O sistema financeiro como banco, instituições financeiras, empresas especializadas em crédito, empresários do ramo e outras instituições voltadas para a disponibilidade de recursos financeiros para pessoas físicas, todos eles irão querer saber se o seu nome está em situação regular para a liberação de crédito.

Essas empresas tendem a trabalhar da mesma forma e buscam nos bancos de dados de pessoas devedoras se o seu nome consta em uma destas listas. Dados sobre a sua renda mensal, as dívidas ainda não quitadas, enfim, elas buscam se precaver de um mal negócio caso a pessoa interessada em um empréstimo demonstre uma parcela de risco para o credor do empréstimo e fazem uma verdadeira análise de seu crédito na praça.

Como saber se meu crédito está bom ou ruim caso eu precise de um empréstimo?

É bom você estar ciente de como anda sua situação diante do mercado de crédito oferecido no país. Neste caso, o primeiro passo é você acessar a internet e fazer uma busca pelo seu nome nos bancos de dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e do Serasa (Serasa Experian) uma iniciativa da FEBRABAN em união com a empresa de crédito irlandesa Experian. É possível que esta consulta pela internet tenha que ser paga.

Ao verificar que o seu nome está OK e não consta nenhuma dívida pendente, faça uma busca pelo seu credit score. Existe uma escala de pontuação que varia entre zero e mil e é cada vez mais usada pelos bancos e financeiras para a concessão de crédito. O score se divide em zonas, com as cores vermelha, amarela e verde. Se o seu score estiver na zona vermelha, isso significa que é muito improvável você conseguir crédito na praça.

O que os bancos e financeiras precisam como garantia para concessão de crédito?

Muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade ou necessidade de fazer um empréstimo ou contratar o crédito em uma loja. São pessoas que, ou não precisam ou não sabem que existe uma possibilidade de crédito a seu favor. Os bancos e instituições financeiras têm uma lista de bons pagadores, e como uma forma de negócio, essas empresas e bancos podem vir a abordar por algum anúncio ou oferta, esse cliente em potencial.

Essas instituições de créditos buscam fazer negócio, pois é assim que elas geram receitas e podem emprestar dinheiro para mais clientes. A única coisa que essas empresa buscam como garantia é um bom histórico de crédito na praça, avaliando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) deste cliente. Qualquer movimentação positiva no CPF tende a movimentar o score da pessoa. A zona verde do score significa um bom cliente para se fazer negócio.

É importante que exista essa avaliação de crédito na praça, levando em conta que a liberação de créditos deve ser feita para pessoas responsáveis e caso você consiga um, é sinal que você é uma pessoa responsável. Mas, também isso é importante para avaliar se a empresa que está lhe oferecendo crédito é responsável, pois se ela te liberar crédito sem avaliar o seu nome, desconfie.

Evite cair em golpes e mantenha o seu crédito na praça sempre no positivo, pois nenhuma empresa que oferece créditos irá liberar créditos sem consultar os órgãos de restrição. Saiba se essa empresa é cadastrada no Banco Central, pois é ele que cuida do cadastros destas empresas. Também fique atento no site Reclame Aqui e nas redes sociais, pois essa é uma boa forma de você estar atento e não cair em golpes.

Comentários