Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Abrir uma empresa é um sonho se realizando para muitos empreendedores. Um dos passos para esse sonho se tornar realidade é a criação de um CNPJ. Mas se você está imaginando que precisa tirar um dia para fazer isso e ficar horas na fila da Receita Federal você está enganado.

O CNPJ é a identificação da empresa perante a Receita Federal. Pode ser considerado como um CPF de empresas, com esse número a empresa prova a sua existência. Como muitas coisas burocráticas, o CNPJ também pode ser tirado de maneira online sem precisar sair de casa. Fique atento aos seguintes tópicos e entenda como fazer isso.

Como tirar o CNPJ pela internet?

Para emitir o CNPJ você precisa instalar o programa da Receita Federal no seu computador, o Receitanet. O programa é muito utilizado para a declaração do imposto de renda, mas também serve para a emissão do CNPJ.

Com o aplicativo instalado você deve começar o cadastramento inserindo todos os dados pessoais dos donos e sócios da empresa. Depois de todos os campos preenchidos, escolha a opção “gravar para a entrega à Receita Federal brasileira”. Por último, repasse as informações para a receita pelo menu “documentos” e depois a opção “transmitir via internet”.

Pronto, seus dados serão enviados para a Receita Federal e o início do processo de emissão do CNPJ se iniciou, você receberá um documento que comprova que os dados foram enviados. Após fazer esses passos, imprima todos os documentos preenchidos, pois eles são considerados os Documentos de Entrada do CNPJ. Reconheça firma desses documentos e envie para a unidade cadastradora através dos correios ou pessoalmente.

Powered by Rock Convert

Você pode acompanhar todo o processo pelo site da Receita Federal, para isso tenha em mãos o protocolo que foi concedido no começo do cadastro. Em média, demoram 5 dias para o CNPJ ser emitido.

Caso você seja MEI

Se sua situação é do Microempreendedor Individual, ou seja, o MEI, o processo para gerar o CNPJ é ainda mais fácil. Basta acessar o Portal do Empreendedor do governo federal, clicar em “formalize-se” e iniciar o cadastramento preenchendo os campos necessários. Após o término do cadastro o CNPJ, junto com a entrada no INSS e o alvará provisório estarão disponíveis.

Para se tornar MEI é preciso ter uma renda anual de no máximo R$81.000,00. Não ser sócio ou dono de outro negócio nem ser funcionário público estadual ou federal.

Qual a importância do CNPJ?

Sem o CNPJ a empresa não funciona. Com ele, a empresa é reconhecida junto à Receita Federal então, é a garantia de que a empresa funciona legalmente. Isso não se restringe a negócios físicos, as empresas online também precisam do CNPJ para funcionar.

Com o CNPJ a empresa consegue emitir notas fiscais, abrir conta em bancos, realizar compras e contratar serviços. Além de ser um controle quanto a tributação imposta pela Receita Federal, com o CNPJ tudo está legalizado e fica mais organizado. Portanto, é de extrema importância para uma empresa emitir o CNPJ para conseguir funcionar.

Powered by Rock Convert

Comentários