Quem não ama ganhar dinheiro? Ter uma renda extra ao fim do mês é um sonho de praticamente qualquer pessoa e isso leva a uma série de investidores a estudar o mercado todos os dias em busca de novas oportunidades. 

Seja investindo em imóveis, empresas, ou até mesmo na Bolsa de Valores, existem grandes chances de ganhar aquela renda extra em muitos lugares. Mas você já parou para pensar em alguns investimentos alternativos?

Uma das metodologias de investimentos mais comum atualmente no mercado de investimentos é a Bolsa de Valores. 

No entanto, estas grandes companhias de capital aberto nem sempre oferecem uma margem de crescimento e de valorização verdadeiramente interessante para os investidores. 

Afinal, em muitos casos, as companhias prontas para explodir ou simplesmente empresas embrionárias (as famosas startups) ainda não iniciaram seu processo de listagem em Bolsa (IPO). 

Então, como apostar em uma companhia com alta taxa de crescimento e que não esteja listada em Bolsa de Valores?

As negociações de balcão, como são chamados os investimentos em empresas que não possuem ações públicas são um dos maiores mercados “secretos” dos investimentos. 

Simplesmente pelo fato destas companhias ficarem “ocultas” do grande público, e muitas vezes limitadas a investidores qualificados. 

Mas existem verdadeiros diamantes brutos escondidos por aí, e vamos conversar um pouco sobre as formas que você pode ter acesso a estes investimentos alternativos.

Equity Crowfunding

No entanto, para um investidor “comum” investir em startups é muito complicado. Afinal, além de uma poderosa rede de contatos, para estar antenado nestas oportunidades essas empresas geralmente requerem uma grande quantia de recursos para “tirar seu projeto do papel”, o que corta pela raiz o sonho dos pequenos investidores de participar da disparada destas empresas. Para solucionar este problema, o Equity Crowfunding surgiu.

Ele possibilita que um conjunto de investidores financie empresas em troca de participação nelas. Com o equity crowdfunding, investidores fornecem fundos para uma empresa e recebem uma parte da mesma na forma de participação societária (equity) ou de títulos conversíveis de dívida que, no futuro, podem ser convertidas em participação societária (equity) da empresa investida.

Para a nossa sorte, uma série de empresas atualmente fazem este “network” conectando investidores a algumas startups e outras formas de investimentos que “fogem” da caixinha, entre algumas alternativas se destacam:

  • Imóveis (Casas, apartamentos, terrenos, fazendas);
  • Equipamentos e maquinário;
  • Veículos;
  • Ativos Judiciais (como precatórios);
  • Ativos Empresariais (recebíveis);
  • Moedas antigas;
  • Arte, vinhos e carros;
  • Empréstimo pee-to-peer;
  • Crowdfunding imobiliário;
  • Entre outros. 

Assim, vamos falar de três plataformas que te integram neste mundo “secreto” dos investimentos.

Hurst Capital

A Hurst Capital é uma fintech focada em investimentos nos chamados “ativos reais”. Sendo assim, através do aplicativo da companhia, você pode acessar uma série de investimentos que já renderam de 14% a 40% de retorno para seus usuários. De acordo com a fintech, a lista de ativos disponíveis é a seguinte:

  • Judicial;
  • Empresarial;
  • Imobiliário;
  • Royalties Musicais;
  • Obras de arte;
  • Histórico.

Além disso, é possível fazer simulações de investimento inserindo o valor com o qual deseja participar, fazer estimativa de rentabilidade, ver relatórios, dashboards, fluxo de caixa, tese de investimento e informações completas das oportunidades.

Você pode conferir mais detalhes da companhia e como criar uma conta na Hurst clicando aqui.

Mas se você está seguindo os passos dos grandes “tubarões” e quer realmente apostar em Startups, vamos falar um pouco sobre outras duas plataformas que focam em empresas que estão começando.

CapTable  

Com a proposta de ser uma “Bolsa de Valores das Startups”, a plataforma de equity crowdfunding CapTable conseguiu se destacar como uma das principais alternativas de investimentos para a área no Brasil.

Em resumo, a empresa faz inicialmente uma avaliação das startups que podem ter potencial para integrar a plataforma. 

Caso a startup consiga reunir as competências necessárias, ela fica disponível para que os usuários possam conhecer melhor o negócio e façam investimentos nela, assim como na Bolsa de Valores. Sendo assim, você pode se tornar um acionista de uma startup.

Você pode descobrir um pouco mais sobre a CapTable clicando aqui.

EqSeed 

EqSeed é uma plataforma que permite fazer investimentos nessas novas empresas que buscam um financiamento coletivo ao seu negócio, também conhecido como equity crowdfunding

A EqSeed é vista como uma das principais plataformas de investimentos em startups no Brasil. 

Nesse sentido, a empresa já fez a análise de mais de 5 mil startups e promoveu 47 rodadas de investimentos. Ao mesmo tempo, ela conta com a regulação e fiscalização pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), dando mais credibilidade e segurança para o desenvolvimento desse mercado secundário.

Clique aqui para conferir os detalhes deste projeto.

Escrito por: Leonardo Pereira 

Redator no Guia do Investidor e graduando em Economia

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do