Powered by Rock Convert

Em todos os cálculos financeiros sempre existem as adições e as subtrações, sejam esses cálculos referentes às finanças pessoais, referentes ao balanço financeiro de uma empresa ou até mesmo ao controle de uma conta corrente, enfim, sempre será necessário incluir todo recurso que entra e todo recurso que sai, para que o cálculo demonstre claramente como se confrontam as receitas e despesas orçamentárias, e chegar em um saldo realista.

O que significa contas a receber?

Aos valores que saem, ou seja, valores retirados do cálculo, dá-se o nome de débitos ou despesas. Já os valores que entram, ou seja, os valores acrescentados são denominados créditos ou receitas. Logo, o cálculo que resulta nesses acréscimos e deduções é denominado contas a receber, visto que o resultado final de tudo, ou seja, a receita menos os valores que são denominados despesas, resultam no valor de saldo total.

No caso de as receitas não superarem as despesas, o resultado pode inclusive, ser negativo, o que demonstra que o quando financeiro não está equilibrado, mas sim, ruim, e que será necessária alguma ação para revertê-lo.

Há de se tomar cuidado com a má gestão financeira, para não acabar coVocê sabe o que significa contas a receber?m o saldo no vermelho.

Como funciona

É simples de entender o conceito desse cálculo, pois, se houver um controle financeiro eficaz, você conseguirá avaliar como o seu capital girou anteriormente e, também, como está girando no momento. Além disso, é possível inclusive estimar o capital futuro, e se preparar para possíveis investimentos ou despesas em potencial, garantindo assim, maior controle financeiro.

Com essa gestão, é possível identificar possíveis riscos e despesas desnecessárias, além de alternativas de renda a partir do remanejamento de aplicações e outros ganhos. Portanto, para uma eficiente gestão financeira, tanto pessoal quanto em uma empresa, é necessário implantar alguns controles gerenciais, que forneçam embasamento de informações que possibilitem um planejamento efetivo de atividades e controle de resultados.
O controle de contas a receber fornece ainda, informações para tomada de decisões sobre os ativos mais importantes que a empresa dispõe, que são os créditos a receber originários de vendas a prazo, os quais, inclusive, necessitam uma atenção maior, pois, são imprescindíveis para a saúde financeira da empresa.

Para que serve esse controle

Manter esse controle financeiro atualizado continuamente, apoia o fornecimento de informações para tomada de decisões importantes ao negócio da empresa, pois, somente a saúde financeira fornece a segurança necessária, para que as estratégias possam ser corretamente definidas.

Powered by Rock Convert

Alguns exemplos de dados relevantes, provenientes dessa gestão financeira são:

– As datas previstas e o montante dos valores a receber, os descontos concedidos, bem como os juros recebidos;
– Obtenção de uma lista com a identificação dos clientes que são bons pagadores;
– O montante de receitas já vencidas e os períodos de atraso;
– Quais providências foram ou serão tomadas para a cobrança e o recebimento dos valores em atrasos;
– Identificar os principais clientes e o nível de concentração das vendas;
– Verificar tanto a qualidade, quanto a frequência das vendas;
– Acompanhamento e gestão dos pagamentos;
– Programação das ações para cobranças administrativas e judiciais;
– Fornecimento de informações para elaboração do fluxo de caixa;
– E até, conciliação contábil.

Acompanhar as contas a pagar e a receber contribuem significativamente para a sua saúde financeira.

E contas a pagar, o que significa?

As contas a pagar são os valores deduzidos do saldo de receitas. Ou seja, as contas a pagar, diferente das a receber, tratam-se dos valores que serão deduzidos do montante total, por despesas ou dívidas.

Enfim, com a tecnologia em alta hoje em dia, é possível utilizar diversos mecanismos que facilitam o seu controle financeiro, como programas específicos de computador ou até mesmo planilhas, que podem ser mantidas atualizadas a fim de controlar as finanças pessoais ou empresariais.

Vale lembrar que uma vida financeira saudável representa mais contas a receber do que contas a pagar.
Portanto, aproveite essa dica e fique atento a sua gestão financeira.

E você, costuma cuidar da sua saúde financeira? Deixe sua opinião e comentários aqui!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares