Powered by Rock Convert

Muitas vezes, quando menos se espera, o gás acaba. E passa um determinado tempo e você começa a perceber que está gastando mais do que gostaria e deveria com o gás. É bem provável que você não saiba o motivo desse gasto.

Com algumas dicas é possível economizar gás em casa e fazer a diferença no orçamento.

Um dos motivos para esse gasto com o gás pode ser o desperdício. Muitas pessoas não percebem, mas isso acontece com muita frequência e é preciso aprender a economizar. Pensando nisso, você vai encontrar dicas de como poupar na hora do consumo de gás.

Cuidado com o tamanho das panelas

Muitas pessoas não sabem, mas não é indicado que utilize uma panela pequena em uma boca grande do fogão. Muitas pessoas fazem isso acreditando que ganham tempo, mas não é bem assim. Como a boca é grande e não é o tamanho ideal para a panela, o fogo, muitas vezes, nem chega ao fundo do utensílio, já que escapa pelas laterais.

Sempre usar as tampas

Essa dica muitas pessoas sabem, mas quase não utilizam. É imprescindível que tampe a panela durante o cozimento. Essa atitude pode fazer com que gaste 2 vezes menos gás. Outro ponto positivo é referente ao sabor dos alimentos, quando você cozinha determinados produtos, eles podem ficar ainda mais saborosos.

Powered by Rock Convert

Use a panela de pressão

Muitas pessoas não gostam de usar a panela de pressão, isso porque se deve tomar muito cuidado pelo risco de explosão. Mas, se você realmente quer economizar gás, o uso da panela de pressão pode ser uma boa saída. Isso acontece porque ela cozinha mais rápido do que as outras panelas, o que faz que gaste menos gás.

Troque as panelas antigas

O ideal é que troque suas panelas antigas que estão com suas bases amassadas, muitas pessoas costumam ter esse tipo de utensílio em casa e não imaginam que podem gastar muito mais gás por esses defeitos. Com o apoio irregular, a panela não consegue encostar na grade do fogão por inteira , o que vai demorar ainda mais para o cozimento.

Abaixe o fogo

Se você precisa cozinhar algo utilizando água após ferver, como o macarrão, por exemplo, é preciso abaixar o fogo. Isso porque quando a água ferve não aumenta mais sua temperatura, ou seja, não tem motivos para deixá-la em fogo alto. Na realidade, não influencia se o fogo estiver baixo, médio ou então alto. Lembre-se: quanto mais alto manter a chama, mas gasto de gás você terá.

De olho no fogo

Sempre fique atenta a cor da chama. Sua cor correta é azulada. Repare também se o fundo da sua panela não está manchando. Quando isso acontece e a cor da chama estiver amarela, é porque os queimadores do seu fogão estão desregulados e, com certeza, estão fazendo com que gaste ainda mais o gás.

Muitas pessoas não percebem a diferença no bolso com a economia mensal do gás.

É importante pensar que a economia em qualquer situação pode ajudar a melhorar o seu orçamento familiar e até mesmo atingir metas que podem parecer um pouco distante. Mesmo que todo mês seja R$ 10,00 de economia, quando contabilizar todos os meses por ano vai perceber a diferença no seu bolso.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares