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Como solicitar 2ª via da COPEL

O estado do Paraná possui uma população estimada em mais de 11 milhões de habitantes, espalhados por todas as suas 399 cidades. Essa grande quantia de cidadãos demanda que uma grande instituição forneça os serviços básico, como a distribuição de água e luz, por exemplo. Por isso, saber como solicitar a 2ª via da COPEL é algo necessário para os residentes do estado.

A COPEL é a empresa responsável pela geração, transmissão e distribuição de eletricidade no Paraná, e foi criada pelo então governado Bento Munhoz da Rocha Neto, em 1954, em busca da idealização de um sistema elétrico no estado. Depois de mais de 60 anos de funcionamento, a companhia já soma mais de 21 usinas próprias, que possuem capacidade total de 4.756,1 megawatts.

Por que é importante saber gerar a 2ª via?

Com a função de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica controlada pela COPEL, todos os cidadãos paranaenses dependem única e exclusivamente dela para ter eletricidade em casa. Nos dias atuais, a energia elétrica é uma das principais necessidades de uma família ou estabelecimento, sendo um serviço indispensável para todos.

Por meio da eletricidade é possível ligar ferramentas, máquinas entre outros equipamentos essenciais para o funcionamento de uma indústria, estabelecimento ou para manter o bem-estar da família. Isso quer dizer que a energia elétrica já é algo fundamental em nossa sociedade, sendo uma das contas vitais da residência, junto com o abastecimento de água e comida.

Entretanto, em alguns casos, a conta mensal de luz pode acabar não chegando ao seu destinatário, por conta de imprevistos na entrega, ou o cliente também pode perder sua fatura, por causa do corrido dia a dia que muitos levam. Nessas ocasiões, a melhor opção é solicitar uma nova via para o pagamento da pendência, evitando a interrupção dos serviços prestados.

Como e onde solicitar 2ª via da COPEL?

Os clientes da COPEL possuem quatro meios para fazer a solicitação da nova via:

  • Pelo aplicativo da companhia,
  • site da empresa,
  • telefone de atendimento e
  • comparecendo em uma das agências físicas da empresa.

Independentemente do modo de emissão da 2ª via, todas elas são aceitas em Bancos Postais dos Correios, Casas Lotéricas e nos bancos, por pagamento no caixa eletrônico ou guichê.

Entretanto, a única necessidade é de que as contas estejam dentro da validade para o pagamento, em casos das contas vencidas, o cliente deve recorrer a COPEL ou efetuar a quitação no local indicado pela empresa. Por isso, é muito importante que os clientes procurem emitir a 2ª via o mais rápido possível, logo ao perceber que a conta foi perdida ou passou do prazo de entrega.

APP COPEL

Utilizando o aplicativo da empresa, o Copel Mobile, o cliente consegue solicitar 2ª via da COPEL de água, podendo solicitá-la em um e-mail para impressão ou ter os números do código de barras para pagamento por meio de um aplicativo do banco ou através da internet banking. O app da empresa está disponível para downloads na Apple Store (iOS) e Google Play Store (Android).

SITE COPEL

Pelo site da empresa, o cliente consegue emitir sua nova via de duas formas, uma por meio do cadastro realizado previamente no site e outra utilizando apenas os documentos. Os clientes que já possuem senha cadastrada podem emitir a nova via acessando a página da Copel e indo na área da “Agência Virtual”, onde deve-se clicar na área da “Segunda Via da Fatura”.

  • Ao clicar nessa opção, o cliente terá as duas opções de emissão (com e sem senha cadastrada). Quem possui a virtual cadastrada pode clicar na opção “com senha” e informar a sua “Unidade Consumidora”, que pode se ver em uma conta antiga, ou o número do medidor e informar o número do CPF ou do CNPJ do titular da conta e entrar na área de serviços ao cliente e emitir a nova via.

A segunda opção, sem a senha virtual cadastrada, o cliente deve informar seu CPF e o nome da mãe ou data do nascimento do titular, ou CNPJ e a data de constituição da empresa, além do número do imóvel.

Para aqueles que não confiam ou não querem informar seus documentos na internet, é possível emitir a nova via da conta de luz pelo telefone de atendimento da companhia.

TELEFONE COPEL

No telefone 0800-510-0116 os clientes podem solicitar o número do código de barras para o pagamento ou solicitar o envio da nova via para um e- mail. Por fim, é possível comparecer em uma das agências físicas da empresa e solicitar 2ª via da COPEL. No site, o cliente consegue encontrar uma lista de endereços e das agências mais próximas de sua residência.

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