário você pode também contratar um consultor financeiro pessoal, dessa forma, você também terá tudo em dia com a ajuda de um especialista caso você não tenha tempo de montar sua própria planilha.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares