Powered by Rock Convert

Nenhum dos dois!Dica da Juros Baixos: A partir de R$30 você já pode investir no Tesouro Direto! Clique aqui para saber como.

Mas de qualquer modo, vamos te explicar aqui nesse post a diferença entre Consórcio e Poupança.

Está interessado no serviço da poupança, mas não sabe exatamente o que ela é ou como funciona? Leia este artigo completo!

Em geral, existe uma crença de que o consórcio é a melhor forma de juntar dinheiro todo mês, mas a verdade é que isso varia muito conforme os seus hábitos financeiros.

   

Seja através do consórcio ou da poupança, o que todos buscam é guardar dinheiro a longo prazo.

Como escolher entre consórcio e poupança?

A pergunta mais importante a se fazer é: tenho dificuldade para guardar dinheiro?

  • Se a sua resposta foi não, a poupança é a melhor opção para você. Guardando o seu dinheiro em uma conta-poupança, você terá uma pequena rentabilidade mensal (menor que a rentabilidade do Tesouro Direto), além de não precisar pagar a mensalidade que os consórcios costumam cobrar.

Mas não se esqueça! Diferentemente do consórcio, você vai precisar ter autocontrole e força de vontade para não gastar o dinheiro que você quer juntar e deixá-lo guardado na conta.

Powered by Rock Convert

Agora, se a sua resposta foi sim, então o consórcio é a sua melhor escolha.

  • Com um consórcio, você vai receber boletos para fazer pagamentos que vão ser o seu dinheiro guardado. Assim, você não fica dependente da sua própria motivação e força de vontade para seguir poupando.
  • Não se esqueça que os consórcios costumam cobrar uma mensalidade de manutenção! Esse dinheiro será pago ao banco que faz o consórcio e não vai ‘entrar pro bolo’ que você vai estar criando.

Entenda como funciona o Consórcio

A sua mensalidade é depositada em um fundo organizado pela administradora. Assim, você não tem a liberdade de usar o dinheiro já colocado no consórcio, como você teria poupança. A principal vantagem do consórcio para quem quer guardar dinheiro é que a cobrança vem todo mês em forma de boleto. Portanto, torna-se mais uma conta a se pagar, exigindo a disciplina que você deve ter com suas outras contas da casa, como água, luz, etc.

O consórcio dispõe de sorteios e lances, sendo possível que você consiga o seu bem antes do esperado. Mas não se engane! Saber poupar e investir bem é uma forma melhor de alcançar seus objetivos do que ficar à espera da sorte. E, novamente, não se esqueça da taxa de administração do consórcio que corrói o seu dinheiro e não existe na poupança.

Entenda como funciona a Poupança

A poupança é um dos principais tipos de investimento no Brasil.

A poupança permite que você deposite o valor que quiser, quando quiser, podendo fazer vários depósitos. Isso é bom porque você tem liberdade e é ruim porque você tem liberdade. Seu dinheiro vai render ao mês uma pequena quantidade (Tesouro Direto melhor que poupança e consórcio!) e você não paga taxa de administração ou qualquer outra taxa, sua conta-poupança é livre de custos. Assim, seu dinheiro vai aumentando na conta, devagar e sempre.

Mas não se esqueça de continuar depositando o dinheiro guardado todo mês! E de evitar usar o dinheiro que estiver guardado na sua conta-poupança, só assim você conseguirá realmente juntar dinheiro para realizar seus objetivos. Para algumas pessoas, é uma boa estratégia escolher um dia do mês para fazer depósitos, assim fica mais fácil ter a disciplina para manter sua reserva crescendo.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Fique à vontade para contar suas experiências ou deixar um comentário na seção abaixo. Aproveite para tirar dúvidas e sugerir novas pautas e não deixe de conferir os outros artigos do blog com dicas para organização financeira.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares