Se você é prestador de serviço no Rio de Janeiro você pode acumular créditos na Nota Carioca. Veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

A Nota Carioca é uma alternativa aos cupons tradicionais utilizados pelos prestadores de serviços no Rio de Janeiro. Com ela você pode ter inúmeros benefícios, pode acumular créditos que podem ser convertidos para o pagamento do IPTU, além de receber números para participar de sorteios promovidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Como funciona a Nota Fiscal Carioca?

A Nota Fiscal tradicional, de papel, é substituída por uma eletrônica que irá lhe gerar créditos que poderão ser usados para benefício.

É só você informar para o lojista o número do seu CPF, no momento da compra e logo depois fazer seu cadastro para poder começar a usar este serviço e desfrutar dos diversos benefícios oferecidos pela Nota Fiscal Carioca. No caso de pessoa jurídica, você precisa do número do seu CNPJ para se cadastrar no sistema.

Confira os serviços em que a emissão da Nota Fiscal Carioca é obrigatória:

  • A hospedagem em hotéis;
  • A educação privada – na realização de cursos ou em escolas;
  • Em serviços de beleza;
  • Em clínicas médicas;
  • Em academias.

Os estabelecimentos que não são considerados na emissão da Nota Fiscal Carioca são:

  • Bares, restaurantes e lanchonetes;
  • Postos de gasolina;
  • Lojas de roupas e sapatos.

Como fazer o cadastro na Nota Fiscal Carioca?

Basta acessar o site oficial da Nota Fiscal Carioca, cadastrar uma senha, preencher o formulário exigido pelo programa e pronto, você já poderá usar este serviço de forma simples e fácil.

Através do seu cadastro, você também pode conferir informações de crédito e outros serviços oferecidos pela Nota Fiscal Carioca.

Os que não possuem certificado digital podem cadastrar no sistema da Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) e solicitar a senha web para dar início à obtenção de benefícios.

Benefícios da Nota Fiscal Eletrônica RJ (NFS-e)

Os benefícios são tanto para àqueles que solicitam a Nota Fiscal Carioca, quanto para os prestadores de serviços que a oferecem.

Para cada Nota Fiscal em que você inserir seu CPF, você terá direito a pegar de volta do prestador de serviço, o valor de 10% no valor do ISS (Imposto Sobre Serviço) cobrado pelo Município do Rio de Janeiro. Com isso você poderá abater os créditos e pagar até 100% do seu Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU e economizar seu dinheiro no começo do ano!

Atenção! Os créditos acumulados na Nota Fiscal Carioca têm validade de até dois anos. Consulte seu saldo pelo site da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Vantagens da Nota Fiscal Carioca para os prestadores de serviço

  • Redução nos custos para a impressão e armazenagem de notas fiscais;
  • Maior eficiência no controle gerencial das notas;
  • É gerada automaticamente a guia de recolhimento após o cadastramento da rota.

O MEI (Micro Empreendedor Individual) não tem obrigação de emitir NFe, em especial se a operação destinar-se ao consumidor final ou se a Pessoa Jurídica para quem se realiza a operação emitir uma nota de entrada. No entanto, a emissão de notas garante ao MEI uma série de vantagens, como por exemplo, prestar serviços para Pessoas Jurídicas e Órgãos Públicos.

Fique atento!

O novo sistema de emissão da Nota Fiscal eletrônica é obrigatório para todos que prestem serviços na cidade do Rio de Janeiro.

Exija sua Nota Fiscal Carioca, com ela você pode concorrer a prêmios em dinheiro no valor de até R$ 20 mil, além de descontos no IPTU.

A Nota Fiscal Carioca serve para combater a sonegação de impostos, fazendo com que a arrecadação seja eficiente, sendo convertida em melhorias para o cidadão!

Comentários