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Quando se fala de gestão comercial, muitos profissionais ainda não sabem como fazer, e por falta de conhecimento, deixam de exercer esta importante função dentro da empresa.

Para fazer uma gestão comercial eficiente é necessário que o profissional tenha conhecimentos específicos, uma vez que, esses conhecimentos proporcionarão experiências novas e consiga de forma simples e rápido aumentar a venda e melhorar a rentabilidade do negócio.

Neste momento em que o país está buscando se recuperar de uma das piores crises financeiras, donos de empresas sendo elas de pequeno, médio ou grande porte, precisam estar atentos à uma boa gestão empresarial, uma vez que qualquer falta de planejamento pode levar ao fracasso um negócio promissor.

O que é gerenciamento comercial?

Gerenciamento comercial como o próprio diz é a gerência dos recursos que fazem parte da atividade comercial de uma empresa, como as vendas e o equilíbrio interno da empresa.

O Gestor Comercial é o profissional responsável por estabelecer as estratégias comerciais da empresa, definir as ações que o negócio deve realizar para aumentar a produtividade, reduzir custos, incrementar o lucro e, principalmente, garantir a satisfação dos clientes.

Áreas de atuação de um Gestor Comercial

  • Trabalha direto com o setor publicitário (entendendo as estratégias e definindo a direção que devem seguir);
  • Faz análise de crescimento de vendas;
  • Planeja o crescimento da empresa (analisa a possibilidade de expansão)
  • Definir o preço de venda;
  • Ajudar no gerenciamento de estoque, com reuniões constantes com esse departamento.

Agora que você já sabe o que é e em qual área de atuação o gestor comercial trabalha, vamos te dar 11 dicas para ter um gerenciamento comercial eficiente para sua empresa.

Manter o foco em estratégias é um fator importante para conseguir um gerenciamento comercial eficiente.

Tenha uma estratégia de vendas

Não basta ter produtos de qualidade, é preciso planejar as vendas. Capacite ou contrate bons vendedores, ofereça uma remuneração de acordo com os esforços de cada um e invista em ferramentas para que possam vender cada vez mais.

Faça uso de tecnologias

Existem no mercado, vários softwares que auxiliam no gerenciamento comercial. Com um bom sistema você conseguirá automatizar esse processo e sobrará tempo para fazer outras análises. Acredite, apostar em tecnologia o ajudará para tomar melhores decisões.

Trace metas bem definidas

Quando se tem metas definidas, é mais fácil gerenciar. Por exemplo, você precisa saber quanto tempo sua empresa leva para vender ou produzir um produto? ou qual é o percentual de crescimento esperado na empresa? Esses dados você só encontrará se tiver metas estabelecidas. Mas lembre-se de acompanhar e ver quais são os progressos.

Movimente as vendas com ofertas e promoções

Tenha anotado em planilhas, todos os custos que você tem para preparar um produto ou serviço. Saiba também qual o lucro que cada produto/serviço traz para seu negócio. Com este controle, fica mais fácil de anunciar uma promoção sem trazer prejuízos para a empresa.

Outra forma de conseguir reduzir os gastos é fazendo negociações com os fornecedores (produtos) ou analisando uma nova forma de desenvolvimento do serviço (prestador de serviços), e assim você conseguirá movimentar as vendas oferecendo ofertas e/ou promoções para seus clientes.

Controle rigorosamente os estoques

Um controle de estoques eficiente permite que você tenha a quantidade certa de produtos a hora em que precisa. Ter um estoque em dia e organizado faz com que você não gaste dinheiro com produtos que já possui.

Seja um bom gestor

Administre bem a sua empresa, independentemente de seu porte, mantenha todas as suas obrigações em dia.

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Tenha um relacionamento com seus colaboradores da melhor maneira possível. Dê liberdade para que possam dar novas ideias, mas, selecione sempre as melhores e acompanhe sempre de perto todas as atividades de cada membro de sua equipe.

Sempre que possível, faça elogios perto de todos, isso estimula o desenvolvimento do funcionário, mas, quando for necessário fazer alguma crítica faça sempre um ambiente reservado.

Transmita autoridade e segurança, sempre de maneira amigável. A relação de um líder com seus funcionários deve ser a mais tranquila e transparente possível.

Controle sua vida financeira

Uma dica importantíssima, mantenha um rigoroso controle sobre sua vida financeira. Saiba separar a sua vida financeira pessoal com a sua vida financeira empresarial

Sempre que possível, busque orientações de consultores financeiros, evite entrar no vermelho, em exceder o cartão de crédito e cuidado para não entrar em cheque especial. Isto é um fator importante

Mantenha atualizado seus gastos em uma planilha e só faça investimentos se estiver condições para arcar com o pagamento. Evite os juros de bancos e de instituições financeiras.

Tenha uma boa comunicação

A comunicação é essencial para um bom gerenciamento. Tenha uma comunicação de forma, simples, clara e objetiva internamente e externamente. Dentro do ambiente de trabalho faça sempre reuniões para definir metas, para saber como anda o funcionamento da equipe. Crie prioridades e estabeleça ações.

Externamente, crie estratégias de marketing para atingir seu público alvo. Saiba que o marketing é muito válido para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Crie sempre novidades para seus clientes, interaja com eles por meio de redes sociais, aceite sugestões, mostre que eles estão sendo ouvidos, afinal, sua empresa precisa da satisfação deles.

Seja um hábil negociador

Desenvolva e aprimore a habilidade de negociar. Isso serve para as negociações com clientes, fornecedores e colaboradores. Tenha sempre em mente que todos precisam estar satisfeitos

Se necessário, procure profissionais que possam te auxiliar a melhorar seu perfil negociador. Descubra um método com o qual você tem mais afinidade e aprimore suas habilidades. Aprenda técnicas para conduzir reuniões e convencer seu publico alvo.

Converse sobre o mercado

Uma prática importante para ajudar no gerenciamento comercial é estimular todos os envolvidos a falar sobre o mercado de atuação da empresa.

Essas conversas além de estimular a troca de conhecimento dos envolvidos, você consegue reunir possíveis dados do mercado para identificar as oportunidades e dificuldades do seu negócio.

Seja inovador

Saiba que o mercado vem evoluindo a cada dia e com isso os produtos vão perdendo a “validade”. Consulte sempre as novas tendências do mercado. Sempre que possível, lance novos produtos e serviços.

Consulte constantemente os avanços tecnológicos. Independente do ramo de seu negócio, há sempre o que inovar!

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