Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Muita gente sonha em ter seu próprio negócio, ser seu próprio patrão. Mas abrir o próprio negócio não é tarefa fácil. Mantê-lo e ser bem sucedido, é mais difícil ainda. Por isso, serão apresentadas aqui algumas das razões por que sua empresa pode falir e algumas dicas do que NÃO fazer.

É comum falir?

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE -, a cada dez empresas abertas, seis fecham em até cinco anos de abertura. Alguns dos principais motivos serão listados abaixo. Aliás, o SEBRAE é uma entidade que pode ser de grande valia sobre empreendedorismo. Eles oferecem cursos presencias e EAD a respeito do tema e fazem orientações a quem quer empreender.

Conheça as razões por que sua empresa pode falir

Trouxemos aqui algumas dicas importantes para quem pretende evoluir com seu negócio, passando longe da falência.

1) Não conhecer seu público-alvo e o mercado já existente

Antes de se iniciar uma empresa, é extremamente importante realizar uma pesquisa de mercado: analisar a concorrência e a relevância daquele produto ou serviço a ser ofertado para o público-alvo. De acordo com o SEBRAE, o planejamento anterior à abertura de um negócio leva em torno de sete meses.

É preciso apostar em estratégias inteligentes para alcançar o sucesso esperado com o seu negócio

2) Não ter investidores que acreditem no produto/serviço

Os investidores são os primeiros para quem o empreendedor deve vender seu peixe. Se eles não acreditarem na sua ideia, o negócio pode perder sua principal fonte de recursos financeiros.

3) Não oferecer um diferencial

Se o produto ou serviço ofertado não for algo inovador, ou seja, se a concorrência já está ofertando algo muito semelhante, é crucial usar a criatividade para agregar valor, diferenciando seu serviço/produto dos demais.

4) Não conhecer a fundo sobre o produto/serviço

É altamente relevante se aprofundar na área a ser vendida. Não adianta a ideia ser boa se houver apenas uma compreensão superficial sobre o assunto. Este está entre os principais motivos que levam uma empresa por água abaixo. Fique de olho nessa dica, pois, não explorar bem o seu produto é uma das razões que podem fazer a sua empresa falir.

5) Não ter jogo de cintura ao lidar com pessoas

Ser um empreendedor demanda articulação com grupos diversos: investidores, sócios, clientes, funcionários, fornecedores… Não adianta ter uma ideia genial e não saber se relacionar com as peças chave que fazem o negócio engrenar. Aliás, o conflito entre sócios está entre as primeirissimas razões por que sua empresa pode falir.

Powered by Rock Convert

6) Não saber liderar

Uma boa equipe é composta por pessoas dispostas, capacitadas e diversa, com pessoas com habilidades das mais variadas que juntas vão construir um time poderoso para impulsionar seu negócio. É preciso treinar sua capacidade de liderança para conseguir manter a equipe motivada e focada. A empresa depende da equipe tanto quanto depende do empreendedor.

7) Desconhecer finanças

Lidar com finanças vai muito além de tesouraria. Não é um simples cálculo entre o que entra e sai. Se o empreendedor não dominar o assunto, é preciso adquirir conhecimento financeiro antes de investir todos os recursos. Caso contrário, há grandes riscos de que o resultado seja perda de tempo e dinheiro. Além disso, vale lembrar que as contas pessoais não se misturam com as da empresa, ok? Seu CPF é uma coisa, o CNPJ da empresa, outra.

8) Não ouvir o cliente

É como diz o velho ditado: o cliente tem sempre razão. Isso não deve ser apenas como clichê, e sim colocado em prática constantemente. Além do contato presencial, a internet é uma ferramenta poderosa para isso: nela, é possível acompanhar as reações que os clientes registram em apps de recomendação de estabelecimentos, por exemplo, ou até mesmo na página do seu negócio nas redes sociais.

9) Questões legais

Não ficar atento quanto às questões legais é uma das principais razões por que a sua empresa pode falir. Abrir e manter uma empresa exige uma série de questões legais desconhecida pela maioria das pessoas, inclusive os empreendedores iniciantes. Por isso, é importante buscar apoio especializado para não ser obrigado a fechar sua empresa.

10) Ser teimoso e fechado a mudanças

Teimosia é diferente de persistência. A segunda opção é importantíssima para tocar um negócio. Já a primeira pode levar seu negócio ao fracasso. É importante estar de olho no mercado, acompanhar as tendências, os concorrentes e MUDAR de estratégia quando necessário. Não adianta insistir no que não está dando certo.

É possível acompanhar a reação dos clientes na internet

11) Esgotamento emocional

Um dos motivos que levam a empresa a falir é o esgotamento emocional de quem empreende. A sobrecarga pode te deixar desanimado, desamparado, sem criatividade, sem condições de continuar. Respeitar os limites é crucial, e lembrar que ninguém faz nada sozinho. Quando surgir um “abacaxi” para resolver, nada melhor que uma noite bem dormida para trazer clareza e soluções no dia seguinte.

12) Não investir em propaganda

Lá vai mais um clichê: a propaganda é a alma do negócio. Não adianta ter um negócio genial, inovador, revolucionário, se ele não chegar ao público-alvo. Marketing é investimento, por isso, não pode ser deixado de lado.

Faça muito sucesso com o seu negócio!

Agora que você já sabe algumas das razões por que sua empresa pode falir, fique atento! Mantenha-se atento para não cometer nenhum destes erros. Se você achou este artigo relevante, deixe aqui seu comentário e continue acompanhando nossas novidades. E sucesso no seu negócio!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário