Powered by Rock Convert

Palavra muito utilizada nos telejornais, câmbio de um modo geral significa troca e facilita bastante a vida das pessoas na hora de viajar ou realizar transações comerciais.

Câmbio de forma direta significa troca de moedas.

Se você for viajar para fora do Brasil, saiba que vai precisar trocar a sua moeda real pela do país que pretende conhecer. Para realizar esse câmbio, também se tem que pagar uma taxa de câmbio. Abaixo vamos explicar melhor o assunto.

Câmbio, onde fazer?

No Brasil é o Banco Central a autarquia responsável por fiscalizar o mercado de câmbio, que pode ser intermediado por bancos e casas de câmbio. Ou seja, vai precisar trocar sua moeda por uma de outro país? Procure algum banco ou casa de câmbio para fazer isso.

Mas aqui vai duas dicas preciosas nossas:

  • Não são todos os bancos que têm carteira de câmbio. Ou seja, nem todos são autorizados a fazer câmbio. Por isso, consulte sempre o seu gerente, antes;
  • Vá sempre a uma casa de câmbio trocar sua moeda. Essas instituições geralmente cobram o valor menor da taxa de câmbio. E se preferir, ainda pode levar para o gerente da sua agência bancária a proposta da casa de câmbio para tentar conseguir uma taxa ainda mais em conta.

Dólar comercial ou turismo

Usamos como exemplo a moeda dos Estados Unidos por ser considerada de uso padrão internacional. Então, se o seu objetivo é investir em produtos importados para sua empresa, gerando, consequentemente, mais renda para o país, o dólar será mais barato. Agora se pretende viajar a Miami para se divertir e gastar muitos dólares, saiba que terá que pagar um pouco mais numa casa de câmbio ou agência bancária autorizada.

Powered by Rock Convert

Essa diferenciação tem lógica, já que adquirindo produtos fora, você vai estar investindo na geração de renda no país e viajando por diversão o dinheiro vai ficar no país visitado.

Taxa de Câmbio

Explicando de uma forma mais simples e direta, taxa de câmbio reflete o custo básico de uma moeda em relação à outra. No Brasil e no mundo ocidental, a moeda mais utilizada é o dólar. Então vamos supor que a taxa de câmbio para você que pretende comprar dólares esteja custando R$ 2,20. Isso significa que para cada dólar comprado, você gastará R$ 2,20.

As taxas de câmbio são negociadas entre clientes e agentes, e divulgadas pela imprensa. No site do Banco Central, você encontra os valores de várias taxas para as diferentes moedas. Vale salientar que esses valores mudam todo dia. Por isso é bom ficar sempre atento(a).

Câmbio flutuante e fixo

No regime de câmbio fixo é o Banco Central quem decide o valor da taxa de câmbio. Já no flutuante, o valor dessa vai depender das oscilações do mercado.

O Brasil já adotou o regime de câmbio fixo durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. A sua vantagem é a previsibilidade do câmbio. A desvantagem é que em eventuais ocasiões o Banco Central precise colocar mais moedas em circulação para manter a taxa de câmbio no valor idealizado. Com isso a inflação vem à tona.

O regime de câmbio flutuante é o melhor para ser utilizado pelos países, já que são as regras do mercado que determinam o valor da taxa de câmbio. Ou seja, determinam o valor real, sem interferências, da taxa. Inclusive, segundo especialistas foi a implantação da responsabilidade fiscal, controle da inflação e regime de câmbio flutuante, que possibilitou ao Brasil ascender de fato economicamente e socialmente.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, envia para a gente e seja sempre bem-vindo (a)!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário