Seu negócio não vai prosperar se você não vender. E você só vai vender se tiver clientes. Óbvio não?
Mas às vezes esta parece ser a parte mais difícil. Não adianta ter um excelente produto, o menor preço, e não ter para quem vender.
Vamos dar 5 dicas para chamar mais clientes para o seu negócio.
Atrair, Reter e Fidelizar
A captação de clientes é um desafio constante.
É preciso atrair o cliente, fazer com que visite a loja e se interesse pelos produtos.
Além disso, também é preciso reter e fidelizar o cliente. Isto significa fazer com que ele goste da nossa loja, compre, sinta-se satisfeito(a) e volte para comprar mais.
Não é uma tarefa fácil. Mas algumas ações podem ajudar.
1) Capriche na vitrine e fachada
Uma loja tem que ser convidativa. Deve-se ter uma preocupação com a vitrine e / ou fachada. Ninguém vai se sentir tentado a entrar em uma loja com aspecto sujo, mal cuidado, com fiação exposta ou aparência de que está caindo aos pedaços. Aqui vale a pena um investimento. No caso da vitrine, tome cuidado com a poluição visual. Coloque seus produtos de destaque, exponha um mix com variados produtos e preços e destaque as promoções. Mesmo que a loja não tenha vitrine, vale o mesmo cuidado nos expositores internos. Nada de bagunça e produtos empilhados e empoeirados.
2) Use as mídias sociais
Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp, YouTube, as redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Você pode usá-las como ferramentas poderosas de divulgação de sua loja e sua marca e atrair mais clientes. Divulgue seus produtos, ofereça promoções, destaque as ofertas, faça das mídias sociais um canal de comunicação, uma linha direta com sua clientela. Saiba utilizar a tecnologia a seu favor da mesma maneira que você a utiliza para receber suas vendas com as maquininhas de cartão.
3) Ofertas, descontos e promoções
A maneira mais eficiente de fisgar um cliente é pelo bolso. Ofereça descontos para quem levar quantidades maiores. Faça promoções tentadoras. Seja ousado e tenha uma política de descontos agressiva. Nada de descontos insignificantes, o cliente sente quando pesa no bolso seja para mais ou para menos. Tenha uma política de preços específica para fidelizar clientes, incluindo formas de pagamento com parcelas diferenciadas. Mas atenção: não adianta sair por aí dando desconto a torto e a direito, é preciso ter uma política de preços, saiba quais são os custos e margens, qual o preço mínimo que pode ser praticado. Oferecer desconto sem fazer estes cálculos é prejuízo na certa.
4) Destaque-se na multidão
É pouco provável que os produtos que você vende só existam na sua loja. Muitas vezes, bastam alguns passos para o cliente encontrar um concorrente. Você tem que trabalhar para que o cliente tenha uma memória positiva de sua empresa. Além dos itens que já destacamos acima (vitrine e fachada, mídias sociais e política de preços) desenvolva uma estratégia para destacar a sua marca, o nome da sua loja. Comece escolhendo um nome de fácil memorização e associação. Se possível, ofereça embalagens com seu nome e endereço ou cartões de visita. Como quem não é visto não é lembrado, crie campanhas de publicidade. Muitas vezes, uma campanha local, no bairro em que você está localizado, já é o suficiente.
Além disso, o fato de o cliente permanecer com você é um sinal de que está satisfeito com seu produto, possibilitando até que ele faça novas indicações e atraia mais consumidores para você. Viu só quantas vantagens? Se você quer que os negócios fechados continuem rendendo frutos, confira abaixo 10 recomendações para garantir a retenção de clientes e o sucesso do seu negócio.
5) Tenha um atendimento exemplar
Seja prestativo, resolva todas as dúvidas dos seus clientes, e mantenha sempre a cordialidade (mesmo nos casos em que a pessoa do outro lado subir o tom de voz). Esse tratamento será um chamariz para novas compras ou contratações.
6) Demonstre o seu valor
Para garantir que o cliente continue escolhendo você, é preciso que ele enxergue que a sua oferta é mais atraente do que a da concorrência. E aqui não se fala exatamente de preço, mas de quão bem seu produto atende às necessidades do comprador.
7) Continue inovando
Buscar novas formas de satisfazer e resolver os problemas do seu cliente é fundamental. Para isso, esteja com as antenas ligadas para o que é tendência no mercado, fazendo os ajustes que forem necessários nos seus produtos ou serviços. Se a sua oferta for ultrapassada, ele vai sair em busca de algo mais atual.
8) Mantenha a qualidade
Realize investimentos constantes para garantir que o seu produto seja o melhor do mercado no seu segmento. Quem compra com você desde o início da sua operação merece ter acesso a bens com durabilidade e bom desempenho.
9) Faça a gestão de relacionamento com cliente
Organize os dados pessoais e hábitos de compra de seu consumidor. Isso servirá de base para a elaboração de propostas personalizadas e ofertas em épocas nas quais ele estará mais propenso a comprar de você.
10) Mantenha contato com seus consumidores
Com base nas informações das planilhas de gestão de relacionamento, estabeleça um canal de comunicação voltado para seus clientes. Atualize-os sobre suas novidades e demonstre que você se importa com eles, os parabenizando com mensagens de aniversário, por exemplo.
11) Tenha ouvidos atentos
Acompanhe de perto a experiência de seu cliente com a sua marca, verificando qualquer insatisfação e buscando resolvê-la prontamente. Ele precisa sentir que você deseja a continuidade da relação. Caixinhas de sugestões e pesquisa de satisfação são ótimas ferramentas.
12) Ajuste processos, para facilitar a vida do cliente
Processos precisam ser efetivos e eficazes. Se qualquer etapa representar travas para o bom andamento da compra/serviço, considere a possibilidade de reformulá-la, mantendo a ordem na casa e otimizando o dia a dia do cliente.
13) Atinja o encantamento
Não basta ser bom, é preciso ser fantástico, surpreendendo o cliente a cada dia e relembrando os motivos que o fizeram escolher o seu produto. Essa conquista constante vai manter a sua marca na lembrança do consumidor e incentivar a vontade dele comprar outras vezes com você.
14) Recompense a fidelidade
Pense em maneiras de reconhecer o cliente pela longa parceria, oferecendo benefícios exclusivos para quem negocia com você frequentemente. Condições de pagamento vantajosas, na maioria das vezes, nem vão impactar o seu fluxo de caixa, mas podem fazer toda a diferença para o seu cliente. A distribuição de brindes e a concessão de desconto também podem ser vistas com bons olhos.