Pensando em encerrar a sua conta bancária? Saiba quais os cuidados necessários para realizar o procedimento com sucesso.

Alguns cuidados ao encerrar uma conta.

A maioria dos bancos permite que seus clientes abram e fechem contas regularmente, sem problemas. No entanto, é preciso ter cuidado no encerramento das contas, pois muitos serviços de depósito e retirada são automatizados. Além disso, podem haver taxas ocultas ou adicionais que podem pegar o cliente de surpresa. Sendo assim, é interessante que você tome alguns cuidados para conseguir encerrar a sua conta com sucesso e evitar alguma dor de cabeça. Confira nossas dicas!

Qual é o procedimento para encerrar uma conta?

Para que seja possível encerrar a sua conta, é necessário que você não possua débito com o banco. Se, por exemplo, você usou o limite do cheque especial, é preciso realizar esse pagamento antes de solicitar o encerramento da conta.

Depois disso, é necessário formalizar a solicitação de encerramento de conta. Os bancos pedem para que os clientes façam o pedido por escrito, e é interessante que você peça uma cópia protocolada do pedido. O terceiro passo é devolver talões de cheque, cartões de crédito ou tokens que estejam com você.

Cuidados ao encerrar uma conta

Antes de seguir o procedimento indicado, confira nossas dicas para que o processo de encerramento da sua conta aconteça sem problemas.

#1 Verifique o saldo na conta que deseja fechar

Você deve saber exatamente o quanto de dinheiro existe em sua conta antes de iniciar o processo de encerramento. Tire um extrato bancário da sua conta online. Caso você ache que possa ter pagamentos pendentes ou cheques ainda não compensados, espere até o final do seu ciclo de conta mensal para verificar o saldo. É importante que você salve este documento, ele irá te ajudar se alguma dúvida ou problema surgir mais tarde.

#2 Não feche sua conta antes de criar uma nova

É indicado que você abra sua nova conta antes de fechar a antiga. Isso garante que você não perca nenhum depósito ou pagamento.

#3 Mude os dados bancários para pagamentos

Se o seu salário é depositado diretamente na sua conta, forneça ao seu empregador as novas informações da sua conta. O mesmo serve para qualquer outro tipo de pagamento que é depositado automaticamente na sua conta, como, por exemplo, benefícios ou pagamentos do governo. Outro valor que pode ser pago pela sua conta é a restituição de imposto de renda. Nesse caso, é necessário que você entre em contato com o Banco do Brasil informando a nova conta.

#4 Mude os dados bancários para débitos pré-autorizados

Se você paga as contas por débitos pré-autorizados, certifique-se de que todos esses serviços sejam cancelados na sua antiga conta e redirecionados para a nova. Isso é importante porque muitos bancos podem reabrir uma conta fechada se uma solicitação de pagamento entrar, e você provavelmente terá que pagar taxas de cheque especial se a sua conta estiver vazia.

Sugerimos que você revise os seus extratos bancários no último ano para determinar quais pagamentos automáticos são debitados da sua conta.

#5 Monitore suas contas com cuidado

Certifique-se de que tudo foi trocado e que sua nova conta está funcionando sem problemas. Confirme também se os cheques que você escreveu em sua conta antiga foram todos cobrados.

Prontinho! Seguindo essas dicas você consegue cancelar a sua conta e organizar a sua vida financeira no novo banco sem problemas.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Escrever comentário