Powered by Rock Convert

Antes de comprar um carro usado é preciso fazer uma boa análise do veículo. Mas não só do seu funcionamento como também de sua documentação. Faça isso, ou o barato pode sair caro! Se atenha aos detalhes. Um dos pontos que você deve observar é se o carro está alienado.

Vamos lhe ensinar algumas formas e lhe explicar melhor como consultar antes de comprar e quais são os riscos que você corre ao comprar um veículo alienado. É importante que você tenha confiança da procedência do local de compra, seja em uma agência revendedora ou numa negociação direta com o proprietário.

Saiba como conferir a dívida de um carro alienado antes de comprar o veículo.

O que é um carro alienado?

Um veículo alienado tem esse nome, porque ainda não foi pago, ou seja, ele foi dado como garantia em um financiamento. Resumindo, se você comprar o carro, você automaticamente assume o financiamento, tendo que pagar as parcelas restantes, caso não seja feito, o banco poderá tomar o carro. O ideal é que você seja avisado que o carro está alienado, se um proprietário agir de má-fé, você tem todo o direito de acionar a justiça.

Quais os riscos de comprar um carro alienado?

O fato do veículo está alienado não oferece nenhum risco evidente ao comprador. Os cuidados que você deve ter ao comprar um carro que está alienados, são as mesmas de quando você vende um carro alienado. O essencial é que você faça um contrato com a financeira e o financiamento seja passado pro nome do novo comprador, que tem de estar ciente do valor restante para quitação do financiamento.

Assim, fora o valor pago pelo veículo, o comprador pagará o restante do financiamento e ficará com o veículo. Nesses casos, é possível ainda negociar melhor o valor do veículo, já que o valor das parcelas podem ser abatidas no valor de compra do carro.

Porém, preste bastante atenção, porque se além de alienado, o carro estiver com muitas multas em atraso, assim que você passar o carro para o seu nome, elas passam a ser de sua responsabilidade. Confira também se não existem parcelas atrasadas do financiamento, isso é um grande risco! Os juros dessas parcelas podem pesar e acabar não compensando na compra do veículo.

Se o carro for financiado por leasing, ele fica no nome do banco estando alienado ao novo dono, e se for num financiamento comum, o veículo fica no nome do novo dono e o carro fica alienado ao banco.

Posso comprar um carro alienado?

Sim, mas você deve estar ciente da dívida. Caso compre um carro alienado o antigo dono deve transferir o financiamento para o seu nome e você terminará de pagar.

Powered by Rock Convert

Quando devo vender um carro alienado?

Se você tem um carro com financiamento em andamento e ainda faltam algumas parcelas para quitar a dívida, você pode vender o veículo, para comprar um mais novo ou mesmo para se livrar dívida e aliviar o seu orçamento mensal.

É possível vender um carro alienado de duas formas: quitando o veículo antes de vendê-lo ou passando a dívida para o novo dono do veículo.

Antes de comprar um carro usado é preciso fazer uma boa análise do veículo. Mas não só do seu funcionamento como também de sua documentação.

Como transferir a dívida de um carro alienado para o novo dono?

O ideal é que você quite as parcelas do veículo antes de tentar vendê-lo, mas se não for possível não há mal nenhum em transferir a dívida para outra pessoa, contando que ela esteja ciente do débito.

Para transferir a dívida, basta ir ao banco ou financeira que detém a alienação do veículo. A instituição deve avaliar o crédito do possível novo proprietário, e se aprovado a dívida pode ser transferida com o veículo passando para o nome do novo dono.

Para completar a transferência, o atual proprietário precisa fazer o pagamento de algumas taxas, ou o atual e novo dono do veículo podem fazer um acordo para dividir o pagamento das taxas. Uma dica é se a financeira não aprovar o nome de um possível comprador, busque por outro, evite fazer contratos de gaveta, já que perante a financeira esse tipo de documento não tem validade nenhuma. E caso o comprador pare de pagar, a dívida continua sendo sua.

Como verificar se um carro está alienado?

É possível verificar se um veículo está alienado, através do site do Detran da sua cidade, de um jeito bem simples e rápido, podendo ser consultado através do seu smartphone.

Basta acessar o site do Detran e clicar na aba “Veículos” e em seguida em “Pesquisar débitos e restrições em veículos de terceiros”. Daí, basta colocar o número da placa e do renavam do veículo que deseja comprar. Para ter acesso a esses dados basta pedir ao proprietário do carro o documento do veículo.

Depois de colocar os dados, é só fazer a consulta e o Detran irá lhe informar que a respeito da alienação do veículo e também se existem outras dívidas que possam impedir a venda do carro. Entretanto, não é possível checar no órgão o valor da dívida ou detalhes sobre ela, como o valor e a quantidade de parcelas restantes. Para ter uma noção completa do valor, juros e número de parcelas restantes para quitar o financiamento, você terá que entrar em contato com a financeira responsável pela dívida e pedir o detalhamento do financiamento a instituição.

Outra opção passar saber se o veículo está alienado, é a consulta ao histórico do veículo com o CertoCar. Porém no caso de utilização do serviço, é preciso pagar pela consulta, um valor a partir de R$ 19,90. O serviço permite que você verifique se o veículo já sofreu roubos ou furtos, se o chassi já foi adulterado, ficha cadastral, multas e débitos e até mesmo se o carro já teve perda total. Vale a pena pelo maior volume de informações sobre o veículo que você quer comprar, mas, ainda assim, você não terá informações detalhadas sobre o financiamento. Faça isso antes de fechar o negócio.

Powered by Rock Convert

Comentários