Powered by Rock Convert

Quem começou a realizar investimentos agora certamente irá ouvir falar do CDI e sua taxa. Isso porque a taxa CDI é o principal referencial para investimentos em renda fixa. O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um documento que lastreia um empréstimo realizado entre bancos, para que não fechem o dia com o saldo negativo.

Mesmo se tratando de uma operação entre instituições financeiras, ela pode influenciar consideravelmente seus investimentos, já que a taxa de juros praticada nas transações interbancárias é utilizada como índice de rentabilidade. Por isso, acompanhar as oscilações dessa taxa é tão importante.  Saiba agora o que é CDI e qual a sua importância para o investidor!

O que é CDI?

A sigla CDI significa Certificado de Depósito Interbancário, que nada mais é do que um documento que lastreia um empréstimo feito entre instituições bancárias.  Ocorre que os bancos não podem fechar com saldo negativo. Para evitar isso, eles realizam transações interbancárias, nas quais fazem um empréstimo com outros bancos, pelo prazo de um dia.

Após esse período, a quantia é devolvida com juros e correção. Nesse sentido, a taxa CDI nada mais é do que uma média dos juros praticados nas transações interbancárias naquele dia.

Qual a diferença entre CDI e taxa CDI?

A pessoa física, por não se tratar de uma instituição bancária, não pode investir no CDI. Todavia, existem aplicações em renda fixa que utilizam a taxa CDI como referência. Dessa maneira, a variação na taxa CDI gera impactos imediatos nesses investimentos. Por essa razão, é importante acompanhar as variações na taxa CDI para estimar o quanto o seu dinheiro irá render.

É simples: quanto maior a taxa CDI, maior a rentabilidade do investimento.Assim, embora aplicações estão atreladas à taxa CDI estejam sujeitas às oscilações do mercado, é possível ter uma certa previsibilidade do retorno financeiro através do histórico dos valores da taxa.

Como consultar a taxa CDI

Existem vários sites onde se pode consultar a taxa CDI. Um deles é o da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip). Nesse site, é possível não só consultar a taxa CDI vigente no dia como também calcular o rendimento daqueles investimentos que a utilizam como referência.

Basta acessar o site e verificar o índice “TAXA DI” em um painel no topo da página. É importante observar que a taxa CDI muda diariamente. Entretanto, através do histórico dos valores da taxa nos anos anteriores já é possível prever o retorno financeiro.

Para acessar histórico dos valores da taxa CDI no portal da Cetip, deve-se selecionar”Market data e Índices”, no topo da página. Após, deve-se selecionar “Índices de Segmentos e Setoriais” e “Índice DI”.

Aparecerá uma tela na qual é possível calcular a taxa CDI em qualquer intervalo de tempo, a partir de 03 de março de 1986.

Taxa Selic x Taxa CDI

Outro detalhe interessante é que, geralmente, a taxa CDI acompanha a taxa Selic, já que ela é utilizada pelo Banco Central como instrumento de política monetária e norteia todas as taxas de juros existentes no país.

Dessa maneira, é natural que, por exemplo, uma redução na taxa Selic faça com que a taxa CDI também entre em baixa, o que significa menor rentabilidade.

Gostou? Você pode encontrar mais conteúdo sobre mercado financeiro em nosso blog!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares