O advento da internet possibilitou não só a comunicação como também as compras sem fronteiras.

Você pode comprar um produto de um site dos EUA, Europa, Japão ou China sem sair de casa. Roupas, perfumes, livros e até eletrônicos podem ser adquiridos em qualquer lugar do mundo.

Vamos mostrar como fazer compras em sites internacionais de maneira rápida e segura.

Onde comprar?

Assim como nas compras feitas pela internet no Brasil, comprar em sites internacionais requer alguns cuidados.

Desconfie sempre de ofertas tentadoras, com preços abaixo da média, e de liquidações “arrasadoras”.

Dê preferência a sites conhecidos internacionalmente como Amazon, eBay, AliExpress e Deal Extreme.

Se o site não tiver página em português e você não tiver conhecimento suficiente de inglês ou do idioma do site (os principais sites utilizam o inglês como idioma padrão) peça ajuda de alguém que conheça o idioma.

Mantenha seu sistema operacional e o antivírus atualizados e o firewall ativado.

Observe se no canto superior esquerdo, antes do endereço do site, há um cadeado verde. Este é o cadeado de segurança que indica que o site tem softwares de proteção.

Exemplo de site com cadeado de segurança
Exemplo de site com cadeado de segurança

Como pagar?

Para comprar em um site internacional você precisará de um cartão de crédito internacional.

Geralmente, os sites aceitam cartões de bandeiras internacionais como Visa, Mastercard, Diners e American Express.

Certifique-se de que o cartão está desbloqueado e tem saldo suficiente para fazer compra. Considere o valor do produto já convertido para real e lembre-se que a conversão será feita na data do fechamento da fatura.

Outra opção é ter conta no PayPal, um serviço de pagamentos internacional. No PayPal você cadastra um ou mais cartões de crédito e, ao fazer a compra, acessa a opção PayPal ao invés de digitar os dados do seu cartão. É uma opção mais segura, mas também pode ser mais cara, já que o serviço costuma cobrar taxa por cada transação.

Alguns sites internacionais como AliExpress têm uma opção de pagamento por boleto bancário, voltado para o público brasileiro. Você tem a opção de emitir um boleto com data de vencimento de até 3 dias. Verifique as condições antes de fazer esta opção (valores mínimos, taxas etc.).

Também é importante saber que existem dois tipos de sites: os de venda direta como Deal Extreme e Amazon e os de venda indireta como o AliExpress e eBay.

Nos sites de venda direta você faz a compra diretamente do site, que é o responsável pelo produto e pela entrega.

Os sites de venda indireta funcionam no conceito market place, ou seja, reúnem outras lojas virtuais que são responsáveis pela venda. Neste caso, os sites têm regras que devem ser seguidas pelos lojistas e os mesmos são avaliados e classificados pelos compradores. Por isso, verifique a reputação antes de fazer a compra.

Como é feita a entrega e quanto custa?

A primeira coisa que você tem que verificar é se o site entrega o produto que você está cobrando.

Se você tentar comprar um celular no site da Amazon, por exemplo, não irá conseguir. Há uma lista de produtos que este site não entrega para fora dos EUA e Canadá. Outros sites seguem o mesmo procedimento.

Se o produto é entregue normalmente, o valor do frete será informado no momento da compra, assim como em um site brasileiro. Em alguns casos você até pode conseguir um frete grátis.

O tempo entrega varia muito, podendo chegar a até 90 dias. Geralmente, os prazos e preços são definidos de acordo com a tabela abaixo:

Tipo de frete Preço Prazo de entrega
Grátis 0,00 Até 90 dias
First-class mail Barato Até 30 dias
Priority mail Intermediário Até 20 dias
Express mail (EMS) Caro Até 7 dias

Mas nem sempre estes prazos são cumpridos, principalmente por causa da alfândega.

A alfândega é o setor onde os produtos importados são inspecionados para verificar se não são produtos cuja entrada é proibida no país e se o produto está de acordo com o que foi declarado na documentação de importação.

Também é na alfândega que serão verificadas as taxas e impostos que deverão ser pagas para que o produto seja liberado.

Quais as taxas e os impostos?

Produtos que não ultrapassem US$ 50,00 e são de pessoa física para pessoa física, são livres de taxação assim como bens culturais como livros e revistas. Os remédios também não são taxados, desde que sejam para pessoa física e devidamente comprovados através de receita médica específica.

A taxa de importação gira em torno de 60%. São recolhidos o Imposto de Importação (I.I.) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

Como a Receita Federal não consegue fiscalizar todos os produtos, alguns podem passar sem a cobrança de impostos. Por outro lado, um produto isento pode ficar retido se estiver em um lote de produtos que devem recolher imposto.

Caso tenha que recolher taxas e impostos, você receberá uma notificação pelos correios com a indicação do local em que terá de comparecer para recolher os impostos e liberar a mercadoria.

O site da Receita Federal tem informação sobre a tributação de mercadorias importadas.

Últimas dicas

  • Procure recomendações de pessoas que compraram em sites internacionais e não tiveram problemas;
  • Verifique as avaliações dos sites;
  • Fique atendo para as especificações técnicas do produto que está comprando. Se tiver dificuldades com o idioma, peça ajuda;
  • Verifique como funciona a garantia do produto, especialmente eletrônicos. Se não tiver representantes no Brasil, provavelmente você terá que acionar a empresa no exterior o que pode ser burocrático e demorado;
  • Se for comprar roupas e calçados, procure uma tabela de conversão. As medidas utilizadas são diferentes nos EUA e Europa.
Tabela de conversão de medidas
Exemplo de tabela de conversão de medidas

Comentários