Com o programa Minha Casa Minha Vida muitas famílias de baixa renda conseguiram comprar a casa própria. O programa, criado em 2009, subsidia parte do imóvel comprado e apresenta taxas baixas de juros para o financiamento do bem.

Mesmo com essas vantagens, algumas pessoas vêm atrasando as parcelas do financiamento do imóvel.

Manter as parcelas do Minha Casa Minha Vida é fundamental para garantir a sua tranquilidade e de sua família.

Procure a Caixa Econômica Federal

Primeiramente, não entre em desespero. Como em qualquer tipo de transação, o Minha Casa Minha Vida também pode ser renegociado.

Compareça ao banco responsável pelo seu contrato e verifique a possibilidade de parcelar o saldo que está em atraso. Porém, é importante saber que os próximos meses, nesse caso, será de economia – já que você terá de arcar com as parcelas vigentes do financiamento e as do parcelamento da dívida.

Quite as parcelas em atraso

Se você tem algum dinheiro guardado, então não recorra a negociação. Pague tudo o que estiver em aberto referente ao seu imóvel.

Nada paga a nossa tranquilidade, não é?

FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

Se você trabalha ou já trabalhou com a carteira assinada, pode ser que tenha algum saldo disponível na conta do FGTS. Se for o caso, dê entrada no processo para o saque desse valor e, com ele, pague as parcelas que estiverem atrasadas.

Powered by Rock Convert

A própria Caixa Econômica Federal é quem dá entrada no saque do dinheiro do FGTS.

Empréstimo Pessoal

Se você já fez as contas e chegou a conclusão de que não tem como quitar as parcelas, pode recorrer a um empréstimo pessoal.

Mas atenção, o dinheiro emprestado deve ser todo usado para pagar as parcelas em aberto. Se possível pague também outras contas pendentes com o valor do empréstimo.

No final você ficará com apenas uma dívida e os valores normais do financiamento para pagar. É melhor economizar e cortar gastos do que ficar com parcelas atrasadas do Minha Casa Minha Vida

O que pode acontecer se eu não pagar as parcelas em atraso?

Saiba que, mesmo sendo um programa social, o Minha Casa Minha Vida segue as regras de qualquer outro financiamento imobiliário. Portanto, atenção com parcelas em atraso!

Se você deixar atrasar muitas parcelas do financiamento, além da dívida ir aumentando a cada mês devido aos juros e multas, seu imóvel corre risco. Com a inadimplência você pode ter seus dados negativados e o pior: perder o bem.

O bem pode ser tomado pela Caixa Econômica Federal e ser levado para leilão por falta de pagamento.

Portanto, economia e corte de gastos são palavras de ordem quando o assunto é o financiamento do seu imóvel conquistado com tanto esforço pelo Minha Casa Minha Vida.

Garanta o seu cantinho e a sua tranquilidade, mantendo todas as parcelas da sua casa em dia!

Powered by Rock Convert

Comentários