Powered by Rock Convert

Sobre os termos e jargões de difícil compreensão por parte da maioria das pessoas, vamos falar agora sobre o holerite. Você sabe o que significa holerite? Apesar de quase todo mundo receber ou já ter recebido um holerite em algum momento, muitas pessoas não sabem exatamente do que se trata, e quando sabem, não entendem os detalhes dele. Por isso, trouxemos mais essa explicação muito útil para nossos leitores! Saiba mais sobre o que é holerite, como ele funciona e para que serve!

O holerite representa basicamente, dinheiro entrando no seu bolso.

O que significa holerite

O holerite também conhecido como contracheque é um demonstrativo impresso onde constam todos os detalhes sobre os recebimentos de um trabalhador, seja ele um empregado do setor público ou privado. Algumas informações que constam neste documento são: o nome da empresa empregadora, o CNPJ da empresa, o nome do trabalhador, o CPF do trabalhador, o mês referente àquela folha de pagamento, o cargo do trabalhador, e por fim, uma tabela com todos os detalhes dos recebimentos brutos e descontos referentes ao mês trabalhado, bem como os impostos cobrados.

Na parte debaixo do documento, ou seja, no rodapé, consta a soma final de recebimentos e descontos, e consequentemente, o valor líquido que o trabalhador irá receber como salário por aquele mês de trabalho. Quanto a história do surgimento do holerite, o termo deriva do nome do empresário americano Herman Hollerith, cujo induziu a utilização de máquinas leitoras de cartões perfurados para controle das folhas de ponto dos trabalhadores, ao final do século XIX.

O holerite é considerado um dos documentos mais importantes tanto para a empresa quanto para os funcionários, pois, devido ao seu controle e demonstrativo mensal dos recebimentos do funcionário, ele oferece segurança para ambas as partes, graças às suas características que propiciam uma melhor gestão e  acompanhamento das contas do trabalhador em relação a empresa.

O holerite contém basicamente três tipos de dados, que são: os dados sobre o trabalhador, os dados sobre a empresa, e por fim, os dados sobre os recebimentos e descontos provenientes do trabalho realizado no mês referente àquela folha de pagamento. Nos recebimentos consta o valor bruto do salário, os dias trabalhados, os dias de falta (se existirem), horas extras (se existirem), adicionais noturnos (se existirem) e adiantamentos.

Powered by Rock Convert

Quanto aos descontos, são indicados os descontos de Imposto de Renda, contribuição ao INSS, contribuições sindicais (se houver), descontos por utilização de convênio médico (se houver), porcentagem de contribuição por recebimento do vale-alimentação (se houver), porcentagem de contribuição por recebimento do vale-transporte (se houver), etc. Em alguns casos, podem constar também descontos referentes à pensão alimentícia e também, pagamento de empréstimos consignados, cujos são pagamentos descontados diretamente da folha de pagamento do funcionário.

Como emitir e qual a importância do holerite

A folha de pagamento é uma peça fundamental não apenas para emissão do holerite, mas também, para garantir o controle das informações contidas nele, e que as mesmas estejam corretas. Na folha de pagamento, é necessário inserir todas as informações necessárias para identificação dos funcionários, e além dessas informações, as informações a respeito do salário bruto e dados bancários também são importantes.

Essas informações são padrão e elas não mudam todo mês, exceto se houver alterações de salário ou nos dados pessoais do trabalhador, mas ainda assim, seriam alterações eventuais. Sendo assim, após preencher essas informações é preciso inserir as informações relativas ao mês de pagamento, incluindo todos os proventos e descontos. Após inserção de todos esses dados o holerite pode ser emitido para entrega ao empregado.

O holerite é muito importante para garantir que a empresa tenha um controle adequado sobre os pagamentos efetuados a cada trabalhador, e inclusive, possibilita consultas rápidas para eventuais verificações pontuais de lançamentos em um mês específico. Além disso, o holerite também respalda a empresa, caso precise demonstrar o seu compromisso em pagar e esclarecer os pagamentos efetuados, junto aos funcionários.

Já para o funcionário, o holerite permite que ele tenha uma visão geral e detalhada do seu pagamento; além de o holerite ser um documento quase sempre solicitado como comprovante de renda, na hora de solicitar empréstimos ou efetuar compras, por exemplo. Em resumo, o holerite é um documento indispensável na gestão das empresas, visto que ele faz parte de um controle efetivo de pagamentos ao quadro de funcionários.

Pode parecer um pouco complicado a princípio, mas se prestar atenção nos detalhes fica fácil entender os dados do holerite.

Agora que você sabe o que é holerite e que ele está atrelado à folha de pagamento da empresa, para que a empresa possa demonstrar os vencimentos e deduções do salário do funcionário, ficou clara a utilidade do holerite, não é mesmo? Deixe seus comentários dizendo se você concorda que o holerite é útil, e também, sobre o que você achou do post!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário