Powered by Rock Convert

Pode ser que você precise descobrir maiores informações a respeito de uma empresa específica, seja por que você precisa entrar em contato com essa empresa para resolver alguma pendência, ou porque você quer fechar algum negócio com a mesma e está tendo a precaução de saber maiores detalhes sobre a ela antes. Por isso, é importante saber o CNPJ dessa empresa, e você aprenderá agora como saber se uma empresa está ativa a partir do CNPJ, para que então você possa entrar em contato com ela e obtenha todas as informações necessárias.

O CNPJ é o dado mais importante de uma empresa, pois, através dele você consegue saber outros dados.

O que é o CNPJ

É preciso que haja identificação em tudo, para que exista organização. Como exemplo, sabemos que cada rua, de cada endereço possui um CEP específico, para que dessa forma, as prefeituras possam se organizar através da identificação de cada localidade por esses números, e também, os Correios precisam dos CEPs para manter suas atividades divididas e organizadas.

Isso porque, somente com os nomes das ruas não seria possível manter um controle, visto que há diversas ruas, em diversos locais, com nomes repetidos. Por isso, um código único de identificação, que é o CEP, é necessário. Da mesma forma, as pessoas têm nomes repetidos, mesmo quando se trata de nome e sobrenome, por isso, o número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é necessário para identificar cada pessoa com um cadastro único.

O RG também possui a função de identificar uma pessoa, mas, ele é válido como único somente dentro do estado emissor. Dessa forma, o número pode acabar se repetindo em estados diferentes, portanto, o CPF é o código de identificação que prevalece em todo o território nacional. O órgão que administra tanto o cadastro de CPF quando o de CNPJ é a Receita Federal do Brasil, cuja instituiu esses cadastros para regular todos os cidadãos brasileiros, físicos e jurídicos.

CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que nada mais é do que um código identificador também, porém, utilizados para identificar pessoas jurídicas e equiparadas (pessoas físicas que atuam individualmente em atividades que geram recursos). Esse código é único em um cadastro onde todas as pessoas jurídicas e as pessoas equiparadas precisam obrigatoriamente se cadastrar antes de iniciar as suas atividades comerciais e produtivas. Ou seja, esse cadastro controla e regula as empresas em todo o Brasil.

Powered by Rock Convert

Como saber se uma empresa está ativa a partir do CNPJ

Não há como garantir que uma empresa esteja em pleno funcionamento, apenas pelo fato de a mesma possuir um número de CNPJ. Afinal, para abertura e início de atividades, todas as empresas precisam ter esse cadastro, e mesmo se a empresa falir, ela continuará sendo vinculada ao número de CNPJ. Por isso, é importante entender como saber se uma empresa está ativa a partir do CNPJ, de modo que se possa obter essa informação antes de efetuar qualquer negociação com uma empresa.

Consultando um CNPJ pela internet

Assim como tantas outras facilidades, você também pode consultar o CNPJ (e também CPFs!) pela internet, através do site da Receita Federal. Basta possuir o número, e na página da Receita, buscar pela opção de consulta de situação cadastral. Então, você insere o número (que deve ser composto por 14 dígitos) e clica em pesquisar.

Você será redirecionado para uma página com o resultado da busca, onde constam várias informações relativas a empresa, inclusive a situação cadastral da mesma, que será ativa ou inativa. Lembre-se que para que uma empresa esteja regular, o status da situação cadastral precisa ser ativo.

Além da facilidade da consulta pelo site da Receita Federal, você também pode instalar o aplicativo da Receita em seu celular, e realizar essa mesma consulta através dele. O modo de consultar a situação cadastral de um CNPJ ou CPF pelo aplicativo é tão simples quanto pelo computador, com a vantagem de que você pode fazer isso de qualquer lugar, a qualquer momento, pois, a tendência é que as pessoas sempre estejam com o celular ao alcance da mão.

Por isso, se você estiver no meio de alguma negociação, e se sentir inseguro em relação a veracidade das informações da empresa, que estão sendo passadas para você, você pode consultar se a empresa está ou não regular, na hora, através do seu celular.

Com as facilidades que a internet oferece, você consegue também, consultar o CNPJ de uma empresa pela internet.

Conclusão

É importante entender como saber se uma empresa está ativa a partir do CNPJ, pois, você pode saber mais sobre a empresa, antes de fechar qualquer acordo com ela. Assim, você evita problemas futuros como prejuízo, ou mesmo evita cair em possíveis golpes. Se você gostou do nosso artigo, deixe seus comentários aqui! Diga-nos se você acha útil esse tipo de consulta!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares