Powered by Rock Convert

Controlar o orçamento nem sempre é fácil. A cada dia há um novo gasto, alguns “tocados” na padaria, e manter o controle e saber todo o consumo que se têm dá trabalho. Por isso, uma ótima alternativa é utilizar-se de uma planilha de despesas diárias!

Numa planilha de despesas diárias, o consumidor registra cada novo consumo. Mesmo os pequenos. A atualização dos dados pode ser realizada ao fim de cada dia. Para aqueles que preferem algo mais prático, porém, é possível anotar os gastos numa caderneta, ou no celular, e atualizar a planilha ao fim de cada semana. O importante é não deixar nada passar.

As vantagens da organização financeira são muitas, mas a principal está na economia. Quando se conhece a fundo seu orçamento, é mais prático entender para o dinheiro vai e verificar onde é possível cortar gastos.

Como e qual planilha utilizar?

A melhor forma de utilizar uma planilha financeira é de forma informatizada. Isso significa que os sistemas disponíveis para computadores e dispositivos móveis são bem mais interessantes do que manter um “caderninho de anotações”.

Por isso, o primeiro passo é escolher qual planilha utilizar. A mais comum é a de Excel, programa da Microsoft disponível para computadores. Uma versão móvel do programa também está disponível para smartphones e tablets, por meio do Google Planilhas.

Outra alternativa interessante é a Planilha Orça, sistema para orçamento doméstico disponível de forma paga. Por último, há o sistema do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), simples e gratuito.

É fundamental categorizar as despesas do mês, para que ao fim do período o consumidor tenha noção real de onde o dinheiro é gasto.

Powered by Rock Convert

Após a escolha da melhor planilha, será hora de definir os gastos a serem registrados. É importante definir categorias, que facilitarão o preenchimento das informações diárias. Geralmente, é interessante incluir as seguintes categorias: alimentação, lazer, estudo, aluguel e contas domésticas.

Ao fim do mês, preenchendo a planilha de forma fiel aos gastos, o consumidor obtém uma visão clara do seu orçamento. Seus gastos e rendimentos ficam acessíveis, e o planejamento do corte de custos e economia é facilitado.

Controle das despesas diárias

Uma segunda opção interessante ao controle das despesas diárias é o chamado aplicativo financeiro. No mercado existem diversos programas do tipo, gratuitos ou pagos.

Os sistemas ficam disponíveis para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Essa funcionalidade é interessante pois a atualização dos dados é ainda mais prática, uma vez que o celular costuma sempre estar ao alcance. Assim, após um consumo mínimo já é possível atualizar a planilha, sem que haja risco do consumidor esquecer daquele gasto ao longo do dia.

Até mesmo o “cafezinho” na padaria deve entrar na planilha de despesas diárias, pois cada “trocado” fará diferença no orçamento.

Mas além do controle do orçamento e visualização dos gastos, os aplicativos financeiros contam com um recurso bastante interessante: as metas. Por meio dele, o usuário pode definir um objetivo, um valor para economia, e economizar a cada me para a realização deste desejo. À medida que a economia é feita, o aplicativo atualiza automaticamente os valores poupados, o que mantém o consumidor motivado a continuar.

Além disso, a percepção dos gastos é mais interativa que em planilhas comuns, e entrega gráficos que melhoram a visualização do orçamento.

Está esperando o que para aderir a uma planilha de despesas diárias?

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares