Powered by Rock Convert

A Conta Poupança é um modo de guardar o seu dinheiro, com uma pequena rentabilidade mensal e sem taxas de manutenção. Vários bancos oferecem esse tipo de serviço e, em meio a todos eles, será que vale a pena abrir uma Poupança na Caixa? Confira aqui no Juros Baixos.

Está pensando em abrir Conta Corrente? Já escolheu o banco? Leia:

Sendo uma das formas mais recomendadas de guardar dinheiro, as contas poupança oferecem segurança e não exigem que seu nome não esteja negativado para abrir a mesma.

Interessado em abrir uma Conta Poupança? Então vamos conhecer um pouco mais sobre a Poupança da Caixa.

Será que a Caixa Econômica Federal é confiável? Saiba aqui.

Quais tipos de Conta Poupança existem na Caixa?

A Caixa possui algumas opções bem interessantes. São elas:

Poupança Comum

Não há necessidade de ser correntista no banco para abrir essa conta. É recomendada para aqueles que pretendem começar uma Poupança agora.

Poupança Simplificada

Pode ser aberta em qualquer uma das Unidades Lotéricas e correspondentes Caixa, tendo um limite de R$3 mil para depósitos. O limite só pode ser retirado em uma agência Caixa, e para realizar essa alteração você tem que estar com seus documentos pessoais e um comprovante de residência.

Poupança Integrada

É a Conta Poupança que é aberta assim que você abre uma Conta Corrente na Caixa. Nela, é possível realizar aplicações e resgates utilizando a Conta Corrente.

Poupança conjunta

A conta conjunta pode ser aberta inicialmente por duas pessoas acima de 18 anos, contanto que tenham todos os documentos necessários em mãos.

Documentos necessários para conta poupança conjunta: documento de identificação, comprovante de residência, CPF e comprovante de renda.

A conta poupança conjunta serve para ajudar a administração, transparência e planejamentos da dupla que iniciou este serviço de poupança, seja ela um casal, amigo, familiares, etc.

Ao abrir a conta conjunta, deve-se entender como funciona e quais os tipos em questão. Dependendo da instituição na qual você abrir a conta, há de escolher entre os dois tipos de conta poupança conjunta: uma conta solidário, ou simples. Com a conta poupança simples, é necessário a aprovação dos dois envolvidos na abertura da conta para realizar movimentações, saques, ou transações com o dinheiro da conta. Isso ajuda a precaver os envolvidos em caso de desentendimentos ou imprevistos, limitando a liberdade individual para manipular os valores em conta.

Powered by Rock Convert

Ao optar pela conta solidária, qualquer um dos titulares pode movimentar o valor em conta individualmente. Ou seja, qualquer valor que estiver em conta poderá ser gasto, retirado ou transferido, sem a aprovação do outro titular envolvido.

Como é calculado o rendimento mensal na Poupança da Caixa?

O cálculo realizado é baseado na taxa SELIC, sendo que, quando a mesma está igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento da Poupança é de 70% desta taxa mais a TR (taxa referencial).

Perguntas Frequentes sobre Poupança

  • Pode fazer a abertura com restrição no nome?

É um requisito para abrir a poupança estar com a situação cadastral do CPF regular, tanto do titular quanto o do representante legal, se for o caso.

  • Qual é o valor mínimo para abertura da poupança da Caixa? Há incidência de tributos?

Não há um valor mínimo, porém a conta com saldo zero e sem movimentação no período de 180 dias é encerrada automaticamente. Além disso, a poupança da Caixa é totalmente isenta de tributos

  • Qual a operação da conta poupança?

O número de operação de poupança é o 013.

  • Como desbloquear o cartão da conta que acabei de receber?

O cartão é desbloqueado automaticamente quando realizar a primeira utilização usando a senha que foi cadastrada na abertura da conta.​

  • Consigo abrir conta pela internet ou telefone?

Não é possível abrir uma Conta Poupança pela Internet ou telefone. Apenas em nas Agências Caixa e Correspondentes Caixa Aqui.

Temos um artigo interessante sobre bancos que aceitam abertura de conta pela internet! Saiba como abrir uma conta poupança online

Quais são os serviços oferecidos na Poupança da Caixa?

No pacote básico, que envolve a abertura de Conta Poupança, a Caixa oferece:

  • Direito a quatro saques por mês no caixa eletrônico ou no atendimento do banco;
  • Direito a duas transferências por mês para outra conta na Caixa (para DOC e TED, verificar as taxas cobradas pelo banco);
  • Direito a dois extratos mensais que informem a movimentação da conta nos últimos 30 dias, desde que você esteja e pelo menos um mês sem movimentar a conta. Caso contrário, esses extratos serão cobrados
  • Consultas gratuitas e ilimitadas pela internet;
  • Direito a um cartão para realizar movimentações na conta (tendo a segunda via gratuita, caso a primeira apresente problemas).

Reputação da Caixa no Reclame Aqui e no GBR (Guia dos Bancos Responsáveis)

No Reclame Aqui, a Caixa é avaliada como não recomendada, tendo:

  • 0% das reclamações atendidas;
  • 26,2% dos reclamadores dizendo que voltariam a fazer negócio com o banco;
  • 34,8% de índice de solução das reclamações;
  • Sem média de tempo de resposta;
  • 1.88 como nota final dos consumidores.

No GBR, o banco está em segundo lugar, empatado com o Banco do Brasil, com nota de 36%, possuindo destaque no tema “Inclusão Financeira”, por ser um banco federal que estimula o acesso de cidadãos com baixa renda e microempresários ao setor financeiro.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre abertura de Conta Poupança na Caixa? Então tire outras e acompanhe mais posts aqui no Juros Baixos!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário