Powered by Rock Convert

A Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) são as principais entidades que fornecem dados sobre pagadores. As duas instituições mantêm um cadastro de pessoas que estão com dívidas em aberto.

Mas você já deve ter se perguntado, então, Qual a diferença entre a Serasa e o SPC? Saiba aqui!

Serasa e SPC são os principais Órgãos de Proteção ao Crédito. Saiba as diferenças entre eles!

Diferenças entre a Serasa e o SPC

Apesar de cumprirem as mesmas funções, há diferenças entre as duas entidades.

O SPC, por exemplo, é um órgão mantido por associações comerciais, como a Câmara de Dirigentes Lojistas. O banco de dados dessa instituição é atualizado por empresas que devem se vincular a entidade.

A abrangência do cadastro do SPC é estadual. Portanto, se você mora em um determinado estado e está negativado, seus dados apareceram no cadastro referente apenas a essa região.

Já a Serasa é uma instituição anônima, que foi criada por instituições bancárias. Além disso, trata-se de uma empresa multinacional, que pertence a Serasa Experian – de origem irlandesa.

Outras empresas de Proteção ao Crédito

Além de saber a diferença entre a Serasa e o SPC, saiba que existem outras instituições de Proteção ao Crédito, que também são usadas por credores.

Uma delas é o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo). O cadastro negativa o nome e o CPF de pessoas que tiveram cheque devolvido após duas tentativas de compensação.

Powered by Rock Convert

O CCF é administrado pelo Banco do Brasil.

Outra empresa de proteção ao crédito é o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) – que atualmente é pouco usado pelas empresas credoras. O cadastro dos inadimplentes é gerado pela empresa Boa Vista Serviços

Como tirar o CPF da Serasa e do SPC

Fique sabendo como ter seus dados excluídos desses cadastros.

O procedimento para ter o nome limpo nesses dois cadastros é o mesmo para as duas empresas.

Primeiramente, você deve consultar o seu CPF em um dos postos de atendimento presencial das entidades. Existem pontos de atendimento espalhados por todo o país.

As empresas fornecem um documento onde constarão os dados do credor e da sua dívida.

Em seguida, procure os credores e faça o acerto. Você pode quitar a dívida em aberto ou parcel-la. A maioria das empresas credoras aceita negociar débitos em aberto quando o devedor não consegue pagá-lo à vista.

Após fazer o pagamento da dívida ou uma negociação, os seus dados deixarão os cadastros da Serasa e do SPC no prazo de 5 a 7 dias úteis.

O processo para limpar o nome é responsabilidade do credor. Assim, o consumidor não precisará fazer mais nada após pagar a dívida.

Após o período de 5 ou 7 dias úteis, faça uma nova consulta na Serasa e no SPC para saber se seu CPF realmente deixou de constar nos cadastros das entidades. Caso ainda permaneça, reclame com a empresa credora.

Vale ainda saber que as duas entidades podem manter os dados de uma pessoa em seus cadastros pelo prazo máximo de cinco anos a contar da data de inscrição. Porém, o consumidor deve ter ciência de que o nome pode até ficar limpo após esses anos, mas a dívida continuará existindo para a empresa credora até que seja paga.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário