Como solicitar 2ª via da EDP ou ESCELSA

Anteriormente conhecida como Espírito Santo Centrais Elétricas S.A., popularmente chamada pela sigla Escelsa, a EDP Espírito Santo é uma companhia responsável pela distribuição de energia elétrica que opera nos estados de São Paulo e, principalmente, Espirito Santo. Para seus clientes, saber como solicitar 2ª via da EDP é uma tarefa essencial para os mais variados imprevistos.

Como de costume, os cidadãos possuem um cotidiano muito corrido, sendo envolvido, em sua grande maioria, pelo trabalho e afazeres domésticos, sobrando pouco tempo para outras atividades. Durante o dia-a-dia, é comum que alguns acabem se esquecendo de algo ou perdendo alguma conta, tornando necessário a emissão de outra fatura para o pagamento.

Qual a importância da fatura da EDP?

Apesar de ser uma hipótese, essas situações desagradáveis acontecem com várias pessoas, ocasionando no atraso do pagamento e, em até alguns casos, na interrupção dos serviços. No estado do Espírito Santo, a empresa é a principal responsável pela distribuição de eletricidade, atendendo a 70, dos 78 municípios capixabas, em uma área de 41.372 km².

Isso equivale a 90% de todo o território do estado, onde se encontra a residência de mais de 3,1 milhões de habitantes do Espírito Santo. Além desse estado, a empresa também possui área de distribuição no estado de São Paulo, levando energia elétrica para as regiões mais próxima da divisão entre ambos estados, como o Alto Tietê, parte do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

Para evitar a interrupção do fornecimento de eletricidade, os clientes das cidades onde a EDP atua devem pagar suas contas em dia e, em situações onde eles perderam ou não tenham recebido sua fatura mensal, efetuar a emissão de uma nova fatura. É muito importante que a 2ª via seja emitida antes do vencimento da fatura, para evitar a adição de encargos ou dificuldade na quitação.

Como fazer a solicitação da 2ª via da EDP?

Os clientes da antiga Escelsa, que atualmente é atendida pelo grupo EDP Brasil, tanto no estado do Espírito Santo como os de São Paulo, possuem vários meios de conseguir emitir uma nova via para o pagamento da conta de luz. Para os clientes que não gostam ou não confiam em informar seus dados pessoais na internet, é possível solicitar a nova fatura pelo telefone ou posto de atendimento.

POSTO DE ATENDIMENTO EDP OU ESCELSA

No posto de atendimento, o cliente consegue emitir a 2ª via da conta de luz ao comparecer presencialmente em uma das agências da EDP.

  • Para conseguir localizar o posto da EDP mais próximo, o solicitante pode acessar o site da instituição, ir na área correspondente aos “Canais de Atendimento” e clicar no campo das agências de atendimento pessoal.

Clicando nesse campo, o cliente será levado a uma nova página, onde ele deverá selecionar o estado e a cidade onde o seu imóvel se encontra para conseguir localizar a agência mais próxima. A outra opção, por intermédio da central de atendimento, não exige que o cliente vá até uma das agências, possibilitando a emissão da nova fatura pelo canal telefônico.

TELEFONE EDP

No mesmo campo de “Canais de Atendimento” do site, o cliente consegue localizar o campo com os principais telefones de atendimento da EDP Brasil.

  • No estado de São Paulo, os clientes da EDP conseguem ser atendidos 24h pelo telefone 0800-721-0123
  • e no estado do Espírito Santo, os clientes da antiga Escelsa são atendidos pelo telefone 0800-721-0707, podendo ligar a qualquer momento.

Entretanto, para os clientes mais familiarizados com a internet, eles podem solicitar 2ª via da EDP pela internet, tanto no site da empresa como pelo aplicativo da companhia, que é disponível para os sistemas Android, por meio da Google Play Store, e iOS, através da Apple Store. Após baixar o software EDP Online, o cliente terá que efetuar um login.

APLICATIVO EDP

Para conseguir efetuar o login no aplicativo, o cliente terá que informar o número da “instalação” de sua residência, que é utilizado pela EDP para identificar as unidades consumidoras em seu sistema. Esse dado pode ser consultado em uma conta de luz antiga e, após informá-lo, será possível emitir a nova fatura para pagamento, enviando a 2ª via para o e-mail cadastrado.

SITE EDP

A última opção de emissão da nova via é utilizando o site da instituição, que no campo “EDP Online” possui a área de solicitar 2ª via da EDP.

  • Ao clicar nesse campo, o cliente deverá escolher seu estado e efetuar o login no sistema da empresa com seu e-mail e senha, podendo entrar com sua conta de Facebook ou do Google ou criar um novo login no sistema do site.
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