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O NIS é gerado pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), responsável por coletar os dados de quem recebe benefícios do Governo Federal. Com o NIS você pode se candidatar aos diversos programas sociais do Governo, como por exemplo, Bolsa Família, Garantia de Safra (destinado aos agricultores familiares), entre outros.

O que é NIS?

Sigla para Número de Identificação Social, o NIS é um número cadastrado pela Caixa Econômica Federal, que todo trabalhador deve ter para que possa ter acesso aos programas sociais do governo.

Desde o momento em que você tem seu primeiro emprego formal, o NIS já é vinculado e integrado ao PIS. Assim, todas as documentações relacionadas a trabalho são vinculadas ao NIS.

Diferença entre NIS e PIS

Os números do NIS e do PIS são vinculados, no entanto o NIS é o número que garante a participação do trabalhador nos programas sociais. Enquanto que o PIS é o número de identificação que dá acesso ao trabalhador a todos os benefícios trabalhistas como, abono salarial, seguro-desemprego, FGTS, entre outros.

Na prática, NIS e PIS são a mesma coisa, pois representam o mesmo número. O NIS também é chamado de PIS/PASEP ou NIT.

A quais Programas Sociais o NIS te dá direito?

Com o número do NIS é possível fazer o cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) que dá o direito de todo cidadão participar dos programas sociais.

Listamos alguns dos benefícios de um programa social concedido pelo governo que só podem ser acessados e usufruídos através do NIS:

  • Bolsa Família
  • PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)
  • Garantia Safra
  • Projovem Trabalhador
  • Carteira do Idoso
  • Minha Casa Minha Vida
  • Tarifa social de conta de água
  • Isenção da taxa de inscrição em concursos públicos
  • Carta social
  • Aposentadoria por baixa renda
  • Bolsa estiagem
  • Programa cisterna
  • Bolsa verde

Como se cadastrar no NIS?

A empresa contratante pode fazer seu cadastro no NIS pela internet, ou pelo próprio departamento de Recursos Humanos (RH).

É importante lembrar que quem realiza o cadastro no NIS é o contratante, e não o colaborador. Veja como deve ser feita a inclusão desse número.

  • Autorização: o RH precisa de autorização da empresa para acessar os dados do trabalhador;
  • Obtenção do Certificado Digital: após a autorização para acesso de dados, é preciso obter o Certificado Digital, emitido pela Caixa Econômica;
  • Habilitação na Caixa: com o Certificado Digital, agora é preciso que o funcionário que está fazendo o cadastro seja habilitado na Caixa Econômica;
  • Cadastramento do NIS: sendo habilitado, agora o funcionário tem acesso ao aplicativo da Caixa Econômica, onde poderá fazer o cadastramento;
  • Consulta do NIS: pode ser feito pelo telefone no 135, internetou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Precisa ter em mãos seus documentos de identificação. Você também pode encontrar o NIS em alguns documentos como, Cartão Cidadão, Cartão do Bolsa Família, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade.

Fique atento!

Em caso de dúvida ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

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